Terminam as operações de busca do avião da AirAsia

O exército indonésio pôs fim, esta terça-feira, às operações de recuperação do avião da AirAsia que caiu a 28 de dezembro, após várias tentativas fracassadas de fazer emergir a fuselagem e encontrar mais corpos no mar de Java.

“As nossas forças foram retiradas” da zona de busca, ao largo da ilha do Bornéu, declarou o contra-almirante Widodo, que supervisionava as operações de busca e socorro, cujo equipamentos e pessoal pertenciam maioritariamente ao exército indonésio. “Pedimos desculpa às famílias das vítimas”, acrescentou.

O chefe da agência de busca e socorro indonésia, Bambang Soelistyo, afirmou que seriam mantidos alguns trabalhos. “Vamos continuar a tentar corresponder às expectativas dos familiares das vítimas, mas a operação não terá grande dimensão”, disse.

Até agora, apenas 70 corpos foram recuperados das 162 pessoas que se encontravam a bordo do Airbus A320-200, que efetuava a ligação entre a cidade indonésia de Surabaia e Singapura.

Um porta-voz do exército indonésio, Faud Basya, indicou que a fuselagem estava destruída. “Quando tentamos levantar a fuselagem, partiu-se. Não podemos encontrar mais corpos“, declarou à agência noticiosa francesa AFP.

Desde sábado que as equipas indonésias tentavam fazer emergir a fuselagem, a 30m de profundidade, e à qual fixaram flutuadores gigantes, esperando recuperar vários corpos presos no interior. A fuselagem flutuou durante dois minutos, mas voltou a cair no fundo do mar.

As caixas negras – o gravador de voo que regista os diálogos entre os pilotos e com o controlo aéreo e o segundo gravador com os parâmetros do avião (velocidade, altitude, regime dos motores e outros indicadores) – foram recuperadas e estão a ser analisadas pelos investigadores que deverão apresentar um relatório preliminar na quinta-feira.

Pouco depois de ter levantado voo, o piloto do avião da AirAsia pediu para subir para evitar nuvens ameaçadoras, mas não recebeu autorização imediato do controlo aéreo devido ao tráfego no setor. Pouco depois, o Airbus desapareceu dos radares.

De acordo com o ministro dos Transportes indonésio, Ignasisus Jonan, o avião efetuou uma subida demasiado rápida, antes de parar e despenhar-se no mar.

Um relatório preliminar da agência meteorológica da Indonésia, divulgado no site, indicou que as condições atmosféricas “desencadearam o acidente”. A geada pode ter causada a queda do aparelho, confrontado com nuvens com temperaturas entre -80ºC e -85ºC.

No entanto, vários peritos questionaram esta hipótese, por considerarem que as informações disponíveis eram insuficientes para estabelecer, com exatidão, as causas do acidente.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …