Rui Rio quer controlar contactos entre a bancada do PSD e jornalistas

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

A direção do PSD enviou, esta sexta-feira, um comunicado aos deputados no qual determina que os contactos com os jornalistas deverão ser efetuados de forma articulada através da assessoria de imprensa.

De acordo com a revista Visão, Rui Rio enviou, esta sexta-feira, um comunicado aos deputados sociais-democratas em que estabelece as novas regras de comunicação do partido.

O documento, a que a revista teve acesso, determina que, a partir de agora, os contactos dos parlamentares com a comunicação social deverão “ser sempre efetuados de forma articulada através da assessoria de imprensa“.

Na mesma nota, o líder do PSD diz que esta indicação surge “no âmbito da restruturação” que está a ser feita no grupo parlamentar e que tem como objetivo “otimizar o trabalho desenvolvido nas diversas área de atuação”.

O líder diz que a intenção da direção é assegurar “a coerência política e a eficácia da mensagem”, acrescentando que só dessa forma o partido conseguirá dar a conhecer aos eleitores o seu trabalho “de forma coerente e organizada”.

A comunicação passará a ser controlada por uma equipa de assessoria de imprensa dirigida por Florbela Guedes, que colabora com Rio desde que o atual presidente era autarca na Câmara do Porto.

Segundo a Visão, esta norma está a ser interpretada por alguns sociais-democratas como uma espécie de lei da rolha. Uma informação também confirmada pelo jornal online Observador, que já falou com alguns deputados “indignados”. Preferindo manter o anonimato, para não piorar o clima na bancada, os parlamentares ouvidos pelo jornal digital falam de algo “inédito” e “inaceitável”.

“E o que fazer quando os jornalistas me ligam a dizer que não conseguem falar com a Florbela? É que é isso que acontece quase todos os dias. O que é que eu faço?”, questiona um dos deputados.

Na semana passada, na última reunião da bancada, Rio tinha anunciado que ia ficar como líder parlamentar mais uns tempos para fazer uma reestruturação interna.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Já houve ditadores que começaram por menos, agora ao Rui Rio só falta fazer a lei da rolha aos deputados como o Santana Lopes quando foi 1º ministro, já não basta os deputados terem de votar pela ordem que o Rui Rio dá agora quer também calar os deputados, nem Salazar fazia melhor.

RESPONDER

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …

Marcelo pressiona Governo a virar a página, deixa recado à oposição e passa batata quente a Costa

Marcelo Rebelo de Sousa foi o convidado especial do programa Circulatura do Quadrado. Sem vestir a pele de comentador, o Presidente da República pediu ao Governo um "novo discurso" de transição para o pós-pandemia, uma …

Com as eleições à porta, escolha de listas de candidatos autárquicos cria nova guerra no PS-Braga

O PS-Braga, que já tinha estado em clima de tensão depois da escolha do candidato autárquico Hugo Pires, abre agora uma nova guerra: as listas de candidatos autárquicos não foram votadas. Segundo o Observador, a queixa …

"Príncipes da Torre". Um dos crimes mais misteriosos de sempre pode ter sido resolvido

Novas evidências sugerem que Ricardo III pode mesmo ter ordenado o assassinato de dois príncipes em Inglaterra. É talvez uma das maiores histórias de mistério de assassinato da história britânica — um jovem rei e o …

Vem aí o draft da NBA e Neemias Queta pode fazer história por Portugal

Neemias Queta pode fazer história ao tornar-se o primeiro português a jogar na NBA, a principal liga de basquetebol dos Estados Unidos e do mundo. Nesta madrugada de quinta-feira, dia 29, para sexta-feira, dia 30, a …