No Reino Unido, os bares reabriram (e as ruas encheram-se de pessoas)

Facundo Arrizabalaga / EPA

Este sábado, bares, restaurantes, cabeleireiros, cinemas e hotéis reabriram pela primeira vez em três meses no Reino Unido. Nesse dia, houve filas e multidões à porta destes estabelecimentos comerciais.

De acordo com a CNN, multidões juntaram-se no sábado nas ruas do Reino Unido, no mesmo dia em que reabriram bares, restaurantes, cabeleireiros, cinemas e hotéis.

Em Londres, as pessoas reuniram-se também em jardins, o que levou a polícia metropolitana a alertar para a necessidade de responsabilidade. “Mantenham-se a salvo, com distanciamento social e outras orientações que foram adotadas”, advertiram as autoridades no Twitter.

O bairro de Soho, em Londres, teve as ruas cobertas de pessoas. “Encontrei homens nus, bêbados zangados, bêbados bem dispostos, muitas discussões e mais bêbados zangados”, declarou John Apter, presidente da Federação da Polícia. Porém, as forças de segurança sentiram que, no fim, tinham de agradecer ao grande número de pessoas que respeitou as medidas de segurança.

Noutras zonas de Inglaterra, como Devon, Essex ou Cornwall, verificou-se a mesma situação. A polícia destas zonas do sudoeste do país recebeu mais de mil chamadas de populares no sábado devido a “distúrbios relacionados com bebida”. Já a Polícia Metropolitana da capital britânica não registou “casos significativos”.

O Governo desvalorizou os ajuntamentos e mostrou-se satisfeito com o comportamento da generalidade da população. O ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, disse este domingo, em declarações à Sky News, que, na generalidade, “as pessoas agiram com responsabilidade”, “embora haja algumas fotografias em contrário”. “As pessoas devem aproveitar o verão com segurança”, referiu.

Segundo Chris Smith, virologista da Universidade de Cambridge, a maioria das pessoas são “responsáveis”, mas apelou à cautela, lembrando que as cidades de Leicester e de Melbourne acabaram de declarar restrições locais ao movimento das populações.

Em Inglaterra, as pessoas devem manter uma distância de mais de um metro desde que usem todas as medidas de mitigação do contágio, tal como máscara e evitarem sentar-se frente e frente.

Segundo os dados oficiais, o Reino Unido, que pôs Portugal de fora do corredor aéreo, registou 67 vítimas mortais da covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 44.198 desde o início da pandemia. Entre sexta-feira e sábado foram detetados mais 624 novos casos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …