A task force que coordena a vacinação contra a covid-19 apelou, esta terça-feira, ao respeito pelos horários de cada centro de vacinação, de modo a diluir o fluxo de utentes a vacinar nas várias modalidades disponíveis.
“Nos últimos dias, um significativo número de utentes sem agendamento dirigiu-se a alguns centros de vacinação covid (CVC) para serem vacinados nas modalidades ‘casa aberta’ e antecipação da segunda dose da vacina AstraZeneca sem respeitarem horários estipulados por cada” uma destas estruturas, adiantou a task force.
Face a esta situação, a estrutura que coordena a logística da vacinação solicitou, com o objetivo de diluir o fluxo de utentes aos centros, que “todos os utentes respeitem os horários estabelecidos, quer no agendamento por mensagem SMS e telefonema, quer para as modalidades ‘casa aberta’ e de antecipação da segunda dose da AstraZeneca, definidos para cada CVC”.
Os horários de funcionamento de cada centro estão disponíveis no portal na Internet da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Em comunicado, a task force liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo adiantou ainda ter conhecimento de “relatos de comportamentos menos corretos de alguns utentes para com os muitos profissionais que em cada CVC dão diariamente o seu melhor para garantir a segurança e qualidade do processo de vacinação”.
“Desta forma, volta a apelar-se à compreensão e tolerância de todos os utentes no respeito pelas orientações e aconselhamento destes profissionais, apesar de alguns constrangimentos e perturbações e inerente perda de qualidade do processo nesta fase, essenciais ao normal funcionamento dos CVC e ao cumprimento do objetivo a que nos propusemos de vacinar mais de 850 mil esta semana”, referiu a task force.
Esta quarta-feira, na Assembleia da República, a ministra da Saúde, Marta Temido, revelou que nas últimas 24 horas foram administradas mais de 150 mil doses a nível nacional, um nove recorde.
O coordenador da task force disse, no sábado, que Portugal vai acelerar o ritmo de vacinação devido à rápida disseminação da variante Delta do coronavírus SARS COV-2, considerada mais transmissível e que já é a predominante no país.
Segundo avança a SIC Notícias, os centros de vacinação contra a covid-19 vão passar a ter um sistema de semáforos. Como é que vai funcionar? Se a luz for vermelha, é provável que os utentes tenham de esperar mais de uma hora para serem vacinados, enquanto que se for verde a previsão baixa para os 30 minutos de espera.
O sistema já está em funcionamento nos centros de vacinação de Cascais e, esta quarta-feira, deverá estar acessível em todo o país. É possível saber a afluência do local onde se é vacinado através do site do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Além deste sistema de semáforos, o auto-agendamento da vacina online também será melhorado, adianta o mesmo canal televisivo.
ZAP // Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
Só mesmo em Portugal. Só mesmo os indisciplinados Portugueses para algo tão caricato e ridículo como meter semáforos num centro de vacinação. Se não fosse grave em matéria de estupidez, até tinha graça.
Somos a chacota do mundo… Até tenho vergonha e a ideia não foi minha.
Respeito! Olha quem fala. Tenho quase 48, marquei dia 12 de Junho para 25 de Junho, nunca me mandaram sms, tentei alertar que não recebi. Passou a data. Recebi sms em 23 de Julho para ser vacinado e de seguida confirmei. Passados 2 dias se não tivesse confirmado podia ser vacinado (acima dos 45). Tenho que esperar ate dia 22 de Julho. Respeito? É nestas alturas que compreendo a justiça feita pelas próprias mãos.