Miguel Albuquerque vence primeira volta da sucessão a João Jardim

MiguelAlbuquerque2012 /Facebook

Miguel Albuquerque

Miguel Albuquerque

Miguel Albuquerque foi o candidato mais votado nas eleições internas do PSD/Madeira, com 46,71% dos votos, mas tem de disputar  a 29 de Dezembro uma segunda volta com o actual secretário do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, que recolheu 27,81%.

Além de Miguel Albuquerque e Manuel António Correia, na corrida à liderança do PSD/M estiveram mais quatro candidatos: João Cunha e Silva (15,97%), Miguel de Sousa (5,38%), Sérgio Marques (2,31%) e Jaime Ramos (0,72%).

O candidato mais votado, Miguel Albuquerque, considerou que obteve uma “vitória concludente” e que os militantes disseram que querem a renovação do partido.

“Esta vitória é concludente, porque em 54 freguesias a minha candidatura venceu 42, em 11 concelhos venceu em 10 e tivemos uma percentagem de 47,5%, com seis candidatos”, declarou Miguel Albuquerque.

Depois de cumprimentar os companheiros que participaram nesta corrida à liderança, Albuquerque considerou que o debate interno “foi um exemplo de maturidade democrática na estrutura esclerosada, monopolista do pensamento único, vigente no PSD/Madeira nos últimos anos”.

“O que aconteceu nestas eleições é a prova de que estas eleições internas serviram para romper com o ‘status quo’ e os militantes vieram dizer que não querem mais do mesmo e querem a renovação do partido”, salientou o ex-autarca do Funchal.

O PSD/Madeira nunca mais será um partido de pensamento único”, acrescentou.

PSD / Flickr

Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim

Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim

Jardim diz que é preciso “aceitar” candidato democraticamente

O presidente do PSD/Madeira, Alberto João Jardim, afirmou hoje que “é preciso aceitar” o líder que for eleito nas eleições internas, que na primeira volta foram disputadas por seis candidatos.

“Seja quem for o líder democraticamente eleito, é preciso aceitar seja quem for”, declarou Jardim, o co-fundador do PSD/Madeira e o seu líder de sempre, quando votava, na sede do partido na freguesia de Santa Luzia, no Funchal.

O responsável social-democrata madeirense afirmou “estar satisfeito” por ao fim destes anos o “partido estar a fazer eleições normais” e ter sido “capaz de gerar seis candidatos”.

“As eleições decorrem como eu as desenhei. O meu serviço está feito”, disse.

O congresso do PSD/Madeira está agendado para 12 de Janeiro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Produtores de vinagre italiano perdem batalha pela exclusividade do termo "balsâmico"

Os produtores de vinagre italiano de Modena reclamavam a exclusividade do termo "balsâmico". O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) não lhes deu razão. Segundo a BBC, o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) …

Catarina Martins desvaloriza críticas internas. BE "é o partido mais plural da sociedade portuguesa"

Catarina Martins disse ser natural que sejam apresentadas várias moções à convenção do partido. Alguns membros apontam falta de debate interno, críticas relativizadas pela coordenadora. Catarina Martins considerou natural que se apresentem várias moções à convenção …

Homens e mulheres já podem entrar juntos em restaurantes na Arábia Saudita

A Arábia Saudita acabou com a exigência de entradas separadas em restaurantes para homens e mulheres e com a separação entre sexos à mesa. Até agora era obrigatório ter uma entrada para famílias e mulheres …

Exército japonês pediu uma escrava sexual para cada 70 soldados na II Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército do Japão pediu ao Governo que fornecesse uma escrava sexual para cada 70 soldados, de acordo com documentos históricos analisados pela agência de notícias nipónica Kyodo News. Os 23 …

Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos na terça-feira

Mário Centeno apresenta aos partidos, esta terça-feira, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado. Só o Livre fica de fora por "impedimento de agenda". O Governo apresenta amanhã, dia 10 de dezembro, as linhas …

Amianto. Fenprof vai apresentar queixa em Bruxelas

A Fenprof acusa o Governo português de não cumprir a diretiva comunitária que impõe a retirada de amianto de edifícios públicos, incluindo escolas. A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia …

Luís Maximiano: "Battaglia levou com o garrafão de água e o Misic com um cinto na cara"

O guarda-redes do Sporting disse esta segunda-feira que ficou “bloqueado e sem reação” durante o ataque à Academia de Alcochete, descrevendo as agressões aos colegas de equipa, após a entrada no balneário de mais de …

Peritos da Ordem admitem práticas ilícitas na venda de produtos no BES e Banif

Os peritos da Ordem dos Advogados que analisaram as reclamações de lesados do BES e do Banif disseram esta segunda-feira aos jornalistas que encontraram indícios de práticas ilícitas na venda de produtos financeiros por aqueles …

Já há rascunho do acordo da COP25 (mas nada está ainda totalmente fechado)

Esta segunda-feira arranca a semana decisiva, depois de uma semana de trabalho técnico ara definir as linhas que vão dar origem ao documento final da 25.ª Convenção das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas …

Novos escalões de IRS só serão criados "a meio da legislatura"

Esta segunda-feira, o Governo disse aos parceiros sociais que só deverão acontecer "mexidas no IRS", nomeadamente a criação de novos escalões, a meio desta legislatura. O Governo de António Costa confirmou aos parceiros sociais que a …