Relatório secreto entregue ao Governo alerta que ADSE pode estar em risco em 2021

De acordo com um relatório secreto entregue ao Governo, a ADSE precisa de aumentar urgentemente o número de contribuintes, ter apoio do Orçamento do Estado e combater as fraudes se quiser sobreviver.

São precisas medidas urgentes para que a ADSE sobreviva, medidas essas que passam pelo alargamento a cem mil trabalhadores com contratos individuais na administração pública, assim como pela adoção rápida de instrumentos de controlo da despesa e dos “consumos excessivos promovidos por prestadores e mesmo a fraude”.

Contudo, mesmo se se fizer tudo isto, só se irá conseguir garantir a sustentabilidade do sistema até 2023. O alerta é de uma relatório secreto entregue ao Governo, ao qual o Diário de Notícias teve acesso.

Estas conclusões fazem parte de um estudo realizado pelo Conselho Geral e de Supervisão da ADSE que foi entregue ao Governo em dezembro do ano passado, para o qual ainda não há qualquer resposta.

Segundo o relatório, em 2021, os custos com a saúde serão praticamente iguais à receita. Desta forma, e tendo em conta o atual nível de financiamento, a ADSE não vai conseguir enfrentar os aumentos anuais da despesa de 9,6% e de 5,8%.

Entre 2014 e 2018, o subsistema de saúde perdeu um total de 81,5 mil utentes. Anualmente, entram oito mil funcionários na administração pública, número que é insuficiente para assegurar a perda da receita. Além disso, as despesas da ADSE vão aumentar mais de 60 milhões nos próximos anos. O DN dá conta de que os 550 milhões verificados em 2018, irão ascender a uns estimados 612,5 milhões em 2023.

O envelhecimento dos beneficiários também aumenta o número de utentes com mais de 70 anos. Esta situação é, em parte, mitigada pela saída de beneficiários indiretos que deixam de ter acesso à ADSE quando atingem os 26 anos, como é o caso dos filhos dos funcionários públicos.

Para colmatar estas falhar, o estudo sugere que a ADSE seja alargada a 100 mil trabalhadores da administração pública com contratos individuais. Além disso, o subsistema deve adotar rapidamente instrumentos de controlo da despesa e dos “consumos excessivos promovidos por prestadores e mesmo a fraude“, como hospitais e clínicas privadas.

Segundo o Diário de Notícias, o estudo propõe ainda o alargamento da ADSE a trabalhadores da área da saúde.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Nuno Santos e Medina vão esperar sentados pelo lugar de Costa (mas o ministro já mexe os cordelinhos)

Há dois nomes que começam a ganhar força como possíveis sucessores de António Costa na liderança do PS - Pedro Nuno Santos e Fernando Medina. Mas ainda vão ter que esperar "bastante" por isso, prevê …

PJ fez novas buscas por Maddie em três poços no Algarve

A Polícia Judiciária (PJ) procurou o corpo de Madeleine McCann em três poços de água localizados em zonas rurais do concelho de Vila do Bispo, no Algarve. A informação é avançada este sábado pelo Correia da …

Berardo abre museu em Estremoz com fundos da União Europeia

O semanário Expresso avança na sua edição deste sábado que Joe Berardo instalou um museu em Estremoz, no distrito de Évora, financiado, na sua grande maioria, com fundos da União Europeia (UE). De acordo com o …

Há três dias que os casos aumentam em Itália. Espanha endurece medidas

Os casos de novas infeções com o novo coronavírus aumentaram pelo terceiro dia consecutivo, em Itália, onde nas últimas 24 horas se registaram mais 276 contaminações, comparando com 229, 193 e 138, nos dias anteriores. O …

MP investiga juiz acusado de pagar por sexo enquanto ouvia menores abusados (ele alega que o querem tramar)

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à denúncia feita, no Parlamento, pela dona de uma casa de prostituição que revelou que um juiz pedia para lhe fazerem sexo oral enquanto via vídeos dos menores …

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …