Relatório secreto entregue ao Governo alerta que ADSE pode estar em risco em 2021

De acordo com um relatório secreto entregue ao Governo, a ADSE precisa de aumentar urgentemente o número de contribuintes, ter apoio do Orçamento do Estado e combater as fraudes se quiser sobreviver.

São precisas medidas urgentes para que a ADSE sobreviva, medidas essas que passam pelo alargamento a cem mil trabalhadores com contratos individuais na administração pública, assim como pela adoção rápida de instrumentos de controlo da despesa e dos “consumos excessivos promovidos por prestadores e mesmo a fraude”.

Contudo, mesmo se se fizer tudo isto, só se irá conseguir garantir a sustentabilidade do sistema até 2023. O alerta é de uma relatório secreto entregue ao Governo, ao qual o Diário de Notícias teve acesso.

Estas conclusões fazem parte de um estudo realizado pelo Conselho Geral e de Supervisão da ADSE que foi entregue ao Governo em dezembro do ano passado, para o qual ainda não há qualquer resposta.

Segundo o relatório, em 2021, os custos com a saúde serão praticamente iguais à receita. Desta forma, e tendo em conta o atual nível de financiamento, a ADSE não vai conseguir enfrentar os aumentos anuais da despesa de 9,6% e de 5,8%.

Entre 2014 e 2018, o subsistema de saúde perdeu um total de 81,5 mil utentes. Anualmente, entram oito mil funcionários na administração pública, número que é insuficiente para assegurar a perda da receita. Além disso, as despesas da ADSE vão aumentar mais de 60 milhões nos próximos anos. O DN dá conta de que os 550 milhões verificados em 2018, irão ascender a uns estimados 612,5 milhões em 2023.

O envelhecimento dos beneficiários também aumenta o número de utentes com mais de 70 anos. Esta situação é, em parte, mitigada pela saída de beneficiários indiretos que deixam de ter acesso à ADSE quando atingem os 26 anos, como é o caso dos filhos dos funcionários públicos.

Para colmatar estas falhar, o estudo sugere que a ADSE seja alargada a 100 mil trabalhadores da administração pública com contratos individuais. Além disso, o subsistema deve adotar rapidamente instrumentos de controlo da despesa e dos “consumos excessivos promovidos por prestadores e mesmo a fraude“, como hospitais e clínicas privadas.

Segundo o Diário de Notícias, o estudo propõe ainda o alargamento da ADSE a trabalhadores da área da saúde.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …