Terminam as operações de busca do avião da AirAsia

O exército indonésio pôs fim, esta terça-feira, às operações de recuperação do avião da AirAsia que caiu a 28 de dezembro, após várias tentativas fracassadas de fazer emergir a fuselagem e encontrar mais corpos no mar de Java.

“As nossas forças foram retiradas” da zona de busca, ao largo da ilha do Bornéu, declarou o contra-almirante Widodo, que supervisionava as operações de busca e socorro, cujo equipamentos e pessoal pertenciam maioritariamente ao exército indonésio. “Pedimos desculpa às famílias das vítimas”, acrescentou.

O chefe da agência de busca e socorro indonésia, Bambang Soelistyo, afirmou que seriam mantidos alguns trabalhos. “Vamos continuar a tentar corresponder às expectativas dos familiares das vítimas, mas a operação não terá grande dimensão”, disse.

Até agora, apenas 70 corpos foram recuperados das 162 pessoas que se encontravam a bordo do Airbus A320-200, que efetuava a ligação entre a cidade indonésia de Surabaia e Singapura.

Um porta-voz do exército indonésio, Faud Basya, indicou que a fuselagem estava destruída. “Quando tentamos levantar a fuselagem, partiu-se. Não podemos encontrar mais corpos“, declarou à agência noticiosa francesa AFP.

Desde sábado que as equipas indonésias tentavam fazer emergir a fuselagem, a 30m de profundidade, e à qual fixaram flutuadores gigantes, esperando recuperar vários corpos presos no interior. A fuselagem flutuou durante dois minutos, mas voltou a cair no fundo do mar.

As caixas negras – o gravador de voo que regista os diálogos entre os pilotos e com o controlo aéreo e o segundo gravador com os parâmetros do avião (velocidade, altitude, regime dos motores e outros indicadores) – foram recuperadas e estão a ser analisadas pelos investigadores que deverão apresentar um relatório preliminar na quinta-feira.

Pouco depois de ter levantado voo, o piloto do avião da AirAsia pediu para subir para evitar nuvens ameaçadoras, mas não recebeu autorização imediato do controlo aéreo devido ao tráfego no setor. Pouco depois, o Airbus desapareceu dos radares.

De acordo com o ministro dos Transportes indonésio, Ignasisus Jonan, o avião efetuou uma subida demasiado rápida, antes de parar e despenhar-se no mar.

Um relatório preliminar da agência meteorológica da Indonésia, divulgado no site, indicou que as condições atmosféricas “desencadearam o acidente”. A geada pode ter causada a queda do aparelho, confrontado com nuvens com temperaturas entre -80ºC e -85ºC.

No entanto, vários peritos questionaram esta hipótese, por considerarem que as informações disponíveis eram insuficientes para estabelecer, com exatidão, as causas do acidente.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …