Rio acusa Costa de hipocrisia em entrevista “rasteira”

José Coelho / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

O presidente do PSD, Rui Rio, respondeu hoje à entrevista de “nível rasteiro” do primeiro-ministro, acusando António Costa de hipocrisia pelas críticas que lhe fez na área da justiça.

“Numa entrevista de nível rasteiro, António Costa critica o meu discurso do 25 de Abril e diz que o PSD quer atacar a independência do poder judicial. Diz isto, na semana em que o Parlamento Europeu o critica pela politização que fez na nomeação do procurador europeu.

Na entrevista ao DN, JN e TSF, o secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, comparou Rui Rio a “um cata-vento” e alertou para os perigos democráticos da “contaminação do PSD pelas ideias do Chega”.

Que hipocrisia!”, afirmou Rio, num comentário de cinco linhas e 280 carateres na sua conta no Twitter.

António Costa afirmou que fica “um bocado perplexo com a facilidade com que alguns políticos comentam as decisões judiciais como os adeptos de um clube de futebol comentam a atuação de um árbitro e gostam da decisão se é [a favor] do seu clube e não gostam se não é”.

Os juízes e as magistraturas não são árbitros de futebol e os políticos não estão perante os tribunais como os adeptos de um clube estão perante um árbitro. Essa degradação do distanciamento da relação dos políticos com a Justiça é uma ameaça perigosa à independência do poder judicial”, disse António Costa.

O primeiro-ministro considerou ainda uma “ameaça efetiva” algumas das propostas de Rio na área da Justiça.

O presidente do PSD centrou a sua intervenção, na sessão solene do 25 de Abril na Justiça, na necessidade de “vontade política e ambição” para fazer as reformas necessárias ao país e apontar caminhos a “um regime doente”.

Na quinta-feira, o Parlamento Europeu expressou uma “profunda preocupação” pelas “informações erróneas” enviadas pelo Ministério da Justiça sobre as qualificações e a experiência do procurador José Guerra, que foi nomeado procurador europeu português pelo Conselho da União Europeia, apesar de se ter classificado em segundo lugar.

Parlamento Europeu manifesta “profunda preocupação” com nomeação de Portugal para procurador europeu

Lusa // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não conheço nenhum dos actuais políticos que não “sofra” de hipocrisia, o Costa sofre de hipocrisia e o senhor Rui Rio sofre de que? Quando propõe para deputado alguém que pagou para não ser preso, quando na direcção do seu partido tem um filiado no seu partido que pagou para lhe adiarem o julgamento isso é o que? Para ser ser sério e honesto não basta parecer é preciso ser, é por causa dos actuais políticos que a abstenção cada vez é maior mas não leio nem ouço nem um dirigente político falar para resolver o problema da abstenção querem é chegar ao poder a qualquer custo, já só quem acredita em vocês políticos são os fãs os restantes já há anos que deixamos de acreditar nos actuais políticos.

    • Essa é nova. Sempre ouvi dizer que “à mulher de César não basta ser, é preciso parecer”… Agora dizem que “não basta parecer, é preciso ser…” Está tudo virado ao contrário!

  2. Essa é nova. Sempre ouvi dizer que “à mulher de César não basta ser, é preciso parecer”… Agora dizem que “não basta parecer, é preciso ser…” Está tudo virado ao contrário!

RESPONDER

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …

Reino Unido quer reconhecer animais como seres com sentimentos

O Governo britânico anunciou um amplo plano de defesa dos animais que inclui medidas como o reconhecimento dos animais como seres com sentimentos, a proibição da exportação de animais vivos e da importação de troféus …

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …