Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Alejandro Garcia / EPA

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados.

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e 40 óbitos por covid-19. Além de ser o maior aumento diário de infeções e mortes, este é também o dia em que há mais pacientes internados e doentes nos cuidados intensivos.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado esta sexta-feira, Portugal chega a um total de 132.616 casos positivos e 2.428 vítimas mortais. A taxa de crescimento dos novos casos é de 3,29%, a mais alta desde 18 de abril.

Os internamentos e os doentes em cuidados intensivos também atingiram máximos. Há mais 40 camas ocupadas nos hospitais com doentes covid, elevando para um total de 1.834 internados, o valor mais alto desde o início da pandemia.

Também o número de pacientes internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) roça os máximos registados no nosso país: há mais sete pessoas nestas condições, totalizando 269 pacientes.

Das 40 mortes registadas nas últimas 24 horas, 19 ocorreram na região Norte, 13 em Lisboa e Vale do Tejo, três na região Centro, três no Alentejo e duas no Algarve. Nunca se registaram tantos óbitos por covid-19, num só dia, desde o início da pandemia.

De momento, de acordo com os dados da DGS, há 54.486 casos ativos e 75.702 recuperados. Há ainda 64.426 contactos sob vigilância das autoridades de saúde, mais 1.969 do que na véspera.

O Norte do país continua a ser região mais afetada, registando 58,6% dos novos casos, ou seja, 2.474 infeções.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Ainda estamos bem longe disso. Pelas minhas contas teremos no final de dezembro mais de 15 mil casos diários. Em janeiro deverá continuar a subir e provavelmente ainda chegaremos a cenários na casa dos 20 a 25 mil casos diários no final de janeiro. O Governo e o Presidente não querem mas, muito em breve, estaremos todos novamente confinados com teletrabalho e tele-escola. Não há volta a dar.
      Muitos ainda não perceberam, mas a primeira vaga é como uma pequna onda de 1 metro quando comparada com a onda de 6 ou 7 metros que se está a aproximar. E não se esqueça que a primeira vaga já nos apanhou praticamente na Primavera. Nos países Europeus onde chegou no Inverno (Espanha e Itália) os resultados foram dramáticos. Neste segunda vaga nem quero imaginar.

    • Uma coisa é certa. Se na primeira vaga o Costa encheu-se na sondagens, nesta segunda vai cair que nem um tordo. Seja porque não fez bem o trabalho de casa, seja porque o governo tem culpa em muitas más decisões (ou decisões tardias ou inclusivamente ainda por tomar), seja porque o povo não está com paciência para nada, seja porque esta segunda vaga será muito, mas MUITO PIOR QUE A PRIMEIRA. O Bloco de Esquerda já percebeu tudo isto e resolveU descer no primeiro apeadeiro. Um pouco como os ratos quando a embarcação se está a afundar.

RESPONDER

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …