Miguel Albuquerque vence primeira volta da sucessão a João Jardim

MiguelAlbuquerque2012 /Facebook

Miguel Albuquerque

Miguel Albuquerque

Miguel Albuquerque foi o candidato mais votado nas eleições internas do PSD/Madeira, com 46,71% dos votos, mas tem de disputar  a 29 de Dezembro uma segunda volta com o actual secretário do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, que recolheu 27,81%.

Além de Miguel Albuquerque e Manuel António Correia, na corrida à liderança do PSD/M estiveram mais quatro candidatos: João Cunha e Silva (15,97%), Miguel de Sousa (5,38%), Sérgio Marques (2,31%) e Jaime Ramos (0,72%).

O candidato mais votado, Miguel Albuquerque, considerou que obteve uma “vitória concludente” e que os militantes disseram que querem a renovação do partido.

“Esta vitória é concludente, porque em 54 freguesias a minha candidatura venceu 42, em 11 concelhos venceu em 10 e tivemos uma percentagem de 47,5%, com seis candidatos”, declarou Miguel Albuquerque.

Depois de cumprimentar os companheiros que participaram nesta corrida à liderança, Albuquerque considerou que o debate interno “foi um exemplo de maturidade democrática na estrutura esclerosada, monopolista do pensamento único, vigente no PSD/Madeira nos últimos anos”.

“O que aconteceu nestas eleições é a prova de que estas eleições internas serviram para romper com o ‘status quo’ e os militantes vieram dizer que não querem mais do mesmo e querem a renovação do partido”, salientou o ex-autarca do Funchal.

O PSD/Madeira nunca mais será um partido de pensamento único”, acrescentou.

PSD / Flickr

Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim

Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim

Jardim diz que é preciso “aceitar” candidato democraticamente

O presidente do PSD/Madeira, Alberto João Jardim, afirmou hoje que “é preciso aceitar” o líder que for eleito nas eleições internas, que na primeira volta foram disputadas por seis candidatos.

“Seja quem for o líder democraticamente eleito, é preciso aceitar seja quem for”, declarou Jardim, o co-fundador do PSD/Madeira e o seu líder de sempre, quando votava, na sede do partido na freguesia de Santa Luzia, no Funchal.

O responsável social-democrata madeirense afirmou “estar satisfeito” por ao fim destes anos o “partido estar a fazer eleições normais” e ter sido “capaz de gerar seis candidatos”.

“As eleições decorrem como eu as desenhei. O meu serviço está feito”, disse.

O congresso do PSD/Madeira está agendado para 12 de Janeiro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …