Investigadores garantem que covid-19 já circulava em Itália em setembro de 2019

As autoridades italianas já tinham dado conta de um surto invulgarmente forte de pneumonia e gripe na Lombardia no último trimestre de 2019. Agora, os dados confirmam que a covid-19 já circulava nessa altura. OMS diz que está a rever os dados desta investigação.

Itália foi um dos mais afetados do mundo durante a primeira vaga, e agora as coisas voltam a complicar-se novamente, visto que nos últimos o país tem vindo a ter um elevado número de infetados e de mortes.

Contudo, de acordo com dados do Instituo Nacional do Cancro, o novo coronavírus já circulava em Itália, mais concretamente na cidade de Milão, em setembro de 2019. Os dados indicam que o vírus poderá ter-se espalhado em Itália mais cedo do que se pensava inicialmente, e isso pode explicar a situação caótica que o país viveu nos meses da primavera.

A Organização Mundial da Saúde tinha dito que não havia registo de casos de Covid-19 antes de ter sido dado a conhecer o surto em Wuhan, na China, em dezembro do ano passado, mas sempre assumiu que não pode excluir-se a possibilidade de o vírus ter circulado antes dessa data.

Ontem, a OMS referiu que está a rever os resultados desta investigação italiana e que vai procurar esclarecer a questão, uma vez que até agora, o primeiro caso de covid-19 conhecido em Itália tinha sido detetado numa pequena vila perto de Milão, a 21 de fevereiro de 2020.

Os novos dados demonstram que 11,6% dos 959 voluntários saudáveis que se inscreveram num despiste de cancro do pulmão entre setembro de 2019 e março de 2020 já tinham desenvolvido anticorpos para o coronavírus antes de fevereiro.

Uma outra pesquisa sobre anticorpos para a covid-19, levada a cabo pela Universidade de Siena no âmbito do mesmo estudo, mostra que quatro casos de doença registados em outubro de 2019 já tinham anticorpos, o que revela que já tinham sido infetados anteriormente, diz a Renascença.

Giovanni Apolone, um dos autores do estudo, explica à Reuters que “o resultado principal” da investigação é que “as pessoas sem sintomas não só acusaram positivo depois dos testes serológicos, como também já tinham anticorpos capazes de matar o vírus“.

Segundo o especialista, “isso significa que o novo coronavírus pode circular durante muito tempo e com baixas taxas de mortalidade sem que isso signifique que está a desaparecer, e depois surge de novo.”

Investigadores italianos disseram à Reuters em março que tinham detetado um número mais elevado de casos de pneumonia e de gripe na Lombardia em finais de 2019, pensando por isso que o novo coronavírus já poderia ter circulado antes do que se pensava.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. O segredo está no queijo. Queijo Camembert causou o surto em Wuhan mas o queijo Parmesan transportado por uma Pizza de Quatro Queijos aterrou na França em cima de um Brie. Simples
    Mas ainda hão de ser capazes de culpar o queijo da Serra por não ter sido bem curado e de estar situado em nível superior, que facilita a distribuição.

    • gostei do comentário irónico, eu não diria melhor.
      também estou cansado de tanto diz que disse, tantas descobertas velhas sem acrescentar nada de novo.

  2. Bom, para estar à altura dos comentários já feitos, vou dizer que foi o Trump que mandou a Pfizer cozinhar este virus! Infelizmente, devido a um problema de logística, teve de passar primeiro por espanha, itália…;D

  3. Isto é tudo uma cavala daqueles senhores que mandam nisto tudo e que á quem diga terem ligações a ETs e terraplanistas e o diabo a sete ou mesmo oito. Eces senhores é que mandam no mundo. E eles juntamse e facem destas coizas aos homanidades e coiso e tal.

RESPONDER

Guarda de Honra ao Sporting? Jesus já foi "campeão três vezes" e nunca teve

Hoje é dia de dérbi na capital, mas o Benfica não vai fazer a Guarda de Honra ao campeão Sporting. É o treinador Jorge Jesus quem o diz, considerando que não é tradição no futebol …

Portugal permite entrada de turistas de quase toda a Europa (e não apenas do Reino Unido)

Na sexta-feira, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para o Reino Unido vão ser permitidas a partir de segunda-feira, bastando apresentar um teste negativo para a covid-19 realizado nas 72 horas …

FC Porto "pesca" em Paços de Ferreira. Há dois reforços a caminho do Dragão

O FC Porto já prepara a próxima época e há dois jogadores do Paços de Ferreira na órbita do Dragão. Bruno Costa e Eustáquio, a dupla que brilhou no meio-campo dos pacenses nesta temporada, vão …

Para já só 180 trabalhadores aceitaram acordo com a TAP. Discórdia pode levar a despedimento coletivo

A TAP já chegou a acordo com 180 pessoas na última fase do programa de medidas voluntárias. A expectativa da companhia é que saiam cerca de 500 trabalhadores, que se irão juntar às adesões contabilizadas …

Número de nascimentos em janeiro e fevereiro foi o mais baixo desde que há registos

Janeiro e fevereiro de 2021 tiveram os números mensais de nascimentos mais baixos desde que há registos, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em janeiro nasceram com vida 5912 crianças (menos 19,3% que em janeiro …

China pousa pela primeira vez uma nave em Marte

A China anunciou este sábado que pousou com sucesso a sua primeira nave espacial na superfície de Marte, avançou a agência estatal Xinhua citando a Administração Espacial Nacional da China. Ao pousar na planície Utopia, no …

Garrafas de água, sumo e latas de cerveja podem vir a ter uma taxa até 15 cêntimos

O preço de embalagens de água, sumos ou cerveja vai passar, em 2023, a vir acompanhado de uma taxa de depósito. O valor da tara deve variar entre os 5 e os 15 cêntimos. Como noticia …

Banco Montepio passa de lucros a prejuízos de 15,9 milhões no primeiro trimestre

O Banco Montepio registou prejuízos de 15,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano em comparação com lucros de 5,4 milhões no mesmo período do ano passado, foi divulgado esta sexta-feira ao mercado. De acordo …

Aviso da PSP a negar festejos em Alvalade andou “perdido” na CML. Medina sacode responsabilidades

O Sindicato dos Oficiais da PSP garante que município foi “redundantemente alertado” para entendimento de que devia ser recusada colocação de ecrãs gigantes junto a Alvalade. Contudo, a autarquia diz não ter informado os promotores …

Metrópole no Camboja medieval. Estudo mostra quantas pessoas viveram no Império de Angkor

Um novo estudo arqueológico mostra quantas pessoas viveram no antigo Império de Angkor ao longo do tempo. A população era comparável à da Roma antiga. Quão grandes eram as antigas cidades? No seu auge, há cerca …