“Rebelde” Albuquerque sucede a Jardim à frente do PSD Madeira

MiguelAlbuquerque2012 /Facebook

Miguel Albuquerque, o novo líder do PSD/M

Miguel Albuquerque, o novo líder do PSD/M

O advogado Miguel Albuquerque entrou para a história da vida política da Madeira por ter ousado questionar a liderança de Alberto João Jardim no PSD regional, conseguindo agora suceder-lhe no cargo.

Segundo os dados divulgados pelo PSD/M, Miguel Albuquerque, 53 anos, advogado, derrotou na segunda volta das eleições internas do partido o atual secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira, Manuel António Correia, alcançando 3.949 votos, 64,06% dos votos.

Miguel Filipe Machado de Albuquerque, nascido na capital da Madeira em maio de 1961, licenciado em Direito, exerceu a advocacia, com escritório aberto no Funchal, entre 1986 e 1993, sendo considerado especialista nas áreas do Direito Criminal e de Família.

Divorciado, pai de cinco filhos, é publicamente conhecida a paixão de Albuquerque pela música, sobretudo o jazz, sendo frequente vê-lo a tocar piano em alguns eventos públicos.

As rosas são uma das suas outras paixões, estando ligando a um roseiral na freguesia do Arco de São Jorge, concelho de Santana, no norte da Madeira, onde existe uma coleção com cerca de 17 mil roseiras de mais de 1.700 espécies, considerado “o quarto maior roseiral da Europa”.

Desde muito cedo que se dedicou à política e esteve sempre ligado ao PPD/PSD-Madeira. Foi líder da JSD madeirense, deputado na Assembleia Legislativa da Madeira (1998-1996) e autarca.

Na experiência como autarca, começou por ser eleito para a Câmara Municipal do Funchal, como número dois na lista do PPD, então encabeçada por Virgílio Pereira, mas acabou por substituí-lo no cargo de presidente, quando este se demitiu em “rota de colisão” com o presidente do Governo Regional, devido a divergências sobre as transferências financeiras para principal autarquia da região.

Entre setembro de 1994 e 21 de outubro de 2013, foi o presidente do município funchalense. Venceu com maioria as eleições autárquicas de 1998, 2001, 2005, 2009, cessando estas funções devido às imposições da lei da limitação de mandatos.

No seu percurso político, entre outros cargos, foi presidente da Associação dos Municípios da Madeira (1994-2002), vice-presidente do PSD/Madeira e responsável pelo conselho de jurisdição da estrutura regional do partido.

Chegou a ser considerado um dos ‘delfins’ de Jardim, mas, a dada altura, começaram a surgir notícias das divergências com o líder do PSD/Madeira, de que é exemplo o apoio à candidatura do seu “amigo” Pedro Passos Coelho à liderança nacional do partido, contrariando a preferência da estrutura regional por Paulo Rangel.

Mas foi no final do seu mandato na presidência da Câmara do Funchal que o clima de crispação ficou mais acentuado e Albuquerque foi mesmo o primeiro militante que teve a ousadia de questionar a liderança de cerca de 40 anos do histórico Jardim, anunciando a sua candidatura à presidência do PSD/Madeira, numas eleições diretas disputadas em 2012, das quais saiu derrotado por 142 votos.

O ex-autarca manteve o projeto de “renovar” e implementar um “novo ciclo” na Madeira, voltou a candidatar-se no passado dia 19 de dezembro e foi um dos seis candidatos à sucessão de Jardim.

Numa primeira volta conseguiu ser o mais votado, reunindo 2.992 votos (47,2%) e na segunda ronda alcançou 3.949 (64%), vencendo em 10 dos 11 concelhos e 46 das 54 freguesias da Madeira.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …

Continental vai contratar 300 engenheiros para o Porto

A Continental vai instalar no Porto um centro de desenvolvimento de tecnologias que poderá empregar "cerca de 300 engenheiros" e apoiará o desenvolvimento de soluções para veículos elétricos, condução autónoma e cibersegurança, anunciou esta quarta-feira …

Comissão Europeia aprova comercialização da primeira vacina para o Ébola

A Comissão Europeia anunciou no início da semana que concedeu uma autorização para a comercialização da primeira vacina contra o Ébola, designada Ervebo e produzida pela farmacêutica Merck. A vacina estava a ser produzida desde o …

Facebook lança o seu próprio MB Way

O Facebook lançou nos Estados Unidos uma nova funcionalidade para facilitar pagamentos através das quatro principais aplicações do grupo, que é semelhante ao funcionamento das transações com o MB Way. Em comunicado, Deborah Liu, responsável do …

O dilema dos chumbos, o "engano" de Ventura e o "falso liberal". O primeiro debate aqueceu

O primeiro debate quinzenal da legislatura arrancou esta quarta-feira e ficou marcado pelas retenções até ao 9.º ano - Chumba ou não chumba?, quis saber a direita, bem como pelo aumento do salário mínimo nacional …

Sondagem europeia defende tratado internacional que proíba "robôs assassinos"

Quase três em cada quatro pessoas querem que o seu governo colabore com outros países para proibir sistemas letais de armas autónomas. A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) divulgou esta quarta-feira os resultados de uma …

Pentágono está a criar bactérias que detetam explosivos no subsolo

O Pentágono, em conjunto com a empresa de defesa Raytheon, está a desenvolver um sistema capaz de produzir bactérias geneticamente modificadas no subsolo, com o objetivo de detetar explosivos no subsolo. Neste projeto, iniciado pela Agência …