Recibos verdes arriscam ficar sem apoio em abril

Mário Cruz / Lusa

A Segurança Social só vai disponibilizar o formulário para requerer apoio por paragem total de atividade a partir de 1 de abril.

O apoio para minimizar os danos económicos dos trabalhadores independentes que enfrentem paragem total de atividade tem efeito prático no mês seguinte ao da entrega do requerimento. Desta forma, cerca de 315 mil trabalhadores a recibos verdes em Portugal arriscam passar o mês de abril sem o apoio extraordinário de 438 euros.

Segundo a edição do jornal Público, estão em causa os trabalhadores independentes sem trabalho que só recebem o primeiro apoio a partir de maio. Para os que abriram a atividade no início deste ano, o acesso está em dúvida.

O apoio de 438,81 euros é pago a partir do mês seguinte ao da entrada do requerimento, e o formulário só será disponibilizado no portal Segurança Social Direta esta quarta-feira, dia 1 de abril.

Isto significa que ninguém poderá apresentar o requerimento em março para poder beneficiar desta medida governamental já em abril.

O decreto-lei que veio estipular que os trabalhadores independentes que fiquem totalmente sem trabalho por causa da pandemia de coronavírus venham a receber da Segurança Social um apoio extraordinário foi publicado a 14 de março.

Além do apoio que pode chegar aos 438,81 euros mensais, o documento determina ainda que quem passa recibos verdes e esteja nas referidas condições verá as suas contribuições adiadas durante o período em que estiver a beneficiar desta proteção social.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Depois digam mal do ministro holandês
    Exijam é mais dos políticos que temos, obriguem a justiça a funcionar e a penalizar os criminosos dos políticos que tivemos nos últimos 40 anos e depois, verão, teremos dinheiro para muito mais.
    Enquanto for assim, estou totalmente de acordo com o ministro holandês. É só ladrões e quando precisamos do estado eis que ele… não nos dá nada e ainda leva o que pode. Sim porque ao que tudo indica os trabalhadores do layoff vão ter de pagar IRS. Com o nível salarial tão baixo, só mesmo em Portugal, com políticos corruptos e ladrões é que isto poderia ser. Enfim, temos o que merecemos.

RESPONDER

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …

13 de Outubro em Fátima "sim, mas sem peregrinos". Delegada de Saúde espera que a Igreja se "porte bem"

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram "sem peregrinos", esperando que a Igreja se porte "tão bem" como aquando do …

Espanha acusa hackers chineses de roubarem informações de vacina contra coronavírus

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol argumenta que hackers chineses terão, alegadamente, acedido a informações confidenciais sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus. A diretora do CNI, Paz Esteban, alerta para um aumento …

Tribunal de Loures. António Joaquim vai manter-se em liberdade

O Tribunal de Loures decidiu esta sexta-feira manter a medida de coação de termo de identidade e residência a António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, após um pedido …

Mesmo com o aumento de infetados, diminuir a quarentena para 10 dias é uma hipótese

A DGS deverá decidir em breve se o período de quarentena pode ser reduzido de 14 dias para apenas 10 dias, mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo isolado é necessário cumprir …

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …

Em tempos difíceis, Von der Leyen diz que “sempre vi em Portugal um forte aliado"

Numa entrevista, Ursula von der Leyen disse que Portugal terá “a tarefa de liderar” com a recuperação da pandemia quando chegar à presidência do Conselho da UE em 2021. E promete uma proposta “mais humana …

Caso Eurofin. Salgado recebe coima de 4 milhões de euros do Banco de Portugal

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, foi condenado pelo Banco de Portugal a pagar mais uma coima, no valor de quatro milhões de euros, no processo sobre o veículo suíço Eurofin e por operações que lesaram …