Rastreio em Wuhan revela que (afinal) os assintomáticos podem não transmitir SARS-CoV-2

Desde o início da pandemia que são muitas as teorias sobre a covid-19. Agora, um novo estudo sugere que afinal os assintomáticos podem não ser infecciosos.

O estudo foi feito entre maio e junho na cidade chinesa de Wuhan – a cidade onde alegadamente começou a covid-19. A pesquisa envolveu quase toda a população (dez milhões de pessoas) e agora foi publicada na revista Nature, mostrando que os portadores assintomáticos do vírus não contagiam as outras pessoas.

A equipa de investigadores analisou cerca de 9,9 milhões de pessoas, ou seja, 92,9% da população. Durante a pesquisa, não foi detetado nenhum caso positivo sintomático de covid-19, mas registaram-se 300 assintomáticos. Perante estes dados o estudo concluiu que “não houve evidência de transmissão de pessoas positivas assintomáticas para contactos próximos rastreados”.



De acordo com o texto publicado na revista científica, “estudos anteriores demonstraram que indivíduos assintomáticos infetados com o vírus SARS-CoV-2 eram infecciosos, podendo posteriormente tornar-se sintomáticos”.

Contudo, “no presente estudo, a cultura do vírus foi realizada em amostras de casos positivos assintomáticos, e não foi encontrado nenhum vírus SARS-CoV-2 viável”. Isto significa que “todos os contactos próximos dos casos positivos assintomáticos tiveram resultados negativos, indicando que os casos positivos assintomáticos detetados neste estudo provavelmente não eram infecciosos“, pode ler-se no documento.

Por outro lado, “a cultura de vírus de laboratório existente e os estudos genéticos mostraram que a virulência do vírus SARS-CoV-2 pode enfraquecer com o tempo, e as pessoas recém-infetadas eram mais propensas a ser assintomáticas e com uma carga viral mais baixa do que os casos infetados há mais tempo”.

Ainda assim, os especialistas afirmam que “é muito cedo para ser complacente, devido à existência de casos positivos assintomáticos e ao alto nível de suscetibilidade em residentes em Wuhan”.

Consideram ainda que “as medidas de saúde pública para a prevenção e controle da epidemia de covid-19, incluindo o uso de máscaras, mantendo o distanciamento social seguro em Wuhan, devem ser mantidas. Especialmente, as populações vulneráveis devem continuar a ser protegidas de forma adequada”.

Segundo o DN, o estudo também encontrou 107 casos de pessoas que já tinham sido dadas como recuperadas e que voltaram a dar positivo, de forma assistemática, nos novos testes. Porém, também essas não tinham infetado nenhum contacto próximo.

  ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Então se os chinos insistem que a pandemia começou fora da China como é que o Mundo contaminado por eles, pode meter Wuhan, na treta deles, no meio da crise se foram os estrangeiros que levaram o Sars-CoV-2 para a China? O Mundo inteiro contra? Não é possível, eles são inocentes, nem sequer laboratórios de pesquisa têm?

    • Tem calma porque começa a aparecer provas que o vírus já circulava na Italia e na Espanha (Barcelona) antes de Novembro do ano passado.

      Neste momento sabe-se muito pouco sobre o Vírus e as suas mutações, pode que a vacina seja eficaz … ou não (se houver mais mutações), pode que tenha aparecido na Europa … ou não.

      O problema é que para se aprender é preciso fazer estudos e depois olhar para esse estudos e questionar-los, depois corrigir as premissas erradas no estudo e voltar a fazer-lo e refazer-lo, outra e outra vez até que ninguém consiga questionar-lo.
      Infelizmente os media, especialmente os televisivos, escolhem os estudos que lhe interessam para criar pânico e mostram como certezas … pior que isso, os governantes e mesmo algum responsáveis de comunidades que se esperariam ser mais sensatos na pesquisa de informação (como dos médicos) usam estas noticias e estudos para tomar medidas sem realmente entenderem o que estão a fazer e ignorando tudo e todos os que divergem da sua agenda política.

  2. Pergunto:
    Porque é que O MUNDO INTEIRO está a braços com a pandemia e os chinos limpinhos?….
    Não será porque quando mandaram o vírus cá para fora já tinham vacina e imunizado toda a população?

    • Naturalmente! Infectaram o Mundo para serem eles a dominar mais uma vez esse mesmo Mundo mas tiveram azar porque há gente mais inteligente que lhe passaram a perna e aí estão com vacinas adequadas ao pessoal e eles chucham nos dedos e dão as vacinas deles aos desgraçados que servirão de cobaias para as experiências desses trafulhas de olhos em bico.

  3. Os chinos só são inteligentes a fazer o mal! E os ceguinhos ocidentais ainda não perceberam que eles querem dominar o Mundo e começaram por colocar milhares dos seus compatriotas em todos os países ocidentais porque os governos destes, andam todos a dormir.

  4. A China do genocida Xi Jinping e dos criminosos do PC chinês não é de todo confiável.

    1. Os testes são uma treta, detectam tudo e mais alguma coisa, incluindo eventualmente o vírus chinês de Wuhan.
    2. Ainda estão a correr notícias sobre a perigosidade nos contágios dos assintomáticos, e a China vem agora dizer que os assintomáticos não infectam ninguém.
    3. A ser verdade que o vírus chinês de Wuhan pode viajar “à borla” nas exportações / importações entre países, isso explicaria por que o vírus chinês foi e continua a ser enviado através do mundo inteiro.

    Nem a China comunista, nem a vacina chinesa, nem os produtos chineses, nem sequer a opinião veiculada pelo Partido Comunista ou por cientistas chineses são, de todo, confiáveis!

    Boicotem MADE IN CHINA!

    Se os dirigentes mundiais fossem mais sábios e prudentes, isolariam de novo a China, quer a nível comercial como a nível diplomático. A China comunista não aceita a democracia nem respeita os direitos humanos e esconde os seus hediondos crimes sob a designação de “assuntos internos”! Há que “interná-la”!

RESPONDER

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …