/

Rei da Tailândia coroa amante de “concubina real” à frente da esposa

Rungroj Yongrit / EPA

O rei da Tailândia coroou a amante de “concubina real” à frente da sua esposa. Desta forma, o país assume a poligamia como um comportamento normal dentro da família real.

Há três meses, surgiu a notícia inesperada do casamento do rei Maha Vajiralongkorn com Suthida Vajiralongkorn Na Ayudhya, até então vice-chefe da sua segurança pessoal e antiga assistente de bordo. Agora, o monarca tailandês aproveitou a cerimónia dos seus 67 anos para tomar uma decisão que deixou muitos surpreendidos.

O rei da Tailândia decidiu tornar pública a sua relação com Sineenat Wongvajirapakdi, que passa assim a ostentar o estatuto de chao khun phra (ou consorte real) uma vez oficializado o seu papel de concubina perante toda a população. Segundo o Observador, o momento foi transmitido pela televisão no passado domingo.

Rei e rainha sentaram-se lado a lado enquanto o novo membro da casa real se ajoelhava à sua frente. Seguindo o protocolo real, foi despejada água sobre a cabeça da concubina para oficializar o ato. O gesto é inédito no país, que pela primeira vez assume assim a poligamia desde a abolição da monarquia absoluta, em 1932.

Além do título de consorte real, Sineenat Wongvajirapakdi, que era enfermeira do rei, recebeu mais três, incluindo o de oficial superior da equipa de guarda-costas reais.

Os atos e decisões do rei não podem ser criticados, uma vez que, na Tailândia, o desrespeito pela família real pode resultar numa pena de 15 anos de prisão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.