Localizadas caixas negras e “duas partes grandes” do avião da AirAsia

As autoridades indonésias anunciaram hoje ter recuperado do mar duas partes grandes do avião da AirAsia, que se despenhou no mar no domingo, com 162 pessoas a bordo, entre as quais a cauda do avião, onde normalmente se encontram as caixas negras do aparelho.

“Com a descoberta de uma mancha de petróleo e de duas partes grandes do avião, posso assegurar-vos que estas são as partes do avião da AirAsia que estávamos à procura“, afirmou o chefe da Agência de Busca e Resgate da Indonésia, Bambang Soelistyo, durante uma conferência de imprensa em Jacarta.

O Airbus 320-200 da companhia aérea de baixo custo malaia descolou no domingo da cidade indonésia de Surabaya, com destino a Singapura.

Um dos objetos tem uma dimensão de 9,4 x 4,8 x 0,4 metros, enquanto o segundo mede 7,2 x 0,5 metros, especificou o mesmo responsável.

“Enquanto falo, estamos a baixar um ROV (veículo submarino operado por controlo remoto) para obter uma imagem real dos objetos detetados no fundo marinho. Encontram-se todos a uma profundidade de 30 metros“, explicou Bambang Soelistyo, indicando, contudo, que uma forte corrente tem tornado difícil operar o ROV.

A Indonésia lançou uma operação internacional de busca e resgate, na qual participam vários países. O mau tempo e a forte ondulação na zona impediram, nos últimos dias, as buscas de vítimas e do aparelho, que se deverá encontrar a uma profundidade de entre 25 e 32 metros.

Até ao momento, foram recuperados 30 corpos durante as buscas, cuja zona foi reduzida, concentrando-se numa área de 1.575 milhas náuticas quadradas – um décimo da superfície rastreada na quinta-feira – com a participação de 29 navios e 17 aviões.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"A situação está caótica": Hospital de Penafiel com vários profissionais infetados

Colaboradores de vários grupos profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, estão infetados com o novo coronavírus, disse esta terça-feira a administração daquela unidade, sem precisar o número de casos. "Tal como em …

"Santo Graal". Cientistas criam o primeiro supercondutor a temperatura ambiente do mundo

Uma equipa de físicos criou o primeiro material capaz de supercondutividade em temperatura ambiente, desenvolvendo um processo que pode ajudar a "quebrar barreiras e abrir a porta a muitas potenciais aplicações". Desde a sua descoberta, há …

Planetas parecidos com a Terra costumam ter "guarda-costas"

Um grupo internacional de astrónomos, liderado por Martin Schlecker do Instituto Max Planck para Astronomia, descobriu que o arranjo de planetas rochosos, gasosos e gelados nos sistemas planetários aparentemente não é aleatório e depende apenas …

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …