/

Restos de vítimas do voo MH17 encontrados no leste da Ucrânia

(cv) Euronews / YouTube

-

Especialistas holandeses recolheram restos humanos no leste da Ucrânia, numa zona de guerra inacessível às buscas desde a queda, em meados de Julho do ano passado, de um Boeing 777 transportando 298 pessoas, provavelmente atingido por um míssil.

“A missão conseguiu mais uma vez recuperar restos humanos e objectos pessoais em dois locais”, declarou um porta-voz do Ministério da Justiça, Jean Fransman, citado pela agência de notícias francesa AFP.

Estas novas buscas foram realizadas num local que estava inacessível nas anteriores missões, devido a combates entre os rebeldes separatistas pró-russos e o exército ucraniano.

Como a linha da frente se deslocou, o local, em Petropavlika, ficou agora acessível.

Situa-se a dez quilómetros a oeste de Grabove, onde a maioria dos destroços caiu. Como o avião foi abatido a grande altitude, os escombros e os cadáveres ficaram espalhados por uma área bastante vasta.

Foram igualmente conduzidas buscas noutro local.

“Objectos pessoais foram dados aos membros da missão pela população local: tratava-se de jóias“, precisou o ministério em comunicado.

A Holanda recolheu já restos humanos em anteriores missões, bem como objectos pessoais das vítimas e pedaços do avião. Até agora, foram identificados os restos de 296 vítimas.

Interrompidas devido ao inverno, as buscas foram retomadas esta quinta-feira na zona onde um Boeing 777 da companhia Malaysia Airlines se despenhou a 17 de Julho de 2014.

As autoridades holandesas foram encarregadas da investigação sobre as causas do acidente, do inquérito penal sobre a responsabilidade da catástrofe e do processo de identificação das vítimas.

A Ucrânia e os Estados Unidos afirmam que o aparelho foi abatido por um míssil terra-ar fornecido por Moscovo aos separatistas pró-russos.

A Rússia desmente e aponta o dedo às forças ucranianas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.