Pandemia não dá tréguas nos EUA. Nem a relação entre Trump e Fauci

O Presidente dos Estados Unidos não esconde a relação tensa que mantém com um dos principais conselheiros científicos da Casa Branca. No último fim-de-semana, um membro da sua administração disse mesmo que há “preocupação” devido à “quantidade de vezes em que disse coisas erradas”.

Anthony Fauci é um dos mais afamados epidemiologistas dos Estados Unidos, mas isso não tem impedido a relação tensa com o Presidente Donald Trump. No que toca à atuação para controlar a pandemia de covid-19 no país, ambos têm discordado em vários pontos, desde o uso de máscara, à forma como efetuar o desconfinamento, não esquecendo a controversa utilização da hidroxicloroquina.

Este fim-de-semana, a Casa Branca elaborou uma lista com pareceres dados pelo diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA, tentando descredibilizá-lo. Um membro da administração chegou mesmo a dizer que há “preocupação” devido à “quantidade de vezes em que disse coisas erradas“, cita o semanário Expresso.

Além disso, recorda o Diário de Notícias, o Presidente norte-americano já tinha dito, na semana passada, que Fauci “é um bom homem, mas cometeu muitos erros.”

O epidemiologista, por sua vez, admitiu, em entrevista ao Financial Times, que não se reúne com o chefe de Estado há dois meses, continuando, no entanto, a reunir-se com o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence.

Esta segunda-feira, os dois voltaram a encontrar-se. No final da reunião, Trump surpreendeu com as duas declarações, tendo afirmado que tem “uma relação muito boa com o Dr. Fauci”. “Considero-o uma pessoa muito simpática, mas nem sempre concordo com ele”, acrescentou.

Na imprensa, vão correndo rumores de que o Presidente quer Fauci fora da Casa Branca, no entanto, como explica a CNN, de acordo com a lei federal, Trump não tem poder para o demitir.

Os Estados Unidos têm já mais de 3,4 milhões de pessoas infetadas e mais de 137 mil vítimas mortais, continuando a ser o país mais afetado pela covid-19.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.