Responsável da Câmara de Nelas veio de Espanha e furou quarentena

Estela Silva / EPA

O chefe de gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Nelas, no distrito de Viseu, esteve recentemente em Espanha, está infetado com a Covid-19 e furou a quarentena.

“Veio, não avisou ninguém, não observou a quarentena e esteve reunido com bombeiros, IPSS, Proteção Civil e demais entidades do concelho no delinear da estratégia de contenção da pandemia”, conta fonte da saúde ao semanário Expresso.

O chefe de gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Nelas esteve na capital espanhola, há dez dias, e regressou ao trabalho esta segunda-feira. Entretanto, o teste para detetar a infeção pelo novo coronavírus deu positivo e, por isso, encontra-se agora isolado em casa.

Na página oficial da autarquia, adianta o jornal, estão sinalizados dois novos casos de Covid-19, sendo que um deles é em Canas de Senhorim, urbanização onde reside este responsável político.

Ao semanário, várias fontes, ligadas à Proteção Civil e políticas, censuram “este comportamento perigoso de quem devia ser o primeiro a dar o exemplo”, “porque o chefe de gabinete contactou com todas as autoridades civis e de segurança municipais e distritais”.

Fonte da Proteção Civil adianta ainda que o concelho “tem o plano municipal ativo e, se a situação se agravar, pode ser decretada uma cerca sanitária”, tal como a que já existe em Ovar.

Autarca de Corroios almoça em restaurante fechado

Na terça-feira, o Correio da Manhã também avançou que o presidente da Junta de Freguesia de Corroios, no Seixal, Eduardo Rosa, foi apanhado a almoçar com sete amigos num restaurante.

A PSP foi chamada ao local, identificou os intervenientes e participou o caso ao Ministério Público (MP) por violação das restrições impostas pelo estado de emergência, que impede os restaurantes de estarem abertos, a não ser para servirem refeições entregues ao domicílio ou para take away.

Na verdade, conta o jornal, o estabelecimento em causa estava apenas a vender refeições take away, no entanto, na sala anexa do restaurante estava o grupo de amigos, onde se incluía o autarca, a ser servido por um empregado de mesa.

O país encontra-se em estado de emergência desde as 00h00 de quinta-feira e até às 23h59 de 2 de abril. Esta quarta-feira, o Ministério da Administração Interna (MAI) referiu que já foram detidas 39 pessoas pelo crime de desobediência e foram encerrados 649 estabelecimentos.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. como querem que a populaçao esteja em casa quando ha estupidos a estragarem tudo
    era um bom pau de marmeleiro pelas costas abaixo, ate lhe chegava o verao mais cedo ao corpo,
    pensa que por ser braço direito do presidente da camara está acima da lei,
    era cadeia com ele ate passar a quarentena

  2. ATE PARECE MENTIRA…MAS SE FOSSE MINISTRO DA ADMIBISTRAÇÃO INTERNA SUSPENDIA ESTES INDIVIDUOS.(DEPOIS DE FAZEREM QUARENTENA ,,, MAS VIGIADOS)
    POR MUITO QUE O PM PEÇA HÁ SEMPRE ALGUM “CHICO ESPERTO” QUE FURA .

  3. Também lhe foi aplicada a coima de €6.000 por ter desrespeitado a quarentena? Duvido.
    Exemplos destes deveriam ser dispensados, é que, nem para varredor camarário servia, porque trabalhar é coisa que ele não sabe fazer daí, ter-se encostado à política.

RESPONDER

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …