//

Reino Unido abre investigação criminal por fraude, suborno e corrupção na Airbus

2

O Gabinete de Fraude do Reino Unido anunciou este domingo que formalizou uma investigação criminal sobre o grupo Airbus, por suspeitas de fraude, suborno e corrupção.

“Estas alegações estão relacionadas com irregularidades relativas a consultores da empresa“, afirmou o gabinete num comunicado citado pela agência de notícias AFP.

A entidade adianta que deu início à investigação em julho e apelou para que qualquer pessoa com informação relevante a partilhe com as autoridades.

Um porta-voz do gabinete britânico afirmou que detalhes adicionais do inquérito só serão tornados públicos quando for feita uma acusação formal ou se o caso for arquivado.

O construtor aeronáutico europeu Airbus já disse ter conhecimento da investigação, acrescentando que está a colaborar com os inspetores.

“A Airbus foi informada pelo Gabinete de Fraude que foi aberta uma investigação criminal devido a alegações de fraude, suborno e corrupção no negócio de aviação civil do grupo Airbus relacionado com irregularidades de consultores terceiros”, disse Jeremy Greaves, porta-voz da empresa.

Jeremy Greaves acrescentou à AFP que a própria Airbus “detetou este problema” e divulgou-o “por iniciativa própria” às autoridades, acrescentando que isso foi feito no âmbito da política anti-corrupção da empresa.

A Airbus é a maior companhia aeronáutica comercial no Reino Unido, e o seu resultado líquido aumentou 15% no primeiro semestre, face ao mesmo período do ano passado, para 1.760 milhões de euros.

/Lusa

2 Comments

  1. Interessante muito interessante… Olhem só, onde é que fica a liberdade de informação?
    Passo a citar: – “Um porta-voz do gabinete britânico afirmou que detalhes adicionais do inquérito só serão tornados públicos quando for feita uma acusação formal ou se o caso for arquivado.”
    Estes, precisavam mesmo de ter lá um certo Correio da Manhã, ou Sol, para ver se os detalhes eram ou não divulgados, antes de terem acusação formal…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.