Responsável da Câmara de Nelas veio de Espanha e furou quarentena

Estela Silva / EPA

O chefe de gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Nelas, no distrito de Viseu, esteve recentemente em Espanha, está infetado com a Covid-19 e furou a quarentena.

“Veio, não avisou ninguém, não observou a quarentena e esteve reunido com bombeiros, IPSS, Proteção Civil e demais entidades do concelho no delinear da estratégia de contenção da pandemia”, conta fonte da saúde ao semanário Expresso.

O chefe de gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Nelas esteve na capital espanhola, há dez dias, e regressou ao trabalho esta segunda-feira. Entretanto, o teste para detetar a infeção pelo novo coronavírus deu positivo e, por isso, encontra-se agora isolado em casa.

Na página oficial da autarquia, adianta o jornal, estão sinalizados dois novos casos de Covid-19, sendo que um deles é em Canas de Senhorim, urbanização onde reside este responsável político.

Ao semanário, várias fontes, ligadas à Proteção Civil e políticas, censuram “este comportamento perigoso de quem devia ser o primeiro a dar o exemplo”, “porque o chefe de gabinete contactou com todas as autoridades civis e de segurança municipais e distritais”.

Fonte da Proteção Civil adianta ainda que o concelho “tem o plano municipal ativo e, se a situação se agravar, pode ser decretada uma cerca sanitária”, tal como a que já existe em Ovar.

Autarca de Corroios almoça em restaurante fechado

Na terça-feira, o Correio da Manhã também avançou que o presidente da Junta de Freguesia de Corroios, no Seixal, Eduardo Rosa, foi apanhado a almoçar com sete amigos num restaurante.

A PSP foi chamada ao local, identificou os intervenientes e participou o caso ao Ministério Público (MP) por violação das restrições impostas pelo estado de emergência, que impede os restaurantes de estarem abertos, a não ser para servirem refeições entregues ao domicílio ou para take away.

Na verdade, conta o jornal, o estabelecimento em causa estava apenas a vender refeições take away, no entanto, na sala anexa do restaurante estava o grupo de amigos, onde se incluía o autarca, a ser servido por um empregado de mesa.

O país encontra-se em estado de emergência desde as 00h00 de quinta-feira e até às 23h59 de 2 de abril. Esta quarta-feira, o Ministério da Administração Interna (MAI) referiu que já foram detidas 39 pessoas pelo crime de desobediência e foram encerrados 649 estabelecimentos.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. como querem que a populaçao esteja em casa quando ha estupidos a estragarem tudo
    era um bom pau de marmeleiro pelas costas abaixo, ate lhe chegava o verao mais cedo ao corpo,
    pensa que por ser braço direito do presidente da camara está acima da lei,
    era cadeia com ele ate passar a quarentena

  2. ATE PARECE MENTIRA…MAS SE FOSSE MINISTRO DA ADMIBISTRAÇÃO INTERNA SUSPENDIA ESTES INDIVIDUOS.(DEPOIS DE FAZEREM QUARENTENA ,,, MAS VIGIADOS)
    POR MUITO QUE O PM PEÇA HÁ SEMPRE ALGUM “CHICO ESPERTO” QUE FURA .

  3. Também lhe foi aplicada a coima de €6.000 por ter desrespeitado a quarentena? Duvido.
    Exemplos destes deveriam ser dispensados, é que, nem para varredor camarário servia, porque trabalhar é coisa que ele não sabe fazer daí, ter-se encostado à política.

RESPONDER

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …