“Rebelde” Albuquerque sucede a Jardim à frente do PSD Madeira

MiguelAlbuquerque2012 /Facebook

Miguel Albuquerque, o novo líder do PSD/M

Miguel Albuquerque, o novo líder do PSD/M

O advogado Miguel Albuquerque entrou para a história da vida política da Madeira por ter ousado questionar a liderança de Alberto João Jardim no PSD regional, conseguindo agora suceder-lhe no cargo.

Segundo os dados divulgados pelo PSD/M, Miguel Albuquerque, 53 anos, advogado, derrotou na segunda volta das eleições internas do partido o atual secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira, Manuel António Correia, alcançando 3.949 votos, 64,06% dos votos.

Miguel Filipe Machado de Albuquerque, nascido na capital da Madeira em maio de 1961, licenciado em Direito, exerceu a advocacia, com escritório aberto no Funchal, entre 1986 e 1993, sendo considerado especialista nas áreas do Direito Criminal e de Família.

Divorciado, pai de cinco filhos, é publicamente conhecida a paixão de Albuquerque pela música, sobretudo o jazz, sendo frequente vê-lo a tocar piano em alguns eventos públicos.

As rosas são uma das suas outras paixões, estando ligando a um roseiral na freguesia do Arco de São Jorge, concelho de Santana, no norte da Madeira, onde existe uma coleção com cerca de 17 mil roseiras de mais de 1.700 espécies, considerado “o quarto maior roseiral da Europa”.

Desde muito cedo que se dedicou à política e esteve sempre ligado ao PPD/PSD-Madeira. Foi líder da JSD madeirense, deputado na Assembleia Legislativa da Madeira (1998-1996) e autarca.

Na experiência como autarca, começou por ser eleito para a Câmara Municipal do Funchal, como número dois na lista do PPD, então encabeçada por Virgílio Pereira, mas acabou por substituí-lo no cargo de presidente, quando este se demitiu em “rota de colisão” com o presidente do Governo Regional, devido a divergências sobre as transferências financeiras para principal autarquia da região.

Entre setembro de 1994 e 21 de outubro de 2013, foi o presidente do município funchalense. Venceu com maioria as eleições autárquicas de 1998, 2001, 2005, 2009, cessando estas funções devido às imposições da lei da limitação de mandatos.

No seu percurso político, entre outros cargos, foi presidente da Associação dos Municípios da Madeira (1994-2002), vice-presidente do PSD/Madeira e responsável pelo conselho de jurisdição da estrutura regional do partido.

Chegou a ser considerado um dos ‘delfins’ de Jardim, mas, a dada altura, começaram a surgir notícias das divergências com o líder do PSD/Madeira, de que é exemplo o apoio à candidatura do seu “amigo” Pedro Passos Coelho à liderança nacional do partido, contrariando a preferência da estrutura regional por Paulo Rangel.

Mas foi no final do seu mandato na presidência da Câmara do Funchal que o clima de crispação ficou mais acentuado e Albuquerque foi mesmo o primeiro militante que teve a ousadia de questionar a liderança de cerca de 40 anos do histórico Jardim, anunciando a sua candidatura à presidência do PSD/Madeira, numas eleições diretas disputadas em 2012, das quais saiu derrotado por 142 votos.

O ex-autarca manteve o projeto de “renovar” e implementar um “novo ciclo” na Madeira, voltou a candidatar-se no passado dia 19 de dezembro e foi um dos seis candidatos à sucessão de Jardim.

Numa primeira volta conseguiu ser o mais votado, reunindo 2.992 votos (47,2%) e na segunda ronda alcançou 3.949 (64%), vencendo em 10 dos 11 concelhos e 46 das 54 freguesias da Madeira.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …