Já estão online os registos de interesses dos deputados (mas nem todos)

Mário Cruz / Lusa

O Parlamento começou, nesta quinta-feira, a divulgar na Internet os registos de interesse dos deputados e dos membros do Governo. Mas até à altura da redacção deste artigo, ainda não estavam acessíveis todos os dados. Faltam, nomeadamente, as informações sobre os membros do Governo e sobre Rui Rio, André Ventura e Mariana Mortágua, entre outros deputados.

No site do Parlamento, ainda não estão disponíveis os dados dos Registos de Interesse dos membros do Governo de António Costa.

Quanto aos 230 deputados, falta ainda disponibilizar também informações sobre figuras como Rui Rio (PSD), Mariana Mortágua (Bloco de Esquerda), André Ventura (Chega), Bebiana Cunha (PAN) e Joacine Katar Moreira.

Também os Registos de Interesse de Edite Estrela (PS), Maria Antónia de Almeida Santos, Sónia Fertuzinhos e Sérgio Sousa Pinto, do PS, e de Duarte Pacheco, do PSD, não foram ainda divulgados.

Já disponíveis para consulta estão as declarações de Catarina Martins (Bloco de Esquerda), de Jerónimo de Sousa (PCP), de André Silva (PAN) e de João Cotrim de Figueiredo (Iniciativa Liberal), bem como de Pedro Filipe Soares (BE), Cecília Meireles (CDS), João Oliveira (PCP), Inês de Sousa Real (PAN) e José Luís Ferreira (PEV), entre outros.

Destas figuras, destaca-se que apenas Inês de Sousa Real e João Cotrim de Figueiredo não exercem o cargo de deputados em regime de exclusividade. A deputada do PAN, que também é deputada municipal em Lisboa, refere que tem uma participação social, através do cônjuge, nas sociedades Berry Dream e Red Fields (avaliada em 18.900 euros) que se dedicam à produção de frutos vermelhos.

No caso de João Cotrim de Figueiredo, o deputado do Iniciativa Liberal revela que passou por empresas como o Turismo de Portugal, a Sociedade Ponto Verde, o Montepio Crédito e o Montepio Valor, e que detém 50% na Cotrim de Figueiredo, Lda, uma empresa de alojamento local, e uma participação de menos de 5% na Faber Ventures, uma empresa de “capital de risco”.

Jerónimo de Sousa afiança que é deputado em exclusividade de funções, tal como Catarina Martins que revela ter uma participação de 8%, juntamente com o marido, na Sociedade Logradouro, Lda que se dedica ao turismo rural.

André Silva não tem nada a declarar, além de ser membro da comissão política do PAN.

Nas próximas horas, devem ser disponibilizadas as restantes declarações em falta.

A Lei estipula que os titulares de cargos políticos e altos cargos públicos devem entregar no Tribunal Constitucional e no Parlamento as respectivas declarações de rendimentos, património, interesses, incompatibilidades e impedimentos num prazo máximo de 60 dias após o início das suas funções. Essa data já foi ultrapassada em Dezembro passado, mas os dados só agora estão a ser tornados públicos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …