Esta sexta-feira, o Guia Michelin confirmou que retirou, da sua edição de 2020, uma das três estrelas do restaurante Paul Bocuse.
O icónico restaurante L’Auberge du Pont de Collonge, do falecido chef Paul Bocuse, vai perder uma estrela. A AFP cita responsáveis do Guia Michelin que dizem que o restaurante, localizado em Collonges-au-Mont-d’Or, perto da cidade de Lyon, continua “excelente, mas já não está ao nível” da distinção.
Elisabeth Boucher-Anselin, porta-voz do restaurante, explica que o responsável máximo do Guia, Gwendal Poullennec, visitou o espaço na passada quinta-feira, para transmitir a informação. Segundo o Observador, a revelação oficial das estrelas para 2020 só acontece no próximo dia 27 de janeiro.
“Dez dias antes do lançamento oficial do Guia Michelin e pela primeira vez na história, o famoso Guia Vermelho acaba de anunciar que o Restaurante Paul Bocuse, estrela tripla desde 1965, foi classificado como 2 estrelas”, lê-se no comunicado oficial que o restaurante divulgou.
No mesmo texto, explica-se que no momento da morte do lendário cozinheiro, há quase dois anos, todos “se perguntaram sobre como seria o futuro”. Assim, “toda a equipa” acabou por sentir que estava na hora de mudar e criaram um projeto de renovação – “Tradição em Movimento” – que inclui obras, mudanças de menu e outras mudanças semelhantes, apresentado em outubro de 2019.
Contudo, as melhorias não coincidiram com o timing certo para serem tidas em conta pelos inspetores e isso poderá ter sido fundamento importante para a decisão, considera a equipa do ilustre restaurante.
“Apesar de estarmos assoberbados com a decisão dos inspetores temos a certeza de que há uma coisa que nunca perderemos: a alma do ‘Monsieur’ Paul“, rematam.
Conhecido como “Monsieur” Paul, Bocuse é um dos chefs franceses mais celebrados de sempre. Morreu no dia 20 de janeiro de 2018, aos 91 anos.