Rei da Tailândia despromoveu a sua “concubina real” recém-nomeada

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, retirou todo os títulos oficiais de Sineenat Wongvajirapakdi, a sua “concubina real” recém-nomeada, escrevem os média internacionais esta semana. 

Menos de três meses depois de ter nomeado Sineenat como concubina real, atribuindo-lhe o título de Consorte Noble Real, o rei da Tailândia decidiu despojá-la de todos os seus títulos e honras, incluindo as militares. A mulher, recorde-se, formou-se em enfermagem na Faculdade de Enfermagem do Exército Real Tailandês.

Além do título de consorte real, Sineenat Wongvajirapakdi, que era antes enfermeira do rei, recebeu mais três, incluindo o de oficial superior da equipa de guarda-costas reais.

Segundo o jornal tailandês Royal Thai Government Gazette, que publica um comunicado sobre a decisão, Sineenat foi “despromovida” por mau comportamento e deslealdade.

A consorte “mostrou resistência e pressão de todas as formas para impedir a nomeação da rainha”, pode ler-se no comunicado, citado pela revista Visão, referindo-se à coroação da quarta esposa do rei, Suthida Tidjai, que decorreu a 4 de maio.

“Depois de acompanhar o seu comportamento por algum tempo, verificou-se que a Royal Noble Consort não estava agradecida nem se comportou adequadamente“. A mesma nota de imprensa refere outras ofensas como “insubordinação ao rei”.

Outras ofensas incluem “insubordinação ao rei”, “falta de gratidão” e “causar discórdias entre os funcionários da casa real”, sendo a mulher ainda acusada de não entender a verdadeira tradição e de agir em benefício próprio.

Foi no fim de julho último que o rei da Tailândia concedeu títulos reais a Sineenat, durante a comemoração do seu 67.º aniversário, restabelecendo assim a poligamia real na Tailândia, prática que tinha sido abandonada em 1921.

A cerimónia contou com a participação da rainha Suthida Tidjai.

Os atos e decisões do rei não podem ser criticados, uma vez que, na Tailândia, o desrespeito pela família real pode resultar numa pena de 15 anos de prisão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …

Moedas de um e de dois cêntimos podem vir a acabar

A Comissão Europeia pretende pôr fim às moedas de um e dois cêntimos. A proposta vai ser apresentada e adotada pela comissão de Ursula von der Leyen esta quarta-feira. Esta é uma das medidas de …

PSD pretende que os próximos serviços públicos sejam criados no interior do país

O PSD pretende que o Governo localize no interior todos os serviços públicos que venha a criar, segundo uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado de 2020 (OE2020) entregue na segunda-feira na Assembleia da …

Ventura propõe que "Joacine seja devolvida ao seu país de origem"

Ventura não apreciou a proposta do Livre de devolver o património das ex-colónias. Numa publicação nas redes sociais sugeriu que Joacine "seja devolvida ao seu país de origem". André Ventura partilhou uma publicação nas redes sociais …

Alberto II da Bélgica assume filha de uma relação extraconjugal

O antigo Rei da Bélgica assumiu ser pai de uma mulher de 51 anos, que nasceu de uma relação extraconjugal, depois de um processo que se arrastou na justiça belga durante sete anos. Uma ordem de …