Já estão online os registos de interesses dos deputados (mas nem todos)

Mário Cruz / Lusa

O Parlamento começou, nesta quinta-feira, a divulgar na Internet os registos de interesse dos deputados e dos membros do Governo. Mas até à altura da redacção deste artigo, ainda não estavam acessíveis todos os dados. Faltam, nomeadamente, as informações sobre os membros do Governo e sobre Rui Rio, André Ventura e Mariana Mortágua, entre outros deputados.

No site do Parlamento, ainda não estão disponíveis os dados dos Registos de Interesse dos membros do Governo de António Costa.

Quanto aos 230 deputados, falta ainda disponibilizar também informações sobre figuras como Rui Rio (PSD), Mariana Mortágua (Bloco de Esquerda), André Ventura (Chega), Bebiana Cunha (PAN) e Joacine Katar Moreira.

Também os Registos de Interesse de Edite Estrela (PS), Maria Antónia de Almeida Santos, Sónia Fertuzinhos e Sérgio Sousa Pinto, do PS, e de Duarte Pacheco, do PSD, não foram ainda divulgados.

Já disponíveis para consulta estão as declarações de Catarina Martins (Bloco de Esquerda), de Jerónimo de Sousa (PCP), de André Silva (PAN) e de João Cotrim de Figueiredo (Iniciativa Liberal), bem como de Pedro Filipe Soares (BE), Cecília Meireles (CDS), João Oliveira (PCP), Inês de Sousa Real (PAN) e José Luís Ferreira (PEV), entre outros.

Destas figuras, destaca-se que apenas Inês de Sousa Real e João Cotrim de Figueiredo não exercem o cargo de deputados em regime de exclusividade. A deputada do PAN, que também é deputada municipal em Lisboa, refere que tem uma participação social, através do cônjuge, nas sociedades Berry Dream e Red Fields (avaliada em 18.900 euros) que se dedicam à produção de frutos vermelhos.

No caso de João Cotrim de Figueiredo, o deputado do Iniciativa Liberal revela que passou por empresas como o Turismo de Portugal, a Sociedade Ponto Verde, o Montepio Crédito e o Montepio Valor, e que detém 50% na Cotrim de Figueiredo, Lda, uma empresa de alojamento local, e uma participação de menos de 5% na Faber Ventures, uma empresa de “capital de risco”.

Jerónimo de Sousa afiança que é deputado em exclusividade de funções, tal como Catarina Martins que revela ter uma participação de 8%, juntamente com o marido, na Sociedade Logradouro, Lda que se dedica ao turismo rural.

André Silva não tem nada a declarar, além de ser membro da comissão política do PAN.

Nas próximas horas, devem ser disponibilizadas as restantes declarações em falta.

A Lei estipula que os titulares de cargos políticos e altos cargos públicos devem entregar no Tribunal Constitucional e no Parlamento as respectivas declarações de rendimentos, património, interesses, incompatibilidades e impedimentos num prazo máximo de 60 dias após o início das suas funções. Essa data já foi ultrapassada em Dezembro passado, mas os dados só agora estão a ser tornados públicos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Marega e Pepe vão ser alvos de processos disciplinares

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …

Derrocada em Borba. MP acusa oito arguidos de homicídio e violação de regras de segurança

A acusação contra oito arguidos envolvidos na derrocada da pedreira de Borba, em novembro de 2018, já foi deduzida pelo Ministério Público (MP). A informação foi divulgada, esta quarta-feira, pelo Departamento de Investigação e Ação …

Salários mais baixos da Função Pública sobem 10 euros. Férias não aumentam

Esta quarta-feira, o Governo revelou à Frente Comum que os salários mais baixos da Função Pública vão subir 10 euros, em vez de sete. Em relação aos dias de férias, não há abertura. O Jornal de …