Reestruturação da TAP continuará a “massacrar” os contribuintes durante anos, diz Rio

ppdpsd / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O líder do PSD, Rui Rio, acredita que a TAP continuará a absorver “muitos impostos dos portugueses”, afirmando que a reestruturação não resolverá “problema nenhum” e que irá “massacrar” os contribuintes durante anos.

“Estou é preocupado com a situação em particular da TAP”, indicou, sublinhando, durante uma conferência de imprensa após um encontro com o movimento “A Pão e Água” – que se manifesta esta sexta-feira no Porto – que “muitos impostos dos portugueses continuem a ser canalizados” para a empresa.

Em declarações transmitidas pela RTP3, Rio indicou que a reestruturação, “pelo desenho que tenho vindo a ver na comunicação social, parece-me que não vai resolver problema nenhum da TAP”.

“A TAP vai continuar a massacrar anos e anos e anos os portugueses com impostos para pagar muita ineficiência e para pagar salários que estão muito, muito acima daquilo que é o salário normal pago em Portugal para funções de responsável análoga ou equivalente”, acrescentou o social-democrata.

Rio declarou igualmente que o Governo está “a enganar os portugueses” com sucessivos anúncios de apoios que depois demoram a chegar. “A sociedade deve estar a pensar que os empresários da restauração estão bem”, depois de “tantos milhões anunciados pelo Governo”, mas “nada disso”, referiu, depois de receber empresários da restauração.

“O Governo sabe que por algum tempo consegue enganar os portugueses com estes anúncios e iludir as coisas. Não sei se vai conseguir muito tempo, mas tem tido sucesso nisso”, atirou o líder do PSD.

Sobre a medida que leva os sócio-gerentes a receberem dois terços do salário no apoio do Estado, face aos 100% recebidos pelos trabalhadores em ‘lay-off’, Rio indicou: “Continuo sem entender o que é que o Governo do PS tem contra trabalhadores que vivem do seu salário e que juntaram algum dinheiro para montar um negócio que eles próprios gerem”.

O líder do PSD entende que “é uma perseguição” e um “tabu ideológico absolutamente bacoco”. São “trabalhadores como os outros, que ainda por cima arriscaram parte das suas poupanças”, mas que “ainda levam pancada por cima”, apontou.

O valor do apoio aos sócios-gerentes foi aumentado por proposta do PSD, passando a corresponder à remuneração registada como base de incidência contributiva, quando é inferior a 658,22 euros. Quando a remuneração é igual ou superior aos 658 euros, o apoio corresponde a dois terços da remuneração, com limite de três salários mínimos.

Relativamente ao desconfinamento, Rio apontou que deve acontecer por localização, consoante o grau de risco, destacando que essa distinção deve ser feita a nível regional. Na sua opinião, é importante definir metas para esse processo, mas também indicadores para caso haja necessidade de voltar “a confinar”.

“Mal se atinja uma determinada linha vermelha, temos de parar a tempo, para não nos acontecer o que está a acontecer agora – se tivéssemos parado mais cedo, se calhar não precisávamos de parar tanta coisa” e o confinamento não talvez não tivesse de durar tanto tempo, defendeu.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …