Relatório americano revela que Wuhan escondou o verdadeiro perigo do vírus de Pequim

Um relatório dos serviços de informações norte-americano revelou que as autoridades de Wuhan – onde foi detetado o primeiro caso de infeção com SARS-CoV-2 – esconderam do governo central chinês informação essencial sobre o verdadeiro perigo do novo coronavírus.

Segundo noticiou o New York Times, citado na quarta-feira pelo Observador, essas informações poderiam ter ajudado num combate mais célere do surto. O jornal norte-americano refere uma fonte anónima com acesso ao relatório, no qual concluiu-se que as autoridades de Wuhan tentaram esconder informação por receio de eventuais represálias.

Neste relatório, ao contrário do que o Presidente dos Estados Unidos (EUA) tem defendido, é revelado que o Presidente chinês, Xi Jinping, não estava, pelo menos ao início, a par de todos os desenvolvimentos sobre o vírus.

Ao New York Times, o investigador Michael Pillsbury, do Hudson Institute, disse que saber se a responsabilidade na propagação do surto foi de Wuhan ou de Pequim “faz uma grande diferença” e tem implicações políticas significativas.

O documento, contudo, acusa o Partido Comunista chinês de ter escondido informação relevante da Organização Mundial de Saúde.

Numa investigação divulgada em junho, a Associated Press revelou que as autoridades chinesas – que em meados de janeiro começaram a aperceber-se das consequências do surto – atrasaram mais de uma semana a publicação do genoma do coronavírus. A 23 de janeiro Xi Jinping ordenou o confinamento de Wuhan.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Finalizada vacina da Moderna para combater variante sul-africana da covid-19

A vacina da Moderna, alterada para combater também a variante sul-africana da covid-19, está pronta e foi enviada, na quarta-feira, a vários institutos de saúde norte-americanos para o início dos testes clínicos. Como lembrou a TSF, …

Ex-agente sírio condenado na Alemanha por cumplicidade em crimes contra a Humanidade

A justiça alemã condenou, esta quarta-feira, um ex-membro dos serviços secretos sírios a quatro anos e meio de prisão por "cumplicidade em crimes contra a Humanidade" no primeiro julgamento no mundo ligado aos abusos atribuídos …

França pondera passaporte de vacinação e códigos QR para regresso à "normalidade"

O governo do Presidente francês Emmanuel Macron está a estudar formas de recuperar alguma normalidade, admitindo a implementação de passaporte de vacinação e soluções com código QR para cruzar fronteiras e ter acesso a restaurantes, …

Na Suíça, os jovens vão poder voltar a cantar. Nos EUA, teme-se o impacto da variante britânica

A Suíça vai avançar com a primeira fase de um plano de desconfinamento cauteloso. Nos Estados Unidos, a variante britânica preocupa. Depois de a Suíça ter proibido o canto em dezembro do ano passado, os jovens …

China e Singapura realizam exercícios navais conjuntos

As Marinhas de Guerra da China e Singapura informaram na quarta-feira que estão a realizar exercícios navais conjuntos, iniciativa que a diplomacia chinesa espera que contribua para uma aproximação do aliado asiático norte-americano às suas …

Austrália aprova lei e é o primeiro país a obrigar Facebook e Google a pagar conteúdos jornalísticos

O Parlamento da Austrália aprovou a lei que impõe à Google e ao Facebook o pagamento aos órgãos de comunicação australianos pela publicação dos seus conteúdos jornalísticos, a primeira legislação do mundo deste género. A lei …

Situação clínica de Alfredo Quintana é "muito grave"

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol, de 32 anos, sofreu uma paragem cardíaca num treino, na segunda-feira. Encontra-se internado no Hospital de São João, no Porto, e a situação clínica é "muito grave". A situação clínica …

Documentos mostram que assassinos de Khashoggi usaram aviões de empresa controlada pelo príncipe herdeiro

Documentos judiciais revelam que os dois jatos particulares usados ​​pelos supostos assassinos do jornalista Jamal Khashoggi pertenciam a uma empresa que, menos de um ano antes, tinha sido apreendida pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Os …

António Guterres agradece confiança do Governo português

O secretário-geral da ONU expressou, esta quarta-feira, agradecimento e humildade por receber o apoio oficial do Governo português para um segundo mandato e prometeu fazer de tudo para continuar a ser digno da renomeação. "O secretário-geral …

Israel identifica cidadãos que não foram vacinados. Na Galiza, quem recusar vacina arrisca multa

O Parlamento israelita autorizou esta quarta-feira o Ministério da Saúde a comunicar às entidades públicas do país as identidades de pessoas não vacinadas contra a covid-19, levantando preocupações sobre a privacidade dos cidadãos que recusam …