Rei da Tailândia casa com a guarda-costas dias antes da sua coroação

(h) Royal Household Bureau / EPA

Cerimónia de casamento do rei da Tailânia, Maha Vajiralongkorn, com Suthida Vajiralongkorn.

A dias da cerimónia da sua coroação, o rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, anuncia que se casou com a sua guarda-costas Suthida Vajiralongkorn Na Ayudhya. Suthida vai deter o título de rainha da Tailândia.

Há muitos anos que Suthiida e Vajiralongkorn eram vistos juntos em público, mas nunca antes tinha sido confirmado oficialmente o relacionamento entre os dois. Agora, as imagens da cerimónia de casamento foram divulgadas nos canais de televisão tailandeses.

A revelação chega de surpresa, já que no próximo dia 4 de maio será elaborada a cerimónia de coroação do rei, que durará três dias. Aos 66 anos de idade, Maha Vajiralongkorn já foi casado três vezes e é pai de sete filhos.



Em comunicado, a Casa Real anunciou que o rei tailandês “decidiu promover a general Suthida Vajiralongkorn Na Aydhaya, para se tornar rainha Suthida, e ela terá o título e estatuto reais como parte integrante da família”.

Maha tornou-se monarca constitucional após a morte do seu pai, Bhumibol Adulyadej, em outubro de 2016, depois de 70 anos no trono. Muitos questionam ainda o porquê de ter demorado quase três anos até fazer a cerimónia de coroação.

Tardou, mas no próximo sábado começam as cerimónias budistas e brâmanes, que vão culminar com uma procissão por Bangkok. Na Tailândia, a família real ainda é de grande importância, tendo uma grande lealdade, poder e riqueza. O The Guardian explica que o rei é visto como um protetor espiritual do povo.

O vídeo da cerimónia mostra o rei a molhar a cabeça de Suthida com água sagrada e a assinarem um registo de matrimónio.

Antes de ser vice-chefe de segurança do Rei, Suthida era comissária de bordo na Thai Airways. Posteriormente, em dezembro de 2016, foi nomeada general do seu exército.

Antes do casamento, Suthida e Maha já passava grande parte do seu tempo juntos, vivendo entre a Tailândia e a Alemanha. Em Munique, contam com uma mansão de 12 milhões de dólares, situada no Lago Starnberg. De acordo com a Reuters, vivem com o príncipe de 13 anos, Dipankorn Rasmichoti, filho de um casamento anterior.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. «Maha tornou-se monarca constitucional após a morto do seu pai,»
    Peço desculpa, mas não deveria ser «a morte»?
    Obrigado

RESPONDER

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …

"Tatatatatatata." A bazuca de Costa é, afinal, uma "metralhadora" que dispara de rajada

Rui Rio considera que António Costa devia chamar a bazuca de metralhadora, porque o primeiro-ministro "dispara de rajada" promessas. "HK21 tem fita, carrega-se, e aquilo dispara tatatatatatata." O presidente do PSD, Rui Rio, ironizou esta segunda-feira …

Campanha alerta população sobre cancros de sangue e apela para informação

Uma campanha para quebrar o silêncio sobre os cancros do sangue e alertar para a importância do diagnóstico precoce está nas ruas até final de setembro, lembrando que é essencial estar atento a sintomas e …

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …