“Rebelde” Albuquerque sucede a Jardim à frente do PSD Madeira

MiguelAlbuquerque2012 /Facebook

Miguel Albuquerque, o novo líder do PSD/M

Miguel Albuquerque, o novo líder do PSD/M

O advogado Miguel Albuquerque entrou para a história da vida política da Madeira por ter ousado questionar a liderança de Alberto João Jardim no PSD regional, conseguindo agora suceder-lhe no cargo.

Segundo os dados divulgados pelo PSD/M, Miguel Albuquerque, 53 anos, advogado, derrotou na segunda volta das eleições internas do partido o atual secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira, Manuel António Correia, alcançando 3.949 votos, 64,06% dos votos.

Miguel Filipe Machado de Albuquerque, nascido na capital da Madeira em maio de 1961, licenciado em Direito, exerceu a advocacia, com escritório aberto no Funchal, entre 1986 e 1993, sendo considerado especialista nas áreas do Direito Criminal e de Família.

Divorciado, pai de cinco filhos, é publicamente conhecida a paixão de Albuquerque pela música, sobretudo o jazz, sendo frequente vê-lo a tocar piano em alguns eventos públicos.

As rosas são uma das suas outras paixões, estando ligando a um roseiral na freguesia do Arco de São Jorge, concelho de Santana, no norte da Madeira, onde existe uma coleção com cerca de 17 mil roseiras de mais de 1.700 espécies, considerado “o quarto maior roseiral da Europa”.

Desde muito cedo que se dedicou à política e esteve sempre ligado ao PPD/PSD-Madeira. Foi líder da JSD madeirense, deputado na Assembleia Legislativa da Madeira (1998-1996) e autarca.

Na experiência como autarca, começou por ser eleito para a Câmara Municipal do Funchal, como número dois na lista do PPD, então encabeçada por Virgílio Pereira, mas acabou por substituí-lo no cargo de presidente, quando este se demitiu em “rota de colisão” com o presidente do Governo Regional, devido a divergências sobre as transferências financeiras para principal autarquia da região.

Entre setembro de 1994 e 21 de outubro de 2013, foi o presidente do município funchalense. Venceu com maioria as eleições autárquicas de 1998, 2001, 2005, 2009, cessando estas funções devido às imposições da lei da limitação de mandatos.

No seu percurso político, entre outros cargos, foi presidente da Associação dos Municípios da Madeira (1994-2002), vice-presidente do PSD/Madeira e responsável pelo conselho de jurisdição da estrutura regional do partido.

Chegou a ser considerado um dos ‘delfins’ de Jardim, mas, a dada altura, começaram a surgir notícias das divergências com o líder do PSD/Madeira, de que é exemplo o apoio à candidatura do seu “amigo” Pedro Passos Coelho à liderança nacional do partido, contrariando a preferência da estrutura regional por Paulo Rangel.

Mas foi no final do seu mandato na presidência da Câmara do Funchal que o clima de crispação ficou mais acentuado e Albuquerque foi mesmo o primeiro militante que teve a ousadia de questionar a liderança de cerca de 40 anos do histórico Jardim, anunciando a sua candidatura à presidência do PSD/Madeira, numas eleições diretas disputadas em 2012, das quais saiu derrotado por 142 votos.

O ex-autarca manteve o projeto de “renovar” e implementar um “novo ciclo” na Madeira, voltou a candidatar-se no passado dia 19 de dezembro e foi um dos seis candidatos à sucessão de Jardim.

Numa primeira volta conseguiu ser o mais votado, reunindo 2.992 votos (47,2%) e na segunda ronda alcançou 3.949 (64%), vencendo em 10 dos 11 concelhos e 46 das 54 freguesias da Madeira.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …