Remodelação em marcha? Médico que “revolucionou hospitais do Norte” na frente para suceder a Temido

15

Carlos Barroso / Lusa

O médico Fernando Araújo, presidente da administração do Hospital de S. João, no Porto, é o favorito na corrida ao lugar de Marta Temido após a sua demissão como ministra da Saúde. A demora na escolha do seu sucessor pode indicar que António Costa está a preparar uma remodelação no Governo.

O primeiro-ministro já alertou que o anúncio do novo titular da pasta da Saúde “não será rápido”. “Não estava a contar com esta mudança e tenho de pensar isto devidamente”, vincou António Costa depois da demissão de Marta Temido.

O governante também garantiu que não haverá qualquer remodelação, alegando que não existe “nenhuma razão” para isso.

Contudo, é evidente que o actual Governo vai dando sinais de desgaste, com casos de falhas de comunicação pelo meio e várias polémicas, apesar de ser maioritário e de ter tomado posse há apenas cinco meses.

São tempos difíceis com a inflacção galopante e o custo de vida crescente a sufocar os portugueses. As nuvens negras da crise pairam de novo sobre as nossas cabeças e a agravar tudo está um ano de seca como não se via há décadas, o que piora o contexto sócio-económico.

Com tudo isto, e com vários ministros envolvidos em situações polémicas, alguns socialistas acreditam que Costa vai aproveitar o caso Temido para remodelar o Governo, como apurou o Jornal de Notícias (JN).

O primeiro-ministro terá sido apanhado de surpresa pelo anúncio extemporâneo de demissão de Temido e terá “ficado irritado” por esta o ter “ultrapassado no anúncio”, destaca ainda o JN.

Assim, o primeiro-ministro vai obrigar a ministra demissionária a ficar no cargo por mais alguns dias, enquanto poderá estar a preparar outras mudanças num Executivo que tem estado “debaixo de fogo”, como constata o JN.

Araújo “revolucionou os hospitais do Norte”

O sucessor de Marta Temido só deverá tomar posse depois de 10 de Setembro e Fernando Araújo, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário de S. João, no Porto, surge, nesta altura, como o principal favorito, de acordo com o que apurou o JN.

Ex-presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, Fernando Araújo foi secretário de Estado da Saúde entre 2015 e 2018, quando Adalberto Campos Fernandes era o titular da pasta.

O médico “revolucionou os hospitais do Norte”, como vinca o Expresso num artigo onde relata a forma como, em 2005, quando era presidente da ARS Norte, “operou uma mudança fulcral na gestão dos hospitais nortenhos que transformou a Saúde da região para melhor”.

O semanário destaca que, nessa altura, foi feito “um estudo profundo para medir as reais necessidades de serviços de urgência abertos para as diferentes especialidades”.

Assim, foi feita uma “distribuição dos médicos pelos hospitais“, concluindo-se que havia “serviços abertos a mais” e que “para muitas especialidades, como urologia, pediatria, gastroenterologia e oftalmologia, havia profissionais a menos”.

Fernando Araújo tem sido um crítico do actual modelo de gestão da saúde, defendendo mais autonomia para os hospitais e para os centros de saúde.

Numa secção de opinião que mantém no JN, o médico tem defendido menos carga horária para os profissionais de saúde e mais valorização das carreiras e do seu trabalho.

Além disso, tem vincado a importância de investir na saúde oral como necessidade básica e não como “luxo”, com mais dentistas no Serviço Nacional de Saúde.

ZAP //

15 Comments

  1. Foi este médico que veio inauguarar o Centro de Saúde da minha terra, deixando elogios às modernas instalações e passados cinco meses o ministério deu ordem para o seu encerramento, o que se mantém até hoje.

    • É Preciso um bom Chicote, mas por a pressão da comunicação social já tem o boneco para fazer de ministro fantoche, ao serviço da Ordem e Sindicato dos Médicos e Enfermeiros.

  2. O SNS precisa de remodelação estrutural e não conjuntural. A situação hoje vivida desprestigia o País se nos lembrarmos que já fomos classificados em 12º lugar a nível mundial na prestação de cuidados médicos. Os utentes estão indignados e fartos de mudanças de caras, quano o necessário é a mudança de políticas no serviço, valorizando carreiras e remunerações dos profissionais, melhorando as condições de trabalho, aplicando a dedicação exclusiva, garantindo a autonomia de gestão às unidades, reforçando o financiamento e abrindo e não fechando Centros de Saúde e USF prometidos para recuperar os CSP-Cuidados de Saúde Primários.

    • O SNS precisa de remodelação estrutural e não conjuntural. A situação hoje vivida desprestigia o País se nos lembrarmos que já fomos classificados em 12º lugar a nível mundial na prestação de cuidados médicos. Os utentes estão indignados e fartos de mudanças de caras, quando o necessário é a mudança de políticas no serviço, valorizando carreiras e remunerações dos profissionais, melhorando as condições de trabalho, aplicando a dedicação exclusiva, garantindo a autonomia de gestão às unidades, reforçando o financiamento e abrindo e não fechando Centros de Saúde e USF anteriormente prometidos para recuperar os CSP-Cuidados de Saúde Primários.

    • Precisa é de Chicote, mas por a pressão da comunicação social já tem o boneco para fazer de ministro fantoche, ao serviço da Ordem e Sindicato dos Médicos e Enfermeiros.

  3. o governo não dá sinais, a sujeira que esses apátridas que se dizem nacionalistas com, a ajuda dos merdias tem plantado nessas mentes com défice cognitivo é que está a resultar num País que eles tem tornado miserável para assim lhes ser fácil tornar real o sonho com a cadeira do poder que os levaria ao golpe final á boa maneira daqueles que como eles tem levado a vida grande à conta dos que trabalham.

  4. Terá de ser um Pau mandado das Ordens e Sindicatos dos Médicos e Enfermeiros, do sistema de saúde Privado, para praticar a saúde publica nas condições emanadas pelos hospitais e clinicas privadas.

  5. Ouvi a Proposta do PSD, Sem novidades, Era garantido não sabe mais, é tudo muito fácil para quem não sabe, não recria, não tem imaginação, para inteligência muito curtinha, não sabem recriar formas avançadas e modernas para superar as crises sem emagrecer o Estado, que é a mesma coisa que dizer sem emagrecer a condição de vida dos Portugueses, sem tirar a capacidade do estado poder melhorar a capacidade de assistência á saúde, ás famílias, ao ensino, a fazer face a crises que cada vez são mais que prováveis, em contra partida, no mesmo momento estava o António Costa, Sr. Primeiro Ministro a fazer aquilo que os dirigentes Políticos deveriam todos fazer, precisamente o contrario, criar condições para enriquecer o Estado, os Portugueses, com a possibilidade de fornecer á Europa Gás de Moçambique em Portugal, diferenças politicas mais relevantes e notáveis que a diferença entre a agua e o vinagre. Vá lá que escondeu as medidas mais gostosas e apreciáveis, as formas mais naturais do PSD superar as crises, Baixar salários, reduzir as ferias, reduzir os feriados, as Reformas, os Subsídios de ferias e Natal, e por aí fora, para o PSD é tudo muito fácil, e vai tudo no mesmo sentido, especialidade já do Partido, Baixa-se os Impostos, as Empresas aumentam aos Lucros, o Estado fica mais dependente, aumenta o poder do sistema de Saúde e Ensino Privado, e pronto, a inteligência não dá para mais.

  6. É evidente que o SNS tem problemas, mas como não os teria? Aos cortes ocorridos com a crise economica e foram muitos, juntaram-se 2 anos de pandemia e agora fala-se como se nada disto tivesse tivesse acontecido. Pesquisem um pouco e vejam em que condições estão os sistemas nos outros países europeus. Pelo que sei muitos estão piores que o nosso incluindo o Alemão e Inglês. Se calhar hoje continuaremos na 12ª posição ou até melhor.

    • Precisa é de Chicote, mas por a pressão da comunicação social já tem o boneco para fazer de ministro fantoche, ao serviço da Ordem e Sindicato dos Médicos e Enfermeiros.

  7. Por a pressão que a comunicação social dependente da medicina privada está a fazer, dá para entender que Será este o Pretendido pela Ordem e Sindicato dos Médicos para ser o pau mandado dos Hospitais e Medicina Privada, devia ter dado garantias de ser um Ministro Boneco.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.