Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Alejandro Garcia / EPA

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados.

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e 40 óbitos por covid-19. Além de ser o maior aumento diário de infeções e mortes, este é também o dia em que há mais pacientes internados e doentes nos cuidados intensivos.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado esta sexta-feira, Portugal chega a um total de 132.616 casos positivos e 2.428 vítimas mortais. A taxa de crescimento dos novos casos é de 3,29%, a mais alta desde 18 de abril.

Os internamentos e os doentes em cuidados intensivos também atingiram máximos. Há mais 40 camas ocupadas nos hospitais com doentes covid, elevando para um total de 1.834 internados, o valor mais alto desde o início da pandemia.

Também o número de pacientes internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) roça os máximos registados no nosso país: há mais sete pessoas nestas condições, totalizando 269 pacientes.

Das 40 mortes registadas nas últimas 24 horas, 19 ocorreram na região Norte, 13 em Lisboa e Vale do Tejo, três na região Centro, três no Alentejo e duas no Algarve. Nunca se registaram tantos óbitos por covid-19, num só dia, desde o início da pandemia.

De momento, de acordo com os dados da DGS, há 54.486 casos ativos e 75.702 recuperados. Há ainda 64.426 contactos sob vigilância das autoridades de saúde, mais 1.969 do que na véspera.

O Norte do país continua a ser região mais afetada, registando 58,6% dos novos casos, ou seja, 2.474 infeções.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Ainda estamos bem longe disso. Pelas minhas contas teremos no final de dezembro mais de 15 mil casos diários. Em janeiro deverá continuar a subir e provavelmente ainda chegaremos a cenários na casa dos 20 a 25 mil casos diários no final de janeiro. O Governo e o Presidente não querem mas, muito em breve, estaremos todos novamente confinados com teletrabalho e tele-escola. Não há volta a dar.
      Muitos ainda não perceberam, mas a primeira vaga é como uma pequna onda de 1 metro quando comparada com a onda de 6 ou 7 metros que se está a aproximar. E não se esqueça que a primeira vaga já nos apanhou praticamente na Primavera. Nos países Europeus onde chegou no Inverno (Espanha e Itália) os resultados foram dramáticos. Neste segunda vaga nem quero imaginar.

    • Uma coisa é certa. Se na primeira vaga o Costa encheu-se na sondagens, nesta segunda vai cair que nem um tordo. Seja porque não fez bem o trabalho de casa, seja porque o governo tem culpa em muitas más decisões (ou decisões tardias ou inclusivamente ainda por tomar), seja porque o povo não está com paciência para nada, seja porque esta segunda vaga será muito, mas MUITO PIOR QUE A PRIMEIRA. O Bloco de Esquerda já percebeu tudo isto e resolveU descer no primeiro apeadeiro. Um pouco como os ratos quando a embarcação se está a afundar.

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …