“Nem todos os alunos vão comparecer”. Regresso às aulas no secundário será gradual

USP Imagens

Diretores e associações de pais acreditam que nem todos os alunos vão recomeçar as aulas presenciais na segunda-feira, porque há famílias que querem perceber primeiro se as escolas estão preparadas para os receber.

“A perceção que temos é que na segunda-feira nem todos os alunos vão comparecer. Há pais que preferem esperar para confirmar que está tudo bem. Por isso, alguns só virão na terça-feira e outros só deverão começar a vir à escola na quarta”, disse à agência Lusa o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima.

Depois de dois meses confinados em casa devido à pandemia de covid-19, “algumas famílias continuam receosas e precisam ganhar confiança para mandar os filhos para a escola”, alertou, por sua vez, o presidente da Confederação das Associações de Pais (Confap), Jorge Ascenção.

“Todos sabemos que nunca há risco zero, mesmo estando em casa”, assinalou Jorge Ascenção, notando ser “muito difícil desconstruir a ideia de pânico”, pois “se há famílias mais otimistas, há outras que são mais pessimistas e temem o regresso”.

Reconhecendo que “agora é preciso ganhar a confiança dos pais”, Filinto Lima garantiu que as escolas estão preparadas para receber os alunos.

A ideia foi corroborada pelo presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, Manuel Pereira: “Genericamente, está tudo preparado. Pode haver casos pontuais de problemas em escolas que são muito grandes ou que estão em obras. Mas neste momento as escolas têm os recursos disponíveis para poder reabrir na segunda-feira”.

Diretores, professores e funcionários têm trabalhado para o regresso às aulas presenciais dos alunos do 11.º e 12.º anos, assim como para os alunos do 2.º e 3.º anos dos cursos de dupla certificação do secundário.

As orientações emitidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) estão a ser postas em prática nas cerca de 500 escolas que, no início desta semana, começaram também a receber o material de higienização e de proteção individual. “O material está a chegar às escolas e, certamente, este não será um problema”, sublinhou Manuel Pereira, em declarações à agência Lusa.

Os horários dos professores e a composição das turmas já estão desenhados para que as aulas presenciais possam recomeçar cumprindo as regras de distanciamento.

Há casos em que as turmas vão passar a ter aulas em espaços maiores, como pavilhões polidesportivos ou anfiteatros, e outros em que as turmas foram desdobradas em dois grupos para que os alunos não estejam muito próximos, acrescentou Filinto Lima.

O Ministério da Educação autorizou as escolas a contratar mais docentes em caso de necessidade, mas Filinto Lima lembrou que as escolas começam sempre por “recorrer à prata da casa”, podendo aumentar a componente letiva dos professores ou pagar horas extraordinárias.

“Conforme as famílias se vão apercebendo que está tudo a correr bem e que as regras (da DGS) estão a ser cumpridas, vão deixar vir os filhos”, afiançou Filinto Lima.

Neste regresso, o responsável da Confap, Jorge Ascenção, referiu que toda a comunidade escolar tem de ser responsável por cumprir as regras: “Neste momento vamos voltar a ter liberdade condicional, se não correr bem, voltamos para a ‘prisão’”.

Por outro lado, esta terça-feira, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) considerou que não estão reunidas as condições de confiança para as escolas reabrirem parcialmente e voltou a defender a testagem de toda a comunidade escolar. Mais de três mil pessoas assinaram a petição a exigir que toda a comunidade escolar seja testada antes do regresso às aulas, um abaixo-assinado que a Fenprof quer que seja discutido no parlamento.

Portugal está desde 3 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março. Até ao momento, a DGS contabilizou 1.175 mortos associados à Covid-19 em 28.132 casos confirmados de infeção.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam botão de Ligar/Desligar para a edição de genes

O CRISPR-Cas9 revolucionou a engenharia genética na última década. Agora, o novo método reversível pode controlar a expressão genética, deixando a sequência de ADN subjacente inalterada. O CRISPR-Cas9 é uma poderosa ferramenta de edição genética que …

Violação, coação sexual e abuso de pessoa incapaz podem vir a ser crimes públicos

O Parlamento vai discutir esta quinta-feira em plenário a transformação dos crimes de violação, coação sexual e abuso sexual de pessoa incapaz de resistência em crime público, através de projetos de lei de vários partidos. O …

"Autêntico golpe de Estado". Bases de dados policiais do SEF vão ser controladas pelo Governo

As bases de dados de informações policiais detidas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vão passar a ser controladas pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) na "dependência do membro do governo responsável …

Docentes e não docentes deverão ser vacinados com doses da Pfizer este fim de semana

Para este fim de semana, está prevista a vacinação em massa de professores, amas, responsáveis de creches entre outros assistentes de "respostas sociais". Este fim de semana, cerca de 180 mil professores e funcionários dos 2.º …

O seu cão pode ficar com ciúmes só de o imaginar a dar festas a outro

Quase quatro em cada cinco donos de cães relatam casos de ciúmes por parte dos seus amigos de quatro patas. E um novo estudo sugere que este comportamento pode ser desencadeado mesmo quando um suposto …

PSD e CDS dão as mãos para ganhar a Madeira (e fecham a porta ao Chega)

Esta quarta-feira, o PSD e o CDS fecharam a porta ao Chega no acordo de coligação autárquica na Madeira, que ambos os partidos assinaram no Funchal. No início deste mês, o líder do PSD/Madeira Miguel Albuquerque …

"Milagre da multiplicação". Cientistas conseguiram tornar a luz ainda mais brilhante

Uma equipa de cientistas descobriu um fenómeno que aumenta a intensidade da luz emitida por um componente em nanoescala em mais de mil vezes, em relação ao que a teoria afirma ser possível. Os cientistas observaram …

Revelados novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto

Um estudo revela novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto, que supera os 4.700ºC e é considerado um "Júpiter quente". Descoberto em 2016, o longínquo Kelt-9 b, situado a 650 anos-luz da Terra, é …

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …