Recibos verdes arriscam ficar sem apoio em abril

Mário Cruz / Lusa

A Segurança Social só vai disponibilizar o formulário para requerer apoio por paragem total de atividade a partir de 1 de abril.

O apoio para minimizar os danos económicos dos trabalhadores independentes que enfrentem paragem total de atividade tem efeito prático no mês seguinte ao da entrega do requerimento. Desta forma, cerca de 315 mil trabalhadores a recibos verdes em Portugal arriscam passar o mês de abril sem o apoio extraordinário de 438 euros.

Segundo a edição do jornal Público, estão em causa os trabalhadores independentes sem trabalho que só recebem o primeiro apoio a partir de maio. Para os que abriram a atividade no início deste ano, o acesso está em dúvida.

O apoio de 438,81 euros é pago a partir do mês seguinte ao da entrada do requerimento, e o formulário só será disponibilizado no portal Segurança Social Direta esta quarta-feira, dia 1 de abril.

Isto significa que ninguém poderá apresentar o requerimento em março para poder beneficiar desta medida governamental já em abril.

O decreto-lei que veio estipular que os trabalhadores independentes que fiquem totalmente sem trabalho por causa da pandemia de coronavírus venham a receber da Segurança Social um apoio extraordinário foi publicado a 14 de março.

Além do apoio que pode chegar aos 438,81 euros mensais, o documento determina ainda que quem passa recibos verdes e esteja nas referidas condições verá as suas contribuições adiadas durante o período em que estiver a beneficiar desta proteção social.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Depois digam mal do ministro holandês
    Exijam é mais dos políticos que temos, obriguem a justiça a funcionar e a penalizar os criminosos dos políticos que tivemos nos últimos 40 anos e depois, verão, teremos dinheiro para muito mais.
    Enquanto for assim, estou totalmente de acordo com o ministro holandês. É só ladrões e quando precisamos do estado eis que ele… não nos dá nada e ainda leva o que pode. Sim porque ao que tudo indica os trabalhadores do layoff vão ter de pagar IRS. Com o nível salarial tão baixo, só mesmo em Portugal, com políticos corruptos e ladrões é que isto poderia ser. Enfim, temos o que merecemos.

RESPONDER

Cientistas estão a atirar rochas vulcânicas para telhados (para provar que são perigosas)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Canterbury está a lançar rochas vulcânicas para telhados na Nova Zelândia na esperança de ajudar os habitantes de Auckland a entender os perigos vulcânicos. "Auckland localiza-se num campo vulcânico …

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve nos mapas durante um século

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve durante 100 anos em muito dos principais mapas do continente africano. Acabaria por ser um militar francês, que explorou o rio Níger, a acabar com este "fantasma da …

"Continua a pairar perigosamente". Relógio do Juízo final mantém-se a 100 segundos do Apocalipse

A Humanidade nunca esteve tão perto do Apocalipse, alertam os cientistas responsáveis pelo "Relógio do Juízo Final", que decidiram mantê-lo na mesma posição do ano passado, a 100 segundos da meia-noite. O relógio, que é uma …

A primeira bateria doméstica de hidrogénio armazena três vezes mais energia do que uma da Tesla

Para usar energia solar doméstica, é preciso gerar energia quando o Sol brilha e armazená-la quando não aparece. Para isto, as pessoas usam normalmente sistemas de bateria de lítio. Porém, a empresa australiana Lavo construiu …

Um oásis LGBTQ, Budapeste é posto à prova pelo populismo e pela pandemia

Budapeste é um oásis para a comunidade LGBTQ, mas a cena drag da capital húngara vê-se ameaçada pela pandemia de covid-19 e pelas políticas conservadoras e populistas de Viktor Orbán. Durante muitos anos, Budapeste desfrutou a …

Coreia do Sul "ressuscitou" voz de uma superestrela. Chovem preocupações éticas

Pela primeira vez em 25 anos, a distinta voz da superestrela sul-coreana Kim Kwang-seok será ouvida na televisão nacional. O famoso cantor folk morreu em 1996. De acordo com a CNN, a emissora nacional da Coreia …

Maioria dos países africanos só terá vacinação em massa a partir de 2023

A maioria dos países africanos só terá imunização em massa a partir de 2023, segundo previsão da The Economist Intelligence Unit, que admite que, com o evoluir da pandemia, muitos dos países mais frágeis possam …

Mulher que "morreu" com covid-19 aparece viva 10 dias após funeral

Uma mulher de 85 anos ficou infetada com covid-19 num lar na Galiza, em Espanha. A 13 de janeiro a família de Rogelia Blanco recebeu a informação do lar de que a mulher tinha falecido. …

Familiares de vítimas na China pressionadas a não falar com OMS

As autoridades chinesas estão a pressionar as famílias das primeiras vítimas da covid-19 para que não entrem em contacto com os investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Wuhan, segundo familiares dos falecidos. Mais de …

Falsas vacinas à venda na Internet são grande risco para a saúde

Embora milhões de pessoas tenham sido já vacinadas contra a covid-19 nos países ricos, proliferam as fraudes na Internet com fármacos falsos que representam um grande risco para a saúde, alertaram peritos das Nações Unidas. As …