Avião da AirAsia caiu em 3 minutos, co-piloto francês estava aos comandos

dr Família Plesel

O francês Remi Emmanuel Plesel, co-piloto do voo QZ8501 da AirAsia

O francês Remi Emmanuel Plesel, co-piloto do voo QZ8501 da AirAsia

O copiloto francês Rémi Plésel estava no comando do avião da AirAsia quando o aparelho caiu no Mar de Java, no mês passado, com 162 pessoas a bordo. A revelação foi feita esta quinta-feira pelos investigadores, sem indicar a causa do acidente.

Acidente da AirAsia

O Airbus A320-200 desapareceu dos radares cerca de meia hora depois de decolar da cidade indonésia de Surabaia com destino a Cingapura, após um pedido para ganhar altitude devido a condições meteorológicas adversas.

Segundo a investigação, o avião fez uma subida abrupta de altitude antes de cair no mar.

Com base nos dados das caixas-pretas, os investigadores apresentaram um relatório preliminar à Organização Internacional da Aviação Civil, obrigatório 30 dias após a data do acidente.

O Comitê Nacional de Segurança dos Transportes da Indonésia revelou esta quinta-feira que o co-piloto francês Rémi Plesel estava ao comando do avião, substituindo o comandante indonésio Iriyanto, um ex-piloto da Força Aérea que “supervisionava o voo”, declarou o responsável pela investigação do comitê, Mardjono Siswosuwarno.

Ertata Lananggalih, outro investigador, confirmou que o piloto tinha procedido a uma ascensão brusca. Em 30 segundos, o avião passou de uma altura de 9.700 metros para 11.400 metros, antes de iniciar a rota de queda em direção ao Mar de Java, que demorou três minutos.

Os investigadores disseram que foi detectada a presença de nuvens de tempestade na região, atiingindo uma altura de até 44 mil pés, no momento do acidente, apesar de não afirmarem que o avião tenha voado na sua direção.

Mardjono Siswosuwarno acrescentou ainda que a aeronave estava em boas condições.

O documento da investigação preliminar não foi tornado público. Mas, segundo as autoridades, o relatório final, que será concluído entre sete e oito meses, será divulgado.

Até agora, foram resgatados 72 corpos de um total de 162 pessoas.

As operações prosseguem para tentar reencontrar os corpos restantes. O Exército indonésio encerrou, esta terça-feira as operações de recuperação dos destroços, depois de terem fracassado os esforços para resgatar a fuselagem do fundo do mar.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …

Taarabt é o terceiro jogador do Benfica infetado com covid-19

O internacional marroquino também testou positivo à covid-19, dois dias antes de o Benfica, que já tinha previstas oito baixas no plantel, defrontar o Rangers para a Liga Europa.  Depois de Darwin Nuñez e Julian Weigl …