No Reino Unido, os bares reabriram (e as ruas encheram-se de pessoas)

Facundo Arrizabalaga / EPA

Este sábado, bares, restaurantes, cabeleireiros, cinemas e hotéis reabriram pela primeira vez em três meses no Reino Unido. Nesse dia, houve filas e multidões à porta destes estabelecimentos comerciais.

De acordo com a CNN, multidões juntaram-se no sábado nas ruas do Reino Unido, no mesmo dia em que reabriram bares, restaurantes, cabeleireiros, cinemas e hotéis.

Em Londres, as pessoas reuniram-se também em jardins, o que levou a polícia metropolitana a alertar para a necessidade de responsabilidade. “Mantenham-se a salvo, com distanciamento social e outras orientações que foram adotadas”, advertiram as autoridades no Twitter.

O bairro de Soho, em Londres, teve as ruas cobertas de pessoas. “Encontrei homens nus, bêbados zangados, bêbados bem dispostos, muitas discussões e mais bêbados zangados”, declarou John Apter, presidente da Federação da Polícia. Porém, as forças de segurança sentiram que, no fim, tinham de agradecer ao grande número de pessoas que respeitou as medidas de segurança.

Noutras zonas de Inglaterra, como Devon, Essex ou Cornwall, verificou-se a mesma situação. A polícia destas zonas do sudoeste do país recebeu mais de mil chamadas de populares no sábado devido a “distúrbios relacionados com bebida”. Já a Polícia Metropolitana da capital britânica não registou “casos significativos”.

O Governo desvalorizou os ajuntamentos e mostrou-se satisfeito com o comportamento da generalidade da população. O ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, disse este domingo, em declarações à Sky News, que, na generalidade, “as pessoas agiram com responsabilidade”, “embora haja algumas fotografias em contrário”. “As pessoas devem aproveitar o verão com segurança”, referiu.

Segundo Chris Smith, virologista da Universidade de Cambridge, a maioria das pessoas são “responsáveis”, mas apelou à cautela, lembrando que as cidades de Leicester e de Melbourne acabaram de declarar restrições locais ao movimento das populações.

Em Inglaterra, as pessoas devem manter uma distância de mais de um metro desde que usem todas as medidas de mitigação do contágio, tal como máscara e evitarem sentar-se frente e frente.

Segundo os dados oficiais, o Reino Unido, que pôs Portugal de fora do corredor aéreo, registou 67 vítimas mortais da covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 44.198 desde o início da pandemia. Entre sexta-feira e sábado foram detetados mais 624 novos casos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …

Intervalos mais curtos, alunos a limpar salas e cantinas com take away. Como vai ser o novo ano letivo

Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de take away são algumas das mudanças previstas por diferentes …

Rui Pinto recebeu ameaças de morte do estrangeiro

O pirata informático português Rui Pinto recebeu ameaças de morte de Portugal e do estrangeiro. O hacker é considerado person of interest por outros países. Rui Pinto recebeu ameaças de morte vindas não só de Portugal, …