Ribau Esteves fora da corrida à liderança do PSD

José Sena Goulão / Lusa

O presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves

José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, não será candidato à liderança do PSD, anunciou o próprio numa conferência de imprensa, esta segunda-feira de manhã.

O autarca alimentou a ideia durante alguns meses, mas esta manhã anunciou, numa conferência de imprensa na sede do PSD em Aveiro, que não será candidato à liderança do partido.

É preciso mais tempo e mais trabalho para termos uma alternativa forte. As tentativas que fui fazendo não tiveram eco. O processo vai correndo sem debate sobre futuro. Há um elevado nível de apatia”, começou por dizer José Ribau Esteves, citado pelo Observador.

“Não consegui estruturar na totalidade do território nacional uma equipa de combate para ganhar as eleições diretas. Não me interessam disputas para marcar posição. Apenas me interessa lutar para ganhar”, acrescentou.

O autarca lançou críticas ao partido que, na sua ótica, tem pensado mais nos interesses individuais. “O Conselho Nacional e as estruturas distritais do PSD estão hoje tomados pelo medo de perder, estão sem capacidade de arriscar por um futuro diferente e estão tolhidos por compromissos cruzados e assumidos nas últimas disputas”, disse.

O partido, salientou, deveria apostar numa “reforma profunda” ao nível de organização, funcionamento, imagem e mensagem política. “O PSD tem de ter uma atitude servidora do Estado e não de cuidar do seu próprio estado, num jogo de interesses que só interessa ao aparelho.”

Para já, o único candidato é Luís Montenegro. Jorge Moreira da Silva deverá juntar-se à corrida, depois de ter remetido para o próximo dia 14 de abril uma declaração pública sobre o assunto.

O PSD vai eleger o próximo líder a 28 de maio e realizar Congresso entre 1 e 3 de julho.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.