“Rebelde” Albuquerque sucede a Jardim à frente do PSD Madeira

MiguelAlbuquerque2012 /Facebook

Miguel Albuquerque, o novo líder do PSD/M

Miguel Albuquerque, o novo líder do PSD/M

O advogado Miguel Albuquerque entrou para a história da vida política da Madeira por ter ousado questionar a liderança de Alberto João Jardim no PSD regional, conseguindo agora suceder-lhe no cargo.

Segundo os dados divulgados pelo PSD/M, Miguel Albuquerque, 53 anos, advogado, derrotou na segunda volta das eleições internas do partido o atual secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira, Manuel António Correia, alcançando 3.949 votos, 64,06% dos votos.

Miguel Filipe Machado de Albuquerque, nascido na capital da Madeira em maio de 1961, licenciado em Direito, exerceu a advocacia, com escritório aberto no Funchal, entre 1986 e 1993, sendo considerado especialista nas áreas do Direito Criminal e de Família.

Divorciado, pai de cinco filhos, é publicamente conhecida a paixão de Albuquerque pela música, sobretudo o jazz, sendo frequente vê-lo a tocar piano em alguns eventos públicos.

As rosas são uma das suas outras paixões, estando ligando a um roseiral na freguesia do Arco de São Jorge, concelho de Santana, no norte da Madeira, onde existe uma coleção com cerca de 17 mil roseiras de mais de 1.700 espécies, considerado “o quarto maior roseiral da Europa”.

Desde muito cedo que se dedicou à política e esteve sempre ligado ao PPD/PSD-Madeira. Foi líder da JSD madeirense, deputado na Assembleia Legislativa da Madeira (1998-1996) e autarca.

Na experiência como autarca, começou por ser eleito para a Câmara Municipal do Funchal, como número dois na lista do PPD, então encabeçada por Virgílio Pereira, mas acabou por substituí-lo no cargo de presidente, quando este se demitiu em “rota de colisão” com o presidente do Governo Regional, devido a divergências sobre as transferências financeiras para principal autarquia da região.

Entre setembro de 1994 e 21 de outubro de 2013, foi o presidente do município funchalense. Venceu com maioria as eleições autárquicas de 1998, 2001, 2005, 2009, cessando estas funções devido às imposições da lei da limitação de mandatos.

No seu percurso político, entre outros cargos, foi presidente da Associação dos Municípios da Madeira (1994-2002), vice-presidente do PSD/Madeira e responsável pelo conselho de jurisdição da estrutura regional do partido.

Chegou a ser considerado um dos ‘delfins’ de Jardim, mas, a dada altura, começaram a surgir notícias das divergências com o líder do PSD/Madeira, de que é exemplo o apoio à candidatura do seu “amigo” Pedro Passos Coelho à liderança nacional do partido, contrariando a preferência da estrutura regional por Paulo Rangel.

Mas foi no final do seu mandato na presidência da Câmara do Funchal que o clima de crispação ficou mais acentuado e Albuquerque foi mesmo o primeiro militante que teve a ousadia de questionar a liderança de cerca de 40 anos do histórico Jardim, anunciando a sua candidatura à presidência do PSD/Madeira, numas eleições diretas disputadas em 2012, das quais saiu derrotado por 142 votos.

O ex-autarca manteve o projeto de “renovar” e implementar um “novo ciclo” na Madeira, voltou a candidatar-se no passado dia 19 de dezembro e foi um dos seis candidatos à sucessão de Jardim.

Numa primeira volta conseguiu ser o mais votado, reunindo 2.992 votos (47,2%) e na segunda ronda alcançou 3.949 (64%), vencendo em 10 dos 11 concelhos e 46 das 54 freguesias da Madeira.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Máscaras e luvas usadas para proteger contra covid-19 enchem rios europeus

Os principais rios da Europa estão cheios de máscaras cirúrgicas e luvas médicas descartadas por pessoas que utilizaram estes equipamentos para se protegem contra o novo coronavírus, denunciaram cientistas. Segundo noticiou na segunda-feira a agência AFP, …

Dez milhões de crianças "podem nunca voltar à escola" após coronavírus

A pandemia de coronavírus causou uma "emergência educacional sem precedentes", com 9,7 milhões de crianças afetadas pelo encerramento de escolas em risco de nunca voltar às aulas, alertou na segunda-feira a Organização Não Governamental (ONG) …

Nos Estados Unidos, há uma máquina obsoleta a dificultar a resposta à pandemia. Chama-se fax

O facto de vários departamentos de saúde pública norte-americanos ainda utilizarem o fax para trocarem informação com hospitais, centros de saúde e laboratórios que realizam testes de deteção do novo coronavírus é um grande problema …

Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da …

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil. Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, …

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …