Miguel Albuquerque vence primeira volta da sucessão a João Jardim

MiguelAlbuquerque2012 /Facebook

Miguel Albuquerque

Miguel Albuquerque

Miguel Albuquerque foi o candidato mais votado nas eleições internas do PSD/Madeira, com 46,71% dos votos, mas tem de disputar  a 29 de Dezembro uma segunda volta com o actual secretário do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, que recolheu 27,81%.

Além de Miguel Albuquerque e Manuel António Correia, na corrida à liderança do PSD/M estiveram mais quatro candidatos: João Cunha e Silva (15,97%), Miguel de Sousa (5,38%), Sérgio Marques (2,31%) e Jaime Ramos (0,72%).

O candidato mais votado, Miguel Albuquerque, considerou que obteve uma “vitória concludente” e que os militantes disseram que querem a renovação do partido.

“Esta vitória é concludente, porque em 54 freguesias a minha candidatura venceu 42, em 11 concelhos venceu em 10 e tivemos uma percentagem de 47,5%, com seis candidatos”, declarou Miguel Albuquerque.

Depois de cumprimentar os companheiros que participaram nesta corrida à liderança, Albuquerque considerou que o debate interno “foi um exemplo de maturidade democrática na estrutura esclerosada, monopolista do pensamento único, vigente no PSD/Madeira nos últimos anos”.

“O que aconteceu nestas eleições é a prova de que estas eleições internas serviram para romper com o ‘status quo’ e os militantes vieram dizer que não querem mais do mesmo e querem a renovação do partido”, salientou o ex-autarca do Funchal.

O PSD/Madeira nunca mais será um partido de pensamento único”, acrescentou.

PSD / Flickr

Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim

Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim

Jardim diz que é preciso “aceitar” candidato democraticamente

O presidente do PSD/Madeira, Alberto João Jardim, afirmou hoje que “é preciso aceitar” o líder que for eleito nas eleições internas, que na primeira volta foram disputadas por seis candidatos.

“Seja quem for o líder democraticamente eleito, é preciso aceitar seja quem for”, declarou Jardim, o co-fundador do PSD/Madeira e o seu líder de sempre, quando votava, na sede do partido na freguesia de Santa Luzia, no Funchal.

O responsável social-democrata madeirense afirmou “estar satisfeito” por ao fim destes anos o “partido estar a fazer eleições normais” e ter sido “capaz de gerar seis candidatos”.

“As eleições decorrem como eu as desenhei. O meu serviço está feito”, disse.

O congresso do PSD/Madeira está agendado para 12 de Janeiro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …