Rui Rio quer controlar contactos entre a bancada do PSD e jornalistas

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

A direção do PSD enviou, esta sexta-feira, um comunicado aos deputados no qual determina que os contactos com os jornalistas deverão ser efetuados de forma articulada através da assessoria de imprensa.

De acordo com a revista Visão, Rui Rio enviou, esta sexta-feira, um comunicado aos deputados sociais-democratas em que estabelece as novas regras de comunicação do partido.

O documento, a que a revista teve acesso, determina que, a partir de agora, os contactos dos parlamentares com a comunicação social deverão “ser sempre efetuados de forma articulada através da assessoria de imprensa“.

Na mesma nota, o líder do PSD diz que esta indicação surge “no âmbito da restruturação” que está a ser feita no grupo parlamentar e que tem como objetivo “otimizar o trabalho desenvolvido nas diversas área de atuação”.

O líder diz que a intenção da direção é assegurar “a coerência política e a eficácia da mensagem”, acrescentando que só dessa forma o partido conseguirá dar a conhecer aos eleitores o seu trabalho “de forma coerente e organizada”.

A comunicação passará a ser controlada por uma equipa de assessoria de imprensa dirigida por Florbela Guedes, que colabora com Rio desde que o atual presidente era autarca na Câmara do Porto.

Segundo a Visão, esta norma está a ser interpretada por alguns sociais-democratas como uma espécie de lei da rolha. Uma informação também confirmada pelo jornal online Observador, que já falou com alguns deputados “indignados”. Preferindo manter o anonimato, para não piorar o clima na bancada, os parlamentares ouvidos pelo jornal digital falam de algo “inédito” e “inaceitável”.

“E o que fazer quando os jornalistas me ligam a dizer que não conseguem falar com a Florbela? É que é isso que acontece quase todos os dias. O que é que eu faço?”, questiona um dos deputados.

Na semana passada, na última reunião da bancada, Rio tinha anunciado que ia ficar como líder parlamentar mais uns tempos para fazer uma reestruturação interna.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Já houve ditadores que começaram por menos, agora ao Rui Rio só falta fazer a lei da rolha aos deputados como o Santana Lopes quando foi 1º ministro, já não basta os deputados terem de votar pela ordem que o Rui Rio dá agora quer também calar os deputados, nem Salazar fazia melhor.

RESPONDER

Turquia alvo de críticas duras em reunião da NATO e em risco de sanções

A Turquia esteve esta quarta-feira sob um fogo de críticas na reunião virtual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da NATO e, com a deceção manifestada pelos Estados Unidos, deve preparar-se para sanções económicas americanas …

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …

R abaixo de 1 em Portugal. Um milhão de pessoas pode já ter tido contacto com o vírus

Um doente covid-19 em Portugal está a infetar, em média, menos de uma pessoa, segundo dados do Instituto Ricardo Jorge revelados esta quinta-feira, que mostram que o Rt voltou a estar abaixo do 1. “Atualmente, o …

EUA aprovam legislação que pode excluir firmas chinesas do seu mercado de capitais

O Congresso norte-americano aprovou esta quinta-feira legislação que força as empresas chinesas a saírem dos índices bolsistas norte-americanos a menos que cumpram as regras de contabilidade nos Estados Unidos. A legislação, que pode afetar dezenas de …