No país mais feliz do mundo, o rei emprestou o seu avião para salvar a primeira vítima de covid-19

Wikipedia

Jigme Khesar Namgyel Wangchuck, rei do Butão

O rei do Butão, Jigme Khesar Namgyel Wangchuck, emprestou o seu avião privado para repatriar um turista norte-americano que foi o primeiro infetado pelo novo coronavírus no país.

O Butão é conhecido por ser o país mais feliz do mundo desde 2006, com uma economia em rápido crescimento e baixos níveis de corrupção. No início de março, o país encontrou o seu primeiro infetado pelo novo coronavírus. Tratava-se de um turista norte-americano de 76 anos, que estava no pequeno país dos Himalaias pelo seu amor por caminhada e escalada, escreve o Diário de Notícias.

Poucos dias depois de saber o diagnóstico, Brett Hewitt conheceu a generosidade de Jihme Khesar Namgyel Wangchuck, o rei do Butão, que ofereceu o seu avião pessoal para repatriar o turista para o seu país de origem.

“A ordem de Sua Majestade foi que lhe fossem dados todos os cuidados possíveis”, contou o ministro da Saúde do Butão, Dechen Wangmo. “Toda a nação estava a rezar por Brett”.

O norte-americano esteve isolado com a mulher numa ala do hospital de Thimphu, a capital da nação. O rei do Butão ofereceu-lhe um par de pijamas e uma coberta de seda para que o turista estivesse o mais confortável possível.

“Foi encantador”, disse a esposa de Brett, Sandi. O monarca disse esperar um dia falar com Brett, um físico reformado, sobre buracos negros.

Apesar da preocupação de Jihme Khesar Namgyel Wangchuck, o estado de saúde de Brett foi piorando, tendo mesmo de ser ligado a um ventilador. Enquanto os filhos do casal tentavam obter apoios para repatriar Brett, o rei tomou a iniciativa e disponibilizou o seu avião privado, equipado com o equipamento médico necessário, para levar Brett de volta aos EUA.

“O que fizeram por si no Butão salvou-lhe a vida”, disse um dos médicos norte-americanos a Brett aquando da sua chegada aos Estados Unidos.

Até hoje, quarta-feira, o Butão registou apenas 21 casos positivos do novo coronavírus e continua sem qualquer registo de mortes. Em março, o país decretou o confinamento da população e o encerramento das fronteiras.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas "encontraram" a válvula de Nikola Tesla nos intestinos de tubarões

Cientistas descobriram que os intestinos de tubarões funcionam de forma semelhante à famosa válvula unidirecional de Nikola Tesla, criada há mais de 100 anos. Pela primeira vez, cientistas fizeram exames 3D de intestinos de tubarão para …

Recolher obrigatório, limitação horária nos restaurantes e restrições por concelho podem acabar hoje

Na reunião de terça-feira no Infarmed, os peritos concluíram haver condições para começar a aliviar algumas das medidas restritivas em vigor. Em Conselhos de Ministros, que se irá realizar hoje, o Governo irá definir novas …

Alerta de tsunami no Alasca depois de sismo de magnitude 8.2

A península do Alasca, a oeste dos Estados Unidos, foi atingida por um sismo de magnitude 8.2 na noite de quarta-feira (7h15 de quinta-feira em Lisboa) e já foi lançado um alerta de tsunami na …

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …