/

Rio envia e-mail aos deputados do PSD a justificar fim dos debates quinzenais

Ricardo Castelo / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

O Presidente do PSD, Rui Rio, enviou um e-mail aos deputados da bancada socialista no qual justifica o fim dos debates quinzenais.

Na missiva, a qual o semanário Expresso teve acesso e através da qual Rui Rio desejou também boas férias aos deputados do PSD, o líder laranja justifica o fim dos debates quinzenais enquanto “esforço de credibilização da instituição parlamentar”.

“Instituímos os debates do Estado da Nação sectorial e reduzimos o número de debates em que, por norma, a preocupação que os domina é o soundbyte que procura marcar os noticiários do dia”, pode ler-se no email.

O líder garante que não se deixa mover pelo politicamente correto.

“Não nos reduzimos ao que, em cada momento, podemos perder ou ganhar, mas focamo-nos naquilo que consideramos que é do interesse do País em geral e do Regime em particular. Pessoalmente, sempre me senti muito distante da tão habitual atitude política de olhar apenas aos interesses de ordem conjuntural e esquecer que, acima de tudo, ‘há muita vida para lá do dia de hoje´'”, explicou.

E acrescentou: “É óbvio que poderíamos seguir esse princípio e descansar à sombra do politicamente correto, mas essa nunca foi, desde muito jovem, a minha postura na política. Em minha opinião, seguir exclusivamente o mediaticamente correto, não correr riscos e fugir ao embate, nunca serviu o interesse público e nunca dignificou a política”.

PS e PSD aprovaram esta quinta-feira sozinhos o artigo que põe fim aos debates quinzenais com o primeiro-ministro no parlamento, que passa a ter presença obrigatória para responder sobre política geral apenas de dois em dois meses.

Apesar da aprovação, a votação dividiu as bancadas socialistas e social democrata: No PS, votaram contra 28 deputados e abstiveram-se outros cinco parlamentares, incluindo o próprio coordenador do grupo de trabalho de revisão do regimento, Pedro Delgado Alves.

Já no PSD votaram contra cinco deputados e vários outros anunciaram que apresentarão declarações de voto. A líder da JSD Margarida Balseiro Lopes, o deputado Pedro Rodrigues e o candidato à JSD Alexandre Poço já tinham manifestado que votariam contra.

Os restantes partidos – BE, PCP, PEV, PAN, IL, Chega – e as duas deputadas não inscritas votaram também contra a iniciativa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.