Rui Rio criticado à direita (e contrariado pelo vice-presidente do PSD)

Mário Cruz / Lusa

Numa carta aos militantes, Rui Rio disse que atacar o Governo para “criar instabilidade” é um gesto antipatriótico. A afirmação valeu-lhe críticas à direita – e até dentro do próprio partido.

De acordo com semanário Expresso, o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, disse que a melhor forma de contribuir para a democracia é com o escrutínio e propostas alternativas. “Quando se veste o fato de estadista não nos podemos esquecer da gravata no armário”, afirmou.

João Cotrim Figueiredo, da Iniciativa Liberal, também criticou o líder do PSD. “A IL não acha que criticar o Governo seja antipatriótico. [Fazemos] um apelo a todos para que exerçam o seu sentido crítico. A união não se pode confundir com subserviência ou unanimismo artificial“.

Ao fim do dia, no Twitter, Rui Rio comentou uma publicação de João Cotrim Figueiredo que voltava a criticar o PSD. “Para o Iniciativa Liberal, ao contrário de Rui Rio, criticar o Governo não é falta de patriotismo”. A isto, o líder do PSD escreveu apenas “O Rui Rio não disse nada disso”.

Através do Facebook, André Ventura, do Chega, anunciou um alegado fim do PSD como partido líder da oposição. “O Chega assumirá como dever nacional e patriótico, a partir de hoje, a liderança da oposição do Governo socialista, visto que os demais abdicaram da confiança e do mandato que o povo português neles depositou”, sugeriu o deputado.

Sempre aceitei que, não obstante a eleição para a AR e o exponencial crescimento do Chega nas sondagens, o PSD é o líder…

Publicado por André Ventura em Quarta-feira, 15 de abril de 2020

Porém, não foram apenas os outros partidos a criticar Rui Rio. David Justino, vice-presidente do PSD, disse que “a crítica não é ao Governo mas ao primeiro-ministro e acho que estou a ser patriótico”.

As críticas surgem no mesmo dia em que foi revelada uma carta do líder do PSD, enviada aos militantes do partido, na qual considera que o aproveitamento partidário das fragilidades políticas “não é, neste momento, uma postura eticamente correta“, nem “uma posição patriótica”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Rui Rio subiu ainda mais na minha consideração, sempre gostei de o ouvir falar e esta tomada de posição denota um carater muito especial e um enorme sentido de estado.
    Um patriota!

    • Claro que os socialistas adoram este Rui Rio, não critica nada, bajula tudo à esquerda e ainda critica os militantes do PSD.

  2. Criticar por criticar isso fazemos nós cidadãos seja aos governos seja à oposição, dos políticos os cidadãos esperam que critiquem mas que apresentem o que faziam diferente e como, assim só criticar e não dizer aos cidadãos o que faziam diferente e como é populismo rasca, vão todos mas é P.P.Q.P.

  3. Tudo vai bem no 5º país da Europa com maior número de infetados per capita.
    Agora vamos todos juntar-nos e marrar forte na Holanda. Cambada de atrasados.

  4. Não entendo como o governo continua a dar entrevistas ao Expresso, sabe-se que o Expresso a SIC o PSD a Ordem e Sindicato dos Médicos, são tudo a mesma Coisa, como alguém diz, isto anda tudo ligado, chegam ao ponto da tal gravação que alguém roubou, quer dizer esta gente já perdeu a cabeça de tal forma que, como o Sousa Tavares diz já chega ao ato Criminoso, como ele diz este Ato é Crime, e gera a falta de confiança na Sociedade, a Ordem dos Médicos de cabeça perdida já transmite MEDO para ir a um hospital ou Clínica Privadas, com a ganância de querer a todo o custo desastres nos serviços de Saúde começamos a Temer ir ao Médico, está em causa a Saúde, e em Caso Políticos quando começa a valer tudo.

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …