Recondução de Carlos Costa aprovada com votos do PSD, CDS e PCP

Tiago Petinga / Lusa

O governador do banco de Portugal, Carlos Costa

O governador do banco de Portugal, Carlos Costa

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, com a abstenção do PS, o relatório da audição de Carlos Costa, que o governo decidiu reconduzir para liderar o Banco de Portugal.

A comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública votou nesta quinta-feira o relatório da audição da personalidade indicada pelo governo para ficar à frente do Banco de Portugal, o já governador Carlos Costa: o PSD, o CDS e o PCP votaram a favor, o PS absteve-se e o BE não esteve presente na reunião.

O relatório será agora enviado para o governo que poderá assim nomear oficialmente Carlos Costa para o seu segundo mandato à frente do Banco de Portugal.

Em declarações à Lusa, o presidente da comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, o socialista Eduardo Cabrita, disse que o relatório esta quinta-feira aprovado é “uma acta sem qualquer valoração e transcrevendo a audição” de Carlos Costa.

Eduardo Cabrita explicou que a votação, que esteve agendada para quarta-feira, foi adiada porque os partidos da oposição consideraram que era importante incluir a resposta do governador do Banco de Portugal sobre “porque é que não era possível remeter à comissão a auditoria interna sobre a actuação do Banco de Portugal no Banco Espírito Santo”.

“Essa resposta chegou ontem à tarde e os partidos da oposição disseram que teria de constar do relatório”, o que foi aceite pelo deputado relator, o social-democrata Carlos Santos Silva.

Eduardo Cabrita disse ainda que “essa resposta é grave” porque “fundamenta o não envio ao parlamento da auditoria interna” feita pelo banco central e inclui “um conjunto de considerações muito infelizes sobre as comissões parlamentares”.

Por isso mesmo, acrescentou, o PS solicitou que estas considerações feitas pelo Banco de Portugal sejam enviadas à primeira comissão parlamentar, a de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O PCP com a maioria. Muito bem!! Para quem condenou o trabalho de Carlos Costa no Banco de Portugal, não está nada mal!! Há sempre uma 1ª vez!!

    • Só agora me apercebi desta noticia. Como pode o PCP aprovar o 2ºmandato do Governador de Portugal se ele é reconduzido por aprovação do Conselho de Ministros??? Realmente de informação têm pouco…é de canais desinformativos” como este que a situação deste país se perpetua.
      E a bipolarização partidaria, que certamente agrada a muitos saudosos de tempos idos, é mantida e reforcada neste zap da treta

  2. Segundo rezam os ‘mentideros’ o problema é que o ‘intruja’ era de tal ordem que conseguiu enganar a própria família, o próprio contabilista, colegas, amigos, parceiro, supervisor, ministros, p.república, auditores e certamente a própria esposa excepto a Sonangol.

RESPONDER

Milhares pediram o cancelamento do TV Fest. Festival foi suspenso

O Ministério da Cultura criou um festival televisivo exclusivamente dedicado à música portuguesa em parceria com a RTP, mas o formato e os critérios estão a causar forte polémica no meio. Uma petição pública online …

Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão. Segundo noticiou o Observador, na melhor das …

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …

Secretas alertaram a Casa Branca para o perigo do coronavírus em novembro

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos alertaram o Pentágono e a Casa Branca, no fim de novembro, que o novo coronavírus estava a espalhar-se em Wuhan, avisando que o vírus estaria a mudar o …

Pandemia pode criar mais 520 milhões de pobres

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) conclui que a pandemia do novo coronavírus poderá deixar mais 520 milhões de pessoas a viver com rendimentos inferiores a cinco euros por dia, num cenário de …

Cerca de 20% dos eleitores de Bolsonaro estão arrependidos da escolha

De acordo com uma sondagem divulgada esta quarta-feira, 83% dos inquiridos garantiram não estar arrependidos de terem votado em Jair Bolsonaro e 39% consideram "ruim ou péssima" a gestão do Presidente brasileiro face à crise …