Ministério pode encurtar prazos de contratação de professores para garantir aulas

O Ministério da Educação pode vir a encurtar os prazos de contratação dos professores de modo a assegurar as aulas presenciais dos alunos do 11.º e do 12.º anos.

O Ministério da Educação quer avançar com o regresso à escola nos moldes em que definiu, nomeadamente com a obrigação de os alunos assistirem a aulas presenciais de disciplinas onde existem exames nacionais, mas podem não existir professores para assegurar estas aulas, nomeadamente na área de Lisboa.

Segundo a edição desta quarta-feira do jornal Público, a “agilização” dos modelos de contratação de professores para suprir os que estarão em falta, por pertenceram a grupos de risco, passará por encurtar prazos para a sua colocação. A garantia foi dada pela tutela aos diretores de escolas.

Esta medida significa que as escolas poderão optar por contratações diretas através das reservas de recrutamento, assim que exista um horário por preencher, em vez de esperarem as três semanas estipuladas pela lei.

Na semana passada, Susana Amador, secretária de Estado da Educação, explicou que as escolas podem proceder à contratação de professores através das reservas de recrutamento semanais ou do regime de contratação de escola, “que opera no prazo de quatro dias”.

“Não é um processo assim tão lento porque as reservas são semanais e a contratação de escola é muito rápida”, disse a governante, na altura.

No entanto, segundo explica o diário, podem não existir professores suficientes para assegurar algumas aulas, sobretudo em Lisboa. A grande maioria dos professores na reserva de recrutamento são do Norte do país e, de acordo com o diretor da Escola Secundária Camões, “na zona de Lisboa, em particular, não vai ser colocado ninguém“.

O Ministério da Educação não respondeu ao matutino sobre o novo regime, apesar de o documento usado nas reuniões com diretores e sindicatos assegure que vai ser adotado, até ao final do presente ano letivo, um “regime excecional e temporário” na ausência de professores que integrem grupos de risco.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …

Banca com nova vaga de saída de trabalhadores e admite despedimentos

Os grandes bancos vão reduzir milhares de trabalhadores este ano, um processo que vem acontecendo desde a última crise mas que em 2021 deverá atingir um novo pico, tendo mesmo BCP e Santander Totta admitido …

Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei. De acordo com a revista Vice, o projeto é …