Recapitalizar a Caixa afinal vai custar 5 mil milhões

Clara Azevedo / Portugal.gov.pt

Primeiro-Ministro António Costa e Ministro das Finanças, Mário Centeno

Primeiro-Ministro António Costa e Ministro das Finanças, Mário Centeno

O Plano de Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pode custar cerca de cinco mil milhões de euros, uma fatura superior aos quatro mil milhões de euros previstos.

A Antena 1 avança que o executivo já mostrou as linhas gerais dos planos de recapitalização ao Bloco de Esquerda (BE) e ao Partido Comunista (PC), que terão dado luz verde ao Governo para avançar. A estratégia para a recapitalização da Caixa deve ser apresentada até ao final da semana pelo Governo.

Para os partidos que apoiam o executivo, relata a Antena 1, o importante é solidificar o banco do Estado, ao mesmo tempo que se evitam despedimentos.

O plano prevê um processo de reestruturação em que cerca de 2.500 trabalhadores serão dispensados, via rescisão amigável ou reforma antecipada – como já tinha sido avançado por Marques Mendes, na semana passada -, e 300 balcões serão encerrados, na maioria no estrangeiro.

De acordo com a TSF, o plano ainda está a ser fechado em Lisboa e já a ser negociado com Bruxelas, mas o objetivo é chegar aos cinco mil milhões. O valor vai depender da forma de contabilização e das exigências da Comissão Europeia.

Grande parte de deste dinheiro – 3,7 mil milhões, de acordo com o JN – servirá para lidar com as imparidades, ou seja, os créditos que não foram recebidos.

Juntam-se mais algumas centenas de milhões para o processo de reestruturação, que o Governo já garantiu não incluir despedimentos, mas apenas saídas para a reforma e redução de balcões e agências externas.

O plano que está a ser negociado com Bruxelas inclui ainda o pagamento dos Coco’s (empréstimos do Estado) feitos em 2012 à CGD, que somam 900 milhões e já deviam ter sido pagos pela instituição em 2015.

Outra parte – cerca de mil milhões de euros – será usada para aumentar a almofada financeira da Caixa, em exigências de reforço de rácios de capitais feitas pelo BCE.

Uma das questões por responder é se o montante será injetado de uma vez pelo Estado, ou se será dividido em partes e anos diferentes.

AF, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto é um desgoverno total, anda tudo á TOA.
    A culpa é dos contribuintes que pagam de contra vontade mas pagam e não ESCORRASSAM dão VOTOS dados.

RESPONDER

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …

Liga belga propõe fim do campeonato e o Club Brugge campeão

A Liga de futebol da Bélgica recomendou esta quinta-feira que se dê por terminada a época 2019/20 do campeonato e a “aceitação da classificação atual” que faz do Clube Brugge campeão, devido ao novo coronavírus …

Pico da pandemia pode ser tardio. "Só saberemos quando começarmos a descer"

A diretora-geral da Saúde disse que ainda não é possível saber quando é que será o pico da covid-19 em Portugal, alertando que este pode ser tardio, uma vez que uma progressão mais lenta da …

"China esconde a severidade deste vírus há meses", acusam serviços secretos dos EUA

Os Estados Unidos concluíram que a China falseou os dados sobre a severidade do novo coronavírus, indica um relatório dos serviços de inteligência norte-americanos divulgado esta quarta-feira a vários senadores. A agência Bloomberg aludiu esta quinta-feira …

Forças Armadas aceitaram líder do CDS como voluntário

O Jornal de Notícias escreve esta quinta-feira que as Forças Armadas aceitaram o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, como voluntário para ajudar nas ações desenvolvidas na luta contra a covid-19 durante o estado …

Portugal duplica capacidade de ventilação. Oito profissionais de saúde nos cuidados intensivos

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quinta-feira a duplicação dos equipamentos de ventilação e garantiu uma distribuição equilibrada dos testes de despistagem. “Entre ofertas, compras e empréstimos, estaremos em condições de duplicar …

Coreia do Norte reitera que não tem infetados. Coreia do Sul desconfia

A Coreia do Norte reafirmou que não regista nenhum caso de coronavírus (covid-19), numa declaração feita por um alto responsável pelo setor da Saúde de Pyongyang citado esta quinta-feira pela Agência France Presse. A Coreia do …