Localizadas caixas negras e “duas partes grandes” do avião da AirAsia

As autoridades indonésias anunciaram hoje ter recuperado do mar duas partes grandes do avião da AirAsia, que se despenhou no mar no domingo, com 162 pessoas a bordo, entre as quais a cauda do avião, onde normalmente se encontram as caixas negras do aparelho.

“Com a descoberta de uma mancha de petróleo e de duas partes grandes do avião, posso assegurar-vos que estas são as partes do avião da AirAsia que estávamos à procura“, afirmou o chefe da Agência de Busca e Resgate da Indonésia, Bambang Soelistyo, durante uma conferência de imprensa em Jacarta.

O Airbus 320-200 da companhia aérea de baixo custo malaia descolou no domingo da cidade indonésia de Surabaya, com destino a Singapura.

Um dos objetos tem uma dimensão de 9,4 x 4,8 x 0,4 metros, enquanto o segundo mede 7,2 x 0,5 metros, especificou o mesmo responsável.

“Enquanto falo, estamos a baixar um ROV (veículo submarino operado por controlo remoto) para obter uma imagem real dos objetos detetados no fundo marinho. Encontram-se todos a uma profundidade de 30 metros“, explicou Bambang Soelistyo, indicando, contudo, que uma forte corrente tem tornado difícil operar o ROV.

A Indonésia lançou uma operação internacional de busca e resgate, na qual participam vários países. O mau tempo e a forte ondulação na zona impediram, nos últimos dias, as buscas de vítimas e do aparelho, que se deverá encontrar a uma profundidade de entre 25 e 32 metros.

Até ao momento, foram recuperados 30 corpos durante as buscas, cuja zona foi reduzida, concentrando-se numa área de 1.575 milhas náuticas quadradas – um décimo da superfície rastreada na quinta-feira – com a participação de 29 navios e 17 aviões.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vítimas do franquismo pedem investigação à origem das jóias que a família Franco vai leiloar

A Associação para a Recuperação da Memória Histórica (ARMH), que inclui familiares das vítimas do franquismo, pediu ao Governo espanhol que investigue a origem das jóias que a família Franco vai leiloar. De acordo com …

"Sem dúvida". Montenegro diz que era capaz de derrotar Costa

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro, que é agora candidato à liderança do partido, afirmou, em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, que era capaz de derrotar António Costa.  "Acho que era …

Rússia quer legalizar comércio de 'diamantes de sangue' africanos

Os diamantes exportados da República Centro-Africana estão associados à corrupção, à violência, à guerra civil, a violações e assassinatos. Agora, Moscovo anunciou que quer o fim do embargo internacional, buscando legalizar na totalidade a sua …

Economia abrandou, mas ainda é possível cumprir meta de crescimento

O Produto Interno Bruto cresceu 0,3% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, metade do registado no segundo trimestre, mantendo o ritmo de crescimento, de 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo …

Sporting vai avançar com ação de despejo das claques

A SAD leonina vai avançar com uma ação de despejo para que as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI deixem os espaços que ocupam no Estádio José Alvalade, avança A Bola esta quarta-feira. De …

"Ninguém quer trabalhar" na Casa Pia. Pais em protesto devido à falta de pessoal

Os pais e encarregados de educação do Centro Educativo e Desenvolvimento D. Maria Pia, em Lisboa, vão entregar na segunda-feira um abaixo-assinado à tutela para pedir a abertura de concursos externos para reforço de pessoal …

Trump elogiou Erdogan, depois de uma reunião que descreveu como "maravilhosa e produtiva"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou na quarta-feira o seu relacionamento com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. Os dois líderes encontraram-se para tentar superar várias diferenças, incluindo a situação na Síria e a compra …

MH17. Novas provas revelam contactos frequentes entre a Rússia e separatistas ucranianos

A equipa internacional que conduziu a investigação sobre a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia divulgou novas provas que apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas …

Imunidade diplomática deixa em liberdade suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico

O suspeito de homicídio, na forma tentada, ficou em liberdade depois de ter apresentado o passaporte diplomático às autoridades, que impede que seja detido ou constituído arguido. De acordo com a TVI24, um alto responsável da …

Zivkovic quer rescindir contrato com o Benfica

O extremo sérvio quer chegar a acordo com o Benfica para ficar livre a ano e meio do final do seu contrato mas, pelos vistos, a SAD encarnada nem quer ouvir falar dessa hipótese. De acordo …