Já estão online os registos de interesses dos deputados (mas nem todos)

Mário Cruz / Lusa

O Parlamento começou, nesta quinta-feira, a divulgar na Internet os registos de interesse dos deputados e dos membros do Governo. Mas até à altura da redacção deste artigo, ainda não estavam acessíveis todos os dados. Faltam, nomeadamente, as informações sobre os membros do Governo e sobre Rui Rio, André Ventura e Mariana Mortágua, entre outros deputados.

No site do Parlamento, ainda não estão disponíveis os dados dos Registos de Interesse dos membros do Governo de António Costa.

Quanto aos 230 deputados, falta ainda disponibilizar também informações sobre figuras como Rui Rio (PSD), Mariana Mortágua (Bloco de Esquerda), André Ventura (Chega), Bebiana Cunha (PAN) e Joacine Katar Moreira.

Também os Registos de Interesse de Edite Estrela (PS), Maria Antónia de Almeida Santos, Sónia Fertuzinhos e Sérgio Sousa Pinto, do PS, e de Duarte Pacheco, do PSD, não foram ainda divulgados.

Já disponíveis para consulta estão as declarações de Catarina Martins (Bloco de Esquerda), de Jerónimo de Sousa (PCP), de André Silva (PAN) e de João Cotrim de Figueiredo (Iniciativa Liberal), bem como de Pedro Filipe Soares (BE), Cecília Meireles (CDS), João Oliveira (PCP), Inês de Sousa Real (PAN) e José Luís Ferreira (PEV), entre outros.

Destas figuras, destaca-se João Cotrim de Figueiredo que não exerce o cargo de deputado em regime de exclusividade. O deputado do Iniciativa Liberal revela que passou por empresas como o Turismo de Portugal, a Sociedade Ponto Verde, o Montepio Crédito e o Montepio Valor, e que detém 50% na Cotrim de Figueiredo, Lda, uma empresa de alojamento local, e uma participação de menos de 5% na Faber Ventures, uma empresa de “capital de risco”.

Jerónimo de Sousa afiança que é deputado em exclusividade de funções, tal como Catarina Martins que revela ter uma participação de 8%, juntamente com o marido, na Sociedade Logradouro, Lda que se dedica ao turismo rural.

André Silva não tem nada a declarar, além de ser membro da comissão política do PAN.

Nas próximas horas, devem ser disponibilizadas as restantes declarações em falta.

A Lei estipula que os titulares de cargos políticos e altos cargos públicos devem entregar no Tribunal Constitucional e no Parlamento as respectivas declarações de rendimentos, património, interesses, incompatibilidades e impedimentos num prazo máximo de 60 dias após o início das suas funções. Essa data já foi ultrapassada em Dezembro passado, mas os dados só agora estão a ser tornados públicos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Etiópia, os apagões da Internet afetam a vida de milhares de pessoas

A Internet desempenha um papel decisivo na transformação da vida de milhares de etíopes e é por isso que as paralisações têm um enorme impacto económico.  Entre janeiro e o final de março, os habitantes da …

É urgente moldar as áreas urbanas de África para suportar futuras pandemias

Quando o tema é a Covid-19, o poder das cidades provém do número de interações entre pessoas, empresas e mercados que estes centros populacionais permitem. Apesar de todas as suas virtudes, a verdade é que …

Incêndio em Chernobyl pode ter provocado valores de radiação acima do normal

Um fogo florestal atingiu este domingo a zona interditada da central nuclear de Chernobyl, mas as informações sobre o aumento dos níveis de radiação são contraditórias. O fogo já consumiu 100 hectares de floresta, disse Yehor …

Em pânico, os norte-americanos estão a comprar pintainhos para lidar com a pandemia

Todo o mundo está a ser afetado pela pandemia de covid-19, tendo os norte-americanos, inicialmente, corrido aos supermercados para comprar o máximo de papel higiénico possível. Porém, agora, o produto é outro. De acordo com o …

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …