Responsável da Câmara de Nelas veio de Espanha e furou quarentena

Estela Silva / EPA

O chefe de gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Nelas, no distrito de Viseu, esteve recentemente em Espanha, está infetado com a Covid-19 e furou a quarentena.

“Veio, não avisou ninguém, não observou a quarentena e esteve reunido com bombeiros, IPSS, Proteção Civil e demais entidades do concelho no delinear da estratégia de contenção da pandemia”, conta fonte da saúde ao semanário Expresso.

O chefe de gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Nelas esteve na capital espanhola, há dez dias, e regressou ao trabalho esta segunda-feira. Entretanto, o teste para detetar a infeção pelo novo coronavírus deu positivo e, por isso, encontra-se agora isolado em casa.

Na página oficial da autarquia, adianta o jornal, estão sinalizados dois novos casos de Covid-19, sendo que um deles é em Canas de Senhorim, urbanização onde reside este responsável político.

Ao semanário, várias fontes, ligadas à Proteção Civil e políticas, censuram “este comportamento perigoso de quem devia ser o primeiro a dar o exemplo”, “porque o chefe de gabinete contactou com todas as autoridades civis e de segurança municipais e distritais”.

Fonte da Proteção Civil adianta ainda que o concelho “tem o plano municipal ativo e, se a situação se agravar, pode ser decretada uma cerca sanitária”, tal como a que já existe em Ovar.

Autarca de Corroios almoça em restaurante fechado

Na terça-feira, o Correio da Manhã também avançou que o presidente da Junta de Freguesia de Corroios, no Seixal, Eduardo Rosa, foi apanhado a almoçar com sete amigos num restaurante.

A PSP foi chamada ao local, identificou os intervenientes e participou o caso ao Ministério Público (MP) por violação das restrições impostas pelo estado de emergência, que impede os restaurantes de estarem abertos, a não ser para servirem refeições entregues ao domicílio ou para take away.

Na verdade, conta o jornal, o estabelecimento em causa estava apenas a vender refeições take away, no entanto, na sala anexa do restaurante estava o grupo de amigos, onde se incluía o autarca, a ser servido por um empregado de mesa.

O país encontra-se em estado de emergência desde as 00h00 de quinta-feira e até às 23h59 de 2 de abril. Esta quarta-feira, o Ministério da Administração Interna (MAI) referiu que já foram detidas 39 pessoas pelo crime de desobediência e foram encerrados 649 estabelecimentos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. como querem que a populaçao esteja em casa quando ha estupidos a estragarem tudo
    era um bom pau de marmeleiro pelas costas abaixo, ate lhe chegava o verao mais cedo ao corpo,
    pensa que por ser braço direito do presidente da camara está acima da lei,
    era cadeia com ele ate passar a quarentena

  2. ATE PARECE MENTIRA…MAS SE FOSSE MINISTRO DA ADMIBISTRAÇÃO INTERNA SUSPENDIA ESTES INDIVIDUOS.(DEPOIS DE FAZEREM QUARENTENA ,,, MAS VIGIADOS)
    POR MUITO QUE O PM PEÇA HÁ SEMPRE ALGUM “CHICO ESPERTO” QUE FURA .

  3. Também lhe foi aplicada a coima de €6.000 por ter desrespeitado a quarentena? Duvido.
    Exemplos destes deveriam ser dispensados, é que, nem para varredor camarário servia, porque trabalhar é coisa que ele não sabe fazer daí, ter-se encostado à política.

RESPONDER

O amor de Napoleão por água-de-colónia pode ter sido o que o matou

A obsessão de Napoleão Bonaparte por água-de-colónia pode ter-se revelado fatal, sugere um bioquímico britânico. O antigo imperador francês até chegava a beber o produto. Reza a História que Napoleão Bonaparte morreu em Longwood, Santa Helena, …

Bloco mede forças com o Governo. PSD volta a pedir divulgação (de parte) do contrato do Novo Banco

Esta quarta-feira, o primeiro-ministro António Costa disse que o Fundo de Resolução está “autorizado a cumprir os contratos” com o Novo Banco. O Bloco de Esquerda e o PSD insistem no braço-de-ferro com o Governo. O …

Santuário de Fátima esgota lotação. Centenas de peregrinos ficaram à porta

No dia de ontem, o Santuário de Fátima atingiu às 20h25 a lotação máxima de 7.500 pessoas, estabelecida devido à pandemia de covid-19, disse à agência Lusa fonte oficial da instituição. Ao início da noite, já …

O número de Dunbar está errado. É possível ter mais de 150 amigos

O número de Dunbar sugere que uma pessoa só consegue manter relações sociais estáveis com 150 pessoas. Um novo estudo vem deitar por terra esta estimativa. O número de Dunbar define o limite de pessoas com …

Plano de Recuperação e Resiliência. Costa Silva avisa que "retoma ainda vai demorar"

A retoma económica em Portugal ainda vai demorar, embora alguns setores, como o turismo e a agricultura possam recuperar mais depressa, disse o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do Plano de Recuperação e …

Se as legislativas fossem hoje, ficava tudo (quase) na mesma. Portugueses pedem remodelação do Governo

Uma sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica para a RTP e para o jornal Público revela que, se as eleições legislativas fossem hoje, ficaria tudo quase na mesma. De acordo …

Venda de barragens da EDP. Fisco abriu inquérito a ex-dirigente para avaliar se cumpriu regras

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abriu um processo de inquérito a José Maria Pires, jurista do centro de estudos fiscais e antigo alto dirigente do Fisco que integra o Movimento Cultural da Terra de …

"GPS da natureza". Os tubarões usam os campos magnéticos da Terra nas suas longas viagens

Uma equipa de investigadores descobriu as primeiras evidências sólidas de que os tubarões dependem de campos magnéticos para as suas incursões de longa distância através dos mares. Os investigadores sabiam que algumas espécies de tubarões viajam …

Rio diz ser "absolutamente impensável" PSD continuar a perder câmaras (e quer "subir bastante")

O presidente do PSD afirmou esta terça-feira ser "absolutamente impensável" que o partido continue a descer nas eleições autárquicas, enquanto o líder do CDS quer fazer deste sufrágio uma "força motriz para derrubar o socialismo …

"Penso que o ajudei". Ana Gomes visitou Rui Pinto “quatro ou cinco vezes” na prisão

A ex-eurodeputada Ana Gomes assumiu esta terça-feira no julgamento do processo Football Leaks que incentivou Rui Pinto a colaborar com a Justiça e defendeu que a mudança de atitude do arguido não foi “para salvar …