Ricardo Salgado pode ter que cumprir pena de prisão na Suíça

José Sena Goulão / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, já foi acusado de vários crimes pela Justiça suíça, no âmbito da investigação em torno do Banque Priveé Espírito Santo, e poderá ter que cumprir pena de prisão naquele país.

Esta ideia é apontada como possível pelo jornal i com base em declarações do advogado Júlio Castro Caldas, ex-ministro da Defesa que representa mais de 50 clientes que se dizem lesados pelo Banque Privée Espírito Santo.

O número de alegados lesados do Banque Priveé Espírito Santo, pertencente ao Grupo Espírito Santo, chegará aos 1.500 clientes, maioritariamente emigrantes, de acordo com dados divulgados pelo jornal.

A representar 50 desses clientes, Júlio Castro Caldas salienta ao i que “o desfecho dos processos [na Suíça] pode estar por meses”.

Ricardo Salgado e elementos da Administração do Banque Privée já terão sido acusados de diversos crimes, nomeadamente lavagem de dinheiro e corrupção, de acordo com o i, e o advogado acredita que está “para muito breve” um desfecho neste âmbito.

“Os processos estão muito mais avançados na Suíça e à Suíça interessa um desfecho o quanto antes e sobremaneira”, aponta Júlio Castro Caldas.

Em cima da mesa poderá assim colocar-se a extradição de Ricardo Salgado para a Suíça para cumprir uma potencial pena de prisão, um cenário que Júlio Castro Caldas aborda, notando desconhecer se há “algum acordo de cooperação” em torno deste processo.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Por cá, apesar do tabuleiro estar repleto de peões não se define a estratégia de roque (pequeno 0-0 ou grande 0-0-0) e recorrentemente excede-se o tempo com mate à vista!

  2. E em Portugal, os (ir)responsáveis continuam a assobiar para o lado.
    É tão revoltante esta impunidade dos “poderosos” que o meu comentário fica por aqui para não correr o risco de ser censurado.
    Cada vez mais vezes, sinto ganas cada vez mais fortes de atender ao refrão do Hino de Portugal e, da forma nele sugerida, “pela Pátria lutar”.
    Se os juízes suíços têm que vir cá fazer justiça para o Povo de Portugal, podemos mandar vir políticos da Islândia? Eu quer lá saber qual a língua que fala o juiz, o que eu quero é Justiça. Eu quero lá saber a língua que fala o governante, o que e quero é que ele governe e devolva ao Povo Português o que lhe foi roubado.

  3. só se for condenado na Suiça por cá vai continuar a viver do que roubou aos depositantes . E mesmo condenado na Suiça certamente o Estado o protegerá evitando a extradição

RESPONDER

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …

Finanças: Mais dinheiro para a TAP só com novo acordo com Bruxelas

O Ministério das Finanças refere que, enquanto não houver a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação, não há mais apoio público à companhia aérea.  A TAP só garante a liquidez até final de março, …