/

No Reino Unido, os bares reabriram (e as ruas encheram-se de pessoas)

Facundo Arrizabalaga / EPA

Este sábado, bares, restaurantes, cabeleireiros, cinemas e hotéis reabriram pela primeira vez em três meses no Reino Unido. Nesse dia, houve filas e multidões à porta destes estabelecimentos comerciais.

De acordo com a CNN, multidões juntaram-se no sábado nas ruas do Reino Unido, no mesmo dia em que reabriram bares, restaurantes, cabeleireiros, cinemas e hotéis.

Em Londres, as pessoas reuniram-se também em jardins, o que levou a polícia metropolitana a alertar para a necessidade de responsabilidade. “Mantenham-se a salvo, com distanciamento social e outras orientações que foram adotadas”, advertiram as autoridades no Twitter.

O bairro de Soho, em Londres, teve as ruas cobertas de pessoas. “Encontrei homens nus, bêbados zangados, bêbados bem dispostos, muitas discussões e mais bêbados zangados”, declarou John Apter, presidente da Federação da Polícia. Porém, as forças de segurança sentiram que, no fim, tinham de agradecer ao grande número de pessoas que respeitou as medidas de segurança.

Noutras zonas de Inglaterra, como Devon, Essex ou Cornwall, verificou-se a mesma situação. A polícia destas zonas do sudoeste do país recebeu mais de mil chamadas de populares no sábado devido a “distúrbios relacionados com bebida”. Já a Polícia Metropolitana da capital britânica não registou “casos significativos”.

O Governo desvalorizou os ajuntamentos e mostrou-se satisfeito com o comportamento da generalidade da população. O ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, disse este domingo, em declarações à Sky News, que, na generalidade, “as pessoas agiram com responsabilidade”, “embora haja algumas fotografias em contrário”. “As pessoas devem aproveitar o verão com segurança”, referiu.

Segundo Chris Smith, virologista da Universidade de Cambridge, a maioria das pessoas são “responsáveis”, mas apelou à cautela, lembrando que as cidades de Leicester e de Melbourne acabaram de declarar restrições locais ao movimento das populações.

Em Inglaterra, as pessoas devem manter uma distância de mais de um metro desde que usem todas as medidas de mitigação do contágio, tal como máscara e evitarem sentar-se frente e frente.

Segundo os dados oficiais, o Reino Unido, que pôs Portugal de fora do corredor aéreo, registou 67 vítimas mortais da covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 44.198 desde o início da pandemia. Entre sexta-feira e sábado foram detetados mais 624 novos casos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.