No país mais feliz do mundo, o rei emprestou o seu avião para salvar a primeira vítima de covid-19

Wikipedia

Jigme Khesar Namgyel Wangchuck, rei do Butão

O rei do Butão, Jigme Khesar Namgyel Wangchuck, emprestou o seu avião privado para repatriar um turista norte-americano que foi o primeiro infetado pelo novo coronavírus no país.

O Butão é conhecido por ser o país mais feliz do mundo desde 2006, com uma economia em rápido crescimento e baixos níveis de corrupção. No início de março, o país encontrou o seu primeiro infetado pelo novo coronavírus. Tratava-se de um turista norte-americano de 76 anos, que estava no pequeno país dos Himalaias pelo seu amor por caminhada e escalada, escreve o Diário de Notícias.

Poucos dias depois de saber o diagnóstico, Brett Hewitt conheceu a generosidade de Jihme Khesar Namgyel Wangchuck, o rei do Butão, que ofereceu o seu avião pessoal para repatriar o turista para o seu país de origem.

“A ordem de Sua Majestade foi que lhe fossem dados todos os cuidados possíveis”, contou o ministro da Saúde do Butão, Dechen Wangmo. “Toda a nação estava a rezar por Brett”.

O norte-americano esteve isolado com a mulher numa ala do hospital de Thimphu, a capital da nação. O rei do Butão ofereceu-lhe um par de pijamas e uma coberta de seda para que o turista estivesse o mais confortável possível.

“Foi encantador”, disse a esposa de Brett, Sandi. O monarca disse esperar um dia falar com Brett, um físico reformado, sobre buracos negros.

Apesar da preocupação de Jihme Khesar Namgyel Wangchuck, o estado de saúde de Brett foi piorando, tendo mesmo de ser ligado a um ventilador. Enquanto os filhos do casal tentavam obter apoios para repatriar Brett, o rei tomou a iniciativa e disponibilizou o seu avião privado, equipado com o equipamento médico necessário, para levar Brett de volta aos EUA.

“O que fizeram por si no Butão salvou-lhe a vida”, disse um dos médicos norte-americanos a Brett aquando da sua chegada aos Estados Unidos.

Até hoje, quarta-feira, o Butão registou apenas 21 casos positivos do novo coronavírus e continua sem qualquer registo de mortes. Em março, o país decretou o confinamento da população e o encerramento das fronteiras.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Atletas que sorriem durante as corridas gastam menos oxigénio

Os atletas que sorriem gastam menos oxigénio, trabalham de forma mais económica e têm um nível de esforço menor, refere um estudo realizado pelas universidades de Ulster e Swansea, divulgado esta terça-feira. Os investigadores pediram a …

OMS analisa possíveis primeiros casos de infeção de animais para o homem

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admite que pelo menos três infeções por Covid-19 nos Países Baixos possam ser os primeiros casos conhecidos de transmissão do novo coronavírus dos animais para o homem, tendo martas …

Na Suíça, é possível estar em teletrabalho e a empresa pagar parte da renda

O Tribunal Federal da Suíça condenou uma empresa de contabilidade a pagar parte da renda de casa a um funcionário que se encontrava em teletrabalho. Segundo revelou na segunda-feira o swissinfo e o Tages-Anzeiger, citados pelo …

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …