“Respeitem os horários”, apela task force. Centros de vacinação vão ter sistema de semáforos

Mário Cruz / Lusa

A task force que coordena a vacinação contra a covid-19 apelou, esta terça-feira, ao respeito pelos horários de cada centro de vacinação, de modo a diluir o fluxo de utentes a vacinar nas várias modalidades disponíveis.

“Nos últimos dias, um significativo número de utentes sem agendamento dirigiu-se a alguns centros de vacinação covid (CVC) para serem vacinados nas modalidades ‘casa aberta’ e antecipação da segunda dose da vacina AstraZeneca sem respeitarem horários estipulados por cada” uma destas estruturas, adiantou a task force.

Face a esta situação, a estrutura que coordena a logística da vacinação solicitou, com o objetivo de diluir o fluxo de utentes aos centros, que “todos os utentes respeitem os horários estabelecidos, quer no agendamento por mensagem SMS e telefonema, quer para as modalidades ‘casa aberta’ e de antecipação da segunda dose da AstraZeneca, definidos para cada CVC”.

Os horários de funcionamento de cada centro estão disponíveis no portal na Internet da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em comunicado, a task force liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo adiantou ainda ter conhecimento de “relatos de comportamentos menos corretos de alguns utentes para com os muitos profissionais que em cada CVC dão diariamente o seu melhor para garantir a segurança e qualidade do processo de vacinação”.

“Desta forma, volta a apelar-se à compreensão e tolerância de todos os utentes no respeito pelas orientações e aconselhamento destes profissionais, apesar de alguns constrangimentos e perturbações e inerente perda de qualidade do processo nesta fase, essenciais ao normal funcionamento dos CVC e ao cumprimento do objetivo a que nos propusemos de vacinar mais de 850 mil esta semana”, referiu a task force.

Esta quarta-feira, na Assembleia da República, a ministra da Saúde, Marta Temido, revelou que nas últimas 24 horas foram administradas mais de 150 mil doses a nível nacional, um nove recorde.

O coordenador da task force disse, no sábado, que Portugal vai acelerar o ritmo de vacinação devido à rápida disseminação da variante Delta do coronavírus SARS COV-2, considerada mais transmissível e que já é a predominante no país.

Segundo avança a SIC Notícias, os centros de vacinação contra a covid-19 vão passar a ter um sistema de semáforos. Como é que vai funcionar? Se a luz for vermelha, é provável que os utentes tenham de esperar mais de uma hora para serem vacinados, enquanto que se for verde a previsão baixa para os 30 minutos de espera.

O sistema já está em funcionamento nos centros de vacinação de Cascais e, esta quarta-feira, deverá estar acessível em todo o país. É possível saber a afluência do local onde se é vacinado através do site do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Além deste sistema de semáforos, o auto-agendamento da vacina online também será melhorado, adianta o mesmo canal televisivo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só mesmo em Portugal. Só mesmo os indisciplinados Portugueses para algo tão caricato e ridículo como meter semáforos num centro de vacinação. Se não fosse grave em matéria de estupidez, até tinha graça.

    Somos a chacota do mundo… Até tenho vergonha e a ideia não foi minha.

  2. Respeito! Olha quem fala. Tenho quase 48, marquei dia 12 de Junho para 25 de Junho, nunca me mandaram sms, tentei alertar que não recebi. Passou a data. Recebi sms em 23 de Julho para ser vacinado e de seguida confirmei. Passados 2 dias se não tivesse confirmado podia ser vacinado (acima dos 45). Tenho que esperar ate dia 22 de Julho. Respeito? É nestas alturas que compreendo a justiça feita pelas próprias mãos.

RESPONDER

Agosto é o mês ideal para ver o "Senhor dos Anéis" do céu

As noites do início de agosto podem ser reservadas para o espetáculo que o "Senhor dos Anéis" nos vai oferecer: este ano, o hemisfério norte de Saturno está inclinado em nossa direção, uma inclinação que …

A "Capela Sistina" está a chegar aos EUA (e vai ser possível ver de perto os frescos de Michelangelo)

A famosa Capela Sistina de Michelangelo está a chegar a várias cidades dos Estados Unidos, graças a reproduções de alta resolução, quase em escala real, dos famosos quadros do artista. Michelangelo’s Sistine Chapel: The Exhibition é …

Há uma nova Barbie inspirada na cientista que criou uma das vacinas contra a covid-19. Mas não é a única

Sarah Gilbert, uma das cientistas que desenvolveu a vacina britânica contra a covid-19, juntou-se a Beyoncé, Marilyn Monroe e Eleanor Roosevelt — há uma Barbie que foi inspirada em si. Sarah Gilbert, professora da Universidade de …

Bangladesh. Trabalhadores retornam às confeções, apesar do recorde de mortes por covid-19

Centenas de milhares de trabalhadores regressaram às confeções em Bangladesh, após o governo permitir a sua reabertura, apesar do elevado número de mortes por covid-19. As autoridades ordenaram o encerramento de fábricas, escritórios, transportes e lojas …

Harry Kane falha jogo do Tottenham contra...o Manchester City

Nuno Espírito Santo ainda não conta com o avançado, que agora decidiu prolongar as suas férias. Foi recordado o caso de Steven Gerrard. Harry Kane estará a forçar a sua saída do Tottenham, clube que representa …

Bill e Melinda Gates oficializam divórcio sem divulgar partilha de bens

Um juiz do Tribunal Superior do condado de King, no estado norte-americano de Washington, assinou na terça-feira o decreto de dissolução do casamento de Bill e Melinda Gates, sem divulgar detalhes sobre como o casal …

Mais do que um robô de duas rodas. A mota Da Vinci DC100 equilibra-se sozinha

A empresa chinesa Da Vinci Dynamics revelou recentemente a DC100, uma mota elétrica com um amplo alcance, muitos recursos e a impressionante capacidade de se auto-equilibrar. O New Atlas escreve que a Da Vinci DC100 é …

Spartak 0 - 2 Benfica | Gaiola russa pequena demais para águia

O Benfica deu um passo importante, mas não decisivo, para chegar ao “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. No duelo de treinadores portugueses (Rui Vitória e Jorge Jesus), a formação “encarnada” foi …

Em Lisboa, há portas a mais de um metro do chão (e já foram motivo de picardia entre Medina e Rio)

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse a Rui Rio para prosseguir com a "silly season" — época da parvoíce, em tradução livre. Em causa está uma publicação do líder do PSD sobre …

Crianças "raramente" são afetadas por sintomas prolongados da Covid-19

Apenas 4.4% das crianças que integraram o estudo manifestavam sintomas da doença quatro semanas após o diagnóstico. Investigadores encontraram uma relação entre os sintomas prolongados e a idade das crianças, já que a duração dos …