Ribeiro e Castro quer levar o Estado Islâmico ao TPI

Pedro Nunes / Lusa

O deputado e ex-presidente do CDS-PP, José Ribeiro e Castro

O deputado e ex-presidente do CDS-PP, José Ribeiro e Castro

O deputado José Ribeiro e Castro (CDS-PP) quer promover uma mobilização do parlamento português e outros parlamentos europeus para mover uma ação contra o autoproclamado Estado Islâmico no Tribunal Penal Internacional.

A iniciativa vai ser apresentada na quinta-feira numa reunião extraordinária da comissão parlamentar de Negócios Europeus, e conta com o apoio, a título pessoal, do seu presidente, o social-democrata Paulo Mota Pinto.

Ribeiro e Castro explicou à agência Lusa que a ideia é “conseguir-se a organização de um caso judicial contra o autodesignado Estado Islâmico no Tribunal Penal Internacional” com sede em Haia, na Holanda.

O antigo presidente do CDS-PP disse já estar em contacto com parlamentares de outros países no sentido de se concretizar uma “mobilização entre parlamentos europeus e da União Europeia, para que o Conselho de Segurança das Nações Unidas também analise uma ação contra o autoproclamado Estado Islâmico e todos os que o financiam e ajudam”.

Para já, conta com o apoio de Paulo Mota Pinto: “Apoio a iniciativa. Acho que se justifica”, afirmou à Lusa, referindo estar a pronunciar-se a título pessoal.

Ribeiro e Castro argumentou que a Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, já se pronunciou contra a destruição de património na cidade síria de Palmira colocando essas ações como “um crime de guerra sancionado internacionalmente”.

“Também considero muitíssimo grave a destruição do património, mas mais do que contra pedras temos assistido a crimes contra a Humanidade contínuos, ao genocídio de comunidades, e é esta palavra que devemos usar, genocídio”, afirmou.

“É o genocídio de cristãos e yazidis, violações de mulheres, execuções bárbaras e sumárias, declarações horrorosas que provocam a humanidade inteira, um rol interminável de crimes contra a Humanidade que merece a ação do Tribunal Penal Internacional”, declarou, sublinhando que “é o Estado Islâmico que também está na origem da gravíssima crise migratória”.

/Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • O que é que uma coisa tem com a outra??? Se a estupidez pagasse impostos eu estava muito menos sobrecarregado!
      O Ribeiro e Castro tem toda a razão no que diz em relação a este tema: “Barbaridades do autoproclamado Estado Islâmico”.
      Quanto às politiquices, ele até abandonou o partido por discordar com o Paulo Portas…
      Este povo Português até dá pena… está na miséria e só diz baboseiras pela boca fora! Daqui por um mês lá vão todos na carreirinha votar…
      Há muita gente estúpida e o problema é que todos votam!

      • Pratada sem virgular
        …E uma grande maioria deve votar porque Portugal não é a anarquia encapotada que duas ou três minorias de defectivos crónicos ou de “tias” normalmente bem instalados – o diabo saberá – querem contra o desenvolvimento ou os que geram emprego – empresas – e até a própria Europa comunitária ou os credores nosso último recurso em 2011… São do tudo para “botar abaixo”

  1. Depois dos genocídios conhecidos da história da humanidade, os mais recentes perpetrados por “escória” do autointitulado estado islâmico – uma atrocidade ao próprio Islão – qualquer tentativa para denunciar ou sujeitar à lei aquela organização criminosa e os que a apoiam directa ou indirectamente, mesmo que não exequível, que apenas tenha o condão de alertar para a questão (a propósito tem reunido muitos silêncios), deveria por si só ser aglutinadora de gente civilizada porque está em causa uma brutalidade tremenda contra a humanidade!
    Neste tipo de assunto não cabem portas a não ser para os enclausurados na própria mente.

  2. Pois é, só que o Estado Islâmico não é responsável pela crise migratória. Os responsáveis são os países Europeus que ajudaram os EUA a destruir os países dos migrantes! O resultado dessa cowboyada está à vista!!

    • Depois dos genocídios conhecidos da história da humanidade, os mais recentes perpetrados por “escória” do autointitulado estado islâmico – uma atrocidade ao próprio Islão – qualquer tentativa para denunciar ou sujeitar à lei aquela organização criminosa e os que a apoiam directa ou indirectamente, mesmo que não exequível, que apenas tenha o condão de alertar para a questão (a propósito tem reunido muitos silêncios), deveria por si só ser aglutinadora de gente civilizada porque está em causa uma brutalidade tremenda contra a humanidade!
      Neste tipo de assunto não cabem portas a não ser para os enclausurados na própria mente.

    • “…só que o Estado Islâmico não é responsável pela crise migratória”??? Com a quela barbárie não migraria?
      Só se for defensora do EI e isso será crime e não é de consciência! Talvez de ignorância o que não deixa de ser imputável!

RESPONDER

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …