Ricardo Salgado pode ter que cumprir pena de prisão na Suíça

José Sena Goulão / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, já foi acusado de vários crimes pela Justiça suíça, no âmbito da investigação em torno do Banque Priveé Espírito Santo, e poderá ter que cumprir pena de prisão naquele país.

Esta ideia é apontada como possível pelo jornal i com base em declarações do advogado Júlio Castro Caldas, ex-ministro da Defesa que representa mais de 50 clientes que se dizem lesados pelo Banque Privée Espírito Santo.

O número de alegados lesados do Banque Priveé Espírito Santo, pertencente ao Grupo Espírito Santo, chegará aos 1.500 clientes, maioritariamente emigrantes, de acordo com dados divulgados pelo jornal.

A representar 50 desses clientes, Júlio Castro Caldas salienta ao i que “o desfecho dos processos [na Suíça] pode estar por meses”.

Ricardo Salgado e elementos da Administração do Banque Privée já terão sido acusados de diversos crimes, nomeadamente lavagem de dinheiro e corrupção, de acordo com o i, e o advogado acredita que está “para muito breve” um desfecho neste âmbito.

“Os processos estão muito mais avançados na Suíça e à Suíça interessa um desfecho o quanto antes e sobremaneira”, aponta Júlio Castro Caldas.

Em cima da mesa poderá assim colocar-se a extradição de Ricardo Salgado para a Suíça para cumprir uma potencial pena de prisão, um cenário que Júlio Castro Caldas aborda, notando desconhecer se há “algum acordo de cooperação” em torno deste processo.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Por cá, apesar do tabuleiro estar repleto de peões não se define a estratégia de roque (pequeno 0-0 ou grande 0-0-0) e recorrentemente excede-se o tempo com mate à vista!

  2. E em Portugal, os (ir)responsáveis continuam a assobiar para o lado.
    É tão revoltante esta impunidade dos “poderosos” que o meu comentário fica por aqui para não correr o risco de ser censurado.
    Cada vez mais vezes, sinto ganas cada vez mais fortes de atender ao refrão do Hino de Portugal e, da forma nele sugerida, “pela Pátria lutar”.
    Se os juízes suíços têm que vir cá fazer justiça para o Povo de Portugal, podemos mandar vir políticos da Islândia? Eu quer lá saber qual a língua que fala o juiz, o que eu quero é Justiça. Eu quero lá saber a língua que fala o governante, o que e quero é que ele governe e devolva ao Povo Português o que lhe foi roubado.

  3. só se for condenado na Suiça por cá vai continuar a viver do que roubou aos depositantes . E mesmo condenado na Suiça certamente o Estado o protegerá evitando a extradição

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …