Caixa vai dispensar 2 mil trabalhadores

Mário Cruz / Lusa

Luis Marques Mendes

Luís Marques Mendes revelou que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai sofrer “um plano de reestruturação muito exigente”, que inclui a dispensa de dois mil trabalhadores. 

No seu comentário semanal, Marques Mendes revelou que a dispensa de dois mil trabalhadores, que consta do plano de reestruturação que está a ser preparado, deverá ocorrer em três anos.

Finalmente, disse Marques Mendes, “vai haver um plano de restruturação muito exigente, com uma redução de pessoal muito significativa, de pelo menos dois mil trabalhadores, até 2019, através de rescisões amigáveis”.

“Isto é uma medida muito violenta. Espero que seja com compensações generosas, porque em três anos fazer uma redução desta natureza é socialmente muito violento”, explicou o social-democrata.

O comentador da SIC afirmou que este plano será levado a cabo pela nova administração, liderada por António Domingues, que “vai entrar em funções em julho” e terá sete membros executivos e 12 não-executivos.

“Entre os não-executivos haverá pelo menos dois que são ex-CEO de bancos estrangeiros”, descreveu o ex-líder social-democrata, acrescentando que este “conhecimento da banca estrangeira” poderá ser útil ao banco português.

Marques Mendes confirma ainda que “o valor do aumento de capital vai ser na ordem de quatro mil milhões, o que, a acrescentar aos dois mil milhões de euros anteriores, já dá seis mil milhões“.

Este valor refere-se ao último aumento de capital da Caixa de 2,4 mil milhões, elevando os aumentos de capital com dinheiro do Estado a 6,4 mil milhões.

Por fim, “a outra orientação desse plano de reestruturação é por via do encerramento ou venda de participadas que a Caixa tem no estrangeiro, designadamente em Espanha”, disse Marques Mendes.

“Sucursais, delegações lá fora serão para encerrar ou vender“, com exceção da presença da CGD em África.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Despedem quem trabalha e metem quem faz de conta que trabalhar a dar “consultadoria” a ganhar balurdios. Isto realmente nunca mais tem fim, somente c/ outra guerra p/ voltar á estaca zero.

  2. Para aumentar os honorários dos administradores há dinheiro! Depois despendem os trabalhadores… escumalha! Corruptos! Nojentos!

  3. Classe trabalhadora deste País, que paga Impostos…
    Ora mais uma notícia fantástica!!!
    Despedem-se funcionários, contratam-se parasitas, e tantos
    para uma coisa tão pequena !!!
    Salários dos 19 fantásticos, um deles ao que consta 46.000 € mês,
    eu deduzi já à longo tempo que essa caixeta tinha alguma na manga, cobram em comparação com outros, Taxas Euribor acima dos valores de referência, bem como os Spreds, etc. etc.
    Portanto mais uma da mente maravilhosa de quem nos governa, mais uma para parabéns a vocês.

  4. Não vai ser verdade certamente, para um governo que garantiu mais emprego e tanto condenou o anterior que por acaso até foi vítima da herança deixada por um governo socialista, não vão agora repetir a mesma dose e contradizer tudo o que prometeram ainda há bem pouco tempo e pelo contrário até parecem a estar a engrossar a equipa de gestores escolhidos a dedo para a CGD na área ideológica que sustenta o governo.

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …