Caso “gravíssimo”. Paulo Rangel defende demissão da ministra da Justiça

O eurodeputado social-democrata considerou que a credibilidade da ministra da Justiça está em causa no caso do procurador europeu.

Em entrevista ao jornal Público, Paulo Rangel, vice-presidente do grupo do PPE no Parlamento Europeu, considerou que o caso do procurador europeu José Guerra é “gravíssimo” e que a ministra da Justiça, Francisca Van Dunen, “deve retirar consequências políticas, demitindo-se”.

Esta quinta-feira, a SIC e o semanário Expresso, que tiveram acesso a uma carta do Governo enviada ao Conselho da União Europeia, avançaram que o Executivo deu informações falsas para justificar a escolha do procurador europeu.

Confrontado com esta notícia, recorda o matutino, o Ministério da Justiça atribuiu responsabilidades à Direção-geral de Política da Justiça, que disse ser o serviço interno responsável pelo documento.

Rangel declarou que as explicações dadas por Van Dunen são “impensáveis” e que “não há hipótese de a ministra não saber”.

“Ninguém, nenhum serviço, alterava uma decisão do Conselho Europeu sem conhecimento da ministra. Trata-se de um assunto ao mais alto nível da diplomacia, não há lapsos possíveis, a ministra tem de ter visto isto ao milímetro.”

“Trata-se de uma questão política altamente sensível, não é uma questão burocrática”, acrescentou ainda o eurodeputado social-democrata, para quem a demissão da governante “é uma questão de salubridade do Estado”.

Para o vice-presidente do grupo do PPE, este caso, a juntar-se ao homicídio do cidadão ucraniano nas instalações do SEF no Aeroporto de Lisboa, fragiliza muito o arranque da Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

“Portugal começa a Presidência europeia muito fragilizado“, afirmou ao mesmo diário, sublinhando que Van Dunen e Eduardo Cabrita vão ter de presidir ao Conselho de Justiça e dos Assuntos Internos “com esqueletos no armário”.

Rangel destaca que são as duas áreas no qual estão dois dos assuntos mais importantes da Presidência portuguesa: o Pacto para as Migrações e a nova estratégia Schengen, que a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, quer ver apresentados em maio.

ZAP //

PARTILHAR

36 COMENTÁRIOS

  1. Esta mulher é uma vergonha! Faz tudo o que lhe mandam fazer e acaba em asneira da grossa. Como é possível uma mulher que veio dos Tribunais, alinhar nesta vergonhosa decisão. Passa a ser o tambor e a viola da Europa!

  2. Se o P.Rangel tivesse que poder ter uma voz nisso, sendo ele próprio um rebento de uma família dos 50, com longa tradição de exploração e apropriação em ambiente totalitária, ele teria razão. Isto é mesmo grave e uma vergonha da Categoria SEF. Um segredo público é que a Justiça (embora deve haver aí gente honesta e capaz) sofre do mesmo vírus que as forças policiais: a Impunidade. Podem fazer o que querem e havendo o Pacto de Silêncio, só raramente sai alguma coisa para fora. Temos no entanto sinais exteriores, como o Caso Maddie, o Carlos Cruz, o de Tancos e o do SEF, Todos chegaram ao estrangeiro. Os que ficam por dentro parecem não existir, mas isto é altamente improvável. São ofuscados. A conclusão é que a perna democrática chamada Justiça não é nada democrática e deve ser arrancada e arranjada uma prótese ou transplante. Que tal juizes eleitos? Não é por ser melhor em tudo, mas pelo menos ia rebentar com a bolha.

  3. Um pouco histérico, Paulo Rangel só tem uma política alternativa: pedir demissões a torto e a direito. Não consegue apresentar mais nada de credível, na sua ânsia de derrubar Rui Rio. Esqueceu-se de pedir a sua própria demissão quando votou no sentido de impedir o parlamento europeu de penalizar os governos da Hungria e da Polónia devido às medidas de controlo governamental da máquina da justiça nesses países.

    • Mas o problema está no Paulo Rangel ou no governo português? Tal comentário parece uma forma de desviar as atenções para outro alvo!

  4. Este tachista Paulo Rangel é de uma inocência angelical, não sei mesmo se não bate os pastorinhos de Fátima! Alguma vez a incompetência, corrupção, nepotismo, participação em negócio ou em “associação de carácter mafioso” levaram alguém à demissão, em Portugal no pós 25 de Abril? Isso alguma vez isso foi realidade mesmo quando o Paulo Rangel estava em “tempo de vaca gorda” ? Situação à qual ainda deve a permanência no Parlamento Europeu!

  5. Pois, se isto se passa desta maneira com documentos oficiais, como será que acontece longe dos holofotes e fora dos canais oficiais.
    Será que vivemos num Estado de Direito? Aguardemos pelas consequências deste caso para ficarmos esclarecidos…

  6. Isso, isso, isso DISTARI os tugas e a UE com a Procuradora!
    Ao fim de mais de 20 Anos, finalmente o “Circulo Fechou-se”!
    PT é um Pais de BURLOES! E, o que mais me arrepia, é que o FUTURO da UE é este: BURLOES!
    Não vale a pena O PSD “fingir” porque faz parte da ESCORIA que atacou o País.
    Há mais de 20 ANos, pela mão do Duarte Lima, começou a AGRESSAO à UE.
    ISto é “Obra” de RETORNADOS, os gajos BURLAM por escrito e tudo!, conheceço muito a ESCORIA!
    Isto é BURLA qualificada, Abuso de Confiança, pelo menos.
    E, onde está a JUSTIÇA de PT para ir em cima dos escroques que Planearam e Redigiram semelhante BARBARIDADE?!
    A Justiça de PT é um FARSA, está na mão de RETORNADOS e eles protegem-se uns aos outros.
    Ó COBARDOLAS, porque não metes um Processoa a APURAR RESPONSABILIDADES, que era no minimo o teu DEVER como Cidadao e como EURO-DEPORTADO!
    Os RETORNADO são Jadistas de PT, Decapitam quem lhes aparece pela frente e agora querem DECAPITAR a UE metendo lá Juozes Burloes!
    Facam um teste Psicologico, de Sanidade Mental, a TODO o Retornaod Funcionario Publico.
    ANda lá, faz alguma coisa de jeito pelo menos para “justificar” o Dinheiro que recebes.
    Eu se fosse a ti, nunca mais aparecia na UE CHEIO DE VERGONHA por este pais de gente abaixo de miseravel, abaixo de Cão.

  7. Demissão imediata para a garota dos “três lapsos” e do “não, não, não”. Foi muito rude para o jornalista da RTP1, confessou o crime, mas ficou sentada! Adoro estas pentelhas que se fazem de ministras…! 😉

  8. O que se passará com o comentador “Eu!”? Não tem aparecido. Será que tem problema com o coronavírus, ou está sem argumentação perante os últimos casos de suspeita corrupção socialista?

    • Mais um admirador com saudades… a minha opinião é mesmo importante para a vida de certos carneirinhos…
      .
      Corrupção?! Onde?
      A notícia é sobre a opinião um advogado parasita sobre informações falsas – como as do vice-presidente do PSD colocou no seu currículo (só por acaso, também é advogado) e que o Rangel se “esqueceu” de comentar/pedir demissão!…
      Quem do governo colocou a tal informação falsa e o Rangel são farinha do mesmo saco… provavelmente também foi um advogado…

      • Voltou, para insultar quem apresentou comentários diferentes do seu. Caro “Eu!”, neste caso da Van Dunem, há sim corrupção. Que eu saiba, falsificar documentos, e alterar resultados não é algo que esteja na lei como sendo legítimo. Portanto, em vez de desviar a corrupção para o canto da sala, concentre-se na atitude desta “pseudo-ministra”, a do “não, não, não”, que deveria pedir a sua demissão, mas que é demasiado fraca para o fazer, porque nem o SEF, nem o PSD, nem o PS a querem.

  9. Mas um advogado parasita como o Rangel tem alguma credibilidade para falar de alguém??
    O gajo passa mais tempo a defender os interesses dos seus amigos vigaristas no seu escritório de advogados do que no Parlamento Europeu…
    É amigo da máfia do BigMac que se apodereou do PSD…

    • Os atuais “pseudo-advogados” e “pseudo-ministros”, bem como o atual “pseudo-presidente” (portugueses), são os lambe-terra e também os parasitas deste país miserável. Não se faz justiça perante quem injuriou, não se despede uma ministra desenvergonhada como esta rançosa, nem se mexe um cordel para reformar este governo sem juízo evidente.

  10. Mas qual é o espanto? a Justiça e todo o Governo PS é uma aldrabice completa.Mas a culpa não é deles,é do povo manso que vota neles.

  11. Este caso é uma vergonha. E aqui só para nós, isto é apenas uma ponta do enorme iceberg que é a corrupção em Portugal e as ligações escandalosas entre política e justiça. Só não vê quem não quer. Esqueçam a merda das cores partidárias e exijam dos governantes, sejam eles quem forem! A impunidade neste caso é totalmente inaceitável. Tem de haver consequências. Estas devem passar não apenas pela demissão imediata da ministra e a perda de mandato do procurador nomeado como ainda pela responsabilização criminal de todos os agentes envolvidos nesta patranha.

  12. Vamos lá todos votar na ”palhaçada” para o novo presidente cá da parvónia.Vergonha de democracia.Que pena o Salazar não poder ressuscitar.

    • Boa era a parvónia do Salazar – um autêntico paraíso do qual ainda agora se colhem frutos!…
      Felizmente, essa palhaçada onde se fazia de conta que se votava já não volta – mas, tu podes sempre ir ter com ele a qualquer momento!…

      • A resposta que precisas não a posso aqui fazer mas o seguinte eu te digo.Não há político cá no circo tão competente e honesto como foi o Salazar.Fica com os comunas que estás bem entregue.

        • Hahahahaaa… como é que um ditador, um criminosos que usurpou o poder durante 40 a seu belo prazer (e dos seus amigos – os donos disto tudo) pode ser considerado honesto??!
          Só na cabecinha dos “Raul’s” alucinados!…
          A competência também foi o que se viu – deixou um país completamente atrasado, com a maioria da população analfabeta, sem acesso à informação e a viver na miséria – competência ao mais alto nível; não haja dúvida!!
          .
          Mau; afinal não são os comunas que gostam de ditaduras e de ditadores??
          Tens a certeza que o Salazar não era comuna?!
          É que os ditadores a quem a carneirada chama comunas, só por acaso, tem os mesmos maus “hábitos/vícios” do Salazar!…

RESPONDER

Moderna admite a necessidade de terceira dose da vacina este ano

A empresa biotecnológica norte-americana Moderna admitiu esta quinta-feira que será necessária uma terceira dose da sua vacina contra a covid-19 antes do fim do ano, devido ao esperado aumento de contágios causado pela variante Delta …

Marcelo insiste na vacinação dos jovens dos 12 aos 15. "Temos de ter paciência"

O Presidente da República considerou, esta quinta-feira, que as dúvidas relativas à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos não são "tanto dúvidas de princípio, quanto de momento", afirmando que "tudo tem …

44% dos futebolistas foram alvo de ofensas no Twitter

Estudo envolveu os 400 futebolistas da Premier League que têm conta oficial naquela rede social. Quase metade dos futebolistas da Premier League que têm conta oficial no Twitter recebeu mensagens com conteúdo ofensivo ao longo da …

Juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais perde ação no TC

O juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais à ex-companheira perdeu o recurso que tinha apresentado no Tribunal Constitucional (TC). De acordo com o jornal Público, em 2017, o Tribunal da Relação de …

Novo estudo deteta centenas de variantes genéticas ligadas à idade da menopausa

Um novo estudo analisou a informação genética de mais de 200 mil mulheres e identificou 290 variantes associadas ao momento da chegada da menopausa. Um estudo publicado esta quarta-feira na revista Nature usou a informação de …

Macron confirma terceira dose para os "mais frágeis e mais velhos"

França tenciona reforçar a vacinação contra a covid-19 com uma terceira dose para os "mais frágeis e os mais velhos", confirmou o Presidente francês, esta quinta-feira. "Sim, uma terceira dose será muito provavelmente necessária, não para …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de caução de Luís Filipe Vieira

O juiz Carlos Alexandre aceitou a nova proposta do ex-presidente do Benfica para o pagamento da caução de três milhões de euros, no âmbito da Operação Cartão Vermelho. Segundo avança a rádio TSF, o juiz Carlos …

Filho do ex-futebolista Ballack morre em acidente de moto 4 em Tróia

O filho do ex-futebolista alemão, de 18 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira num acidente de moto 4 em Tróia, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal. De acordo com a TVI24, Emilio Ballack morreu, esta …

Autoagendamento para jovens de 16 e 17 anos termina esta sexta-feira

O autoagendamento exclusivo para os jovens de 16 e 17 anos, para vagas disponíveis no fim-de-semana de 14 e 15 de agosto, termina esta sexta-feira e no sábado volta a estar disponível para os maiores …

Campeãs olímpicas de badminton vão receber casas, vacas e café para o resto da vida

O par de badminton feminino indonésio que ganhou ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio vai receber uma casa, 295 mil euros, mais ainda cinco vacas e café para o resto da vida. O arquipélago indonésio, onde …