/

Caso “gravíssimo”. Paulo Rangel defende demissão da ministra da Justiça

36

O eurodeputado social-democrata considerou que a credibilidade da ministra da Justiça está em causa no caso do procurador europeu.

Em entrevista ao jornal Público, Paulo Rangel, vice-presidente do grupo do PPE no Parlamento Europeu, considerou que o caso do procurador europeu José Guerra é “gravíssimo” e que a ministra da Justiça, Francisca Van Dunen, “deve retirar consequências políticas, demitindo-se”.

Esta quinta-feira, a SIC e o semanário Expresso, que tiveram acesso a uma carta do Governo enviada ao Conselho da União Europeia, avançaram que o Executivo deu informações falsas para justificar a escolha do procurador europeu.

Confrontado com esta notícia, recorda o matutino, o Ministério da Justiça atribuiu responsabilidades à Direção-geral de Política da Justiça, que disse ser o serviço interno responsável pelo documento.

Rangel declarou que as explicações dadas por Van Dunen são “impensáveis” e que “não há hipótese de a ministra não saber”.

“Ninguém, nenhum serviço, alterava uma decisão do Conselho Europeu sem conhecimento da ministra. Trata-se de um assunto ao mais alto nível da diplomacia, não há lapsos possíveis, a ministra tem de ter visto isto ao milímetro.”

“Trata-se de uma questão política altamente sensível, não é uma questão burocrática”, acrescentou ainda o eurodeputado social-democrata, para quem a demissão da governante “é uma questão de salubridade do Estado”.

Para o vice-presidente do grupo do PPE, este caso, a juntar-se ao homicídio do cidadão ucraniano nas instalações do SEF no Aeroporto de Lisboa, fragiliza muito o arranque da Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

“Portugal começa a Presidência europeia muito fragilizado“, afirmou ao mesmo diário, sublinhando que Van Dunen e Eduardo Cabrita vão ter de presidir ao Conselho de Justiça e dos Assuntos Internos “com esqueletos no armário”.

Rangel destaca que são as duas áreas no qual estão dois dos assuntos mais importantes da Presidência portuguesa: o Pacto para as Migrações e a nova estratégia Schengen, que a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, quer ver apresentados em maio.

ZAP //

36 Comments

  1. Esta mulher é uma vergonha! Faz tudo o que lhe mandam fazer e acaba em asneira da grossa. Como é possível uma mulher que veio dos Tribunais, alinhar nesta vergonhosa decisão. Passa a ser o tambor e a viola da Europa!

  2. Se o P.Rangel tivesse que poder ter uma voz nisso, sendo ele próprio um rebento de uma família dos 50, com longa tradição de exploração e apropriação em ambiente totalitária, ele teria razão. Isto é mesmo grave e uma vergonha da Categoria SEF. Um segredo público é que a Justiça (embora deve haver aí gente honesta e capaz) sofre do mesmo vírus que as forças policiais: a Impunidade. Podem fazer o que querem e havendo o Pacto de Silêncio, só raramente sai alguma coisa para fora. Temos no entanto sinais exteriores, como o Caso Maddie, o Carlos Cruz, o de Tancos e o do SEF, Todos chegaram ao estrangeiro. Os que ficam por dentro parecem não existir, mas isto é altamente improvável. São ofuscados. A conclusão é que a perna democrática chamada Justiça não é nada democrática e deve ser arrancada e arranjada uma prótese ou transplante. Que tal juizes eleitos? Não é por ser melhor em tudo, mas pelo menos ia rebentar com a bolha.

  3. Um pouco histérico, Paulo Rangel só tem uma política alternativa: pedir demissões a torto e a direito. Não consegue apresentar mais nada de credível, na sua ânsia de derrubar Rui Rio. Esqueceu-se de pedir a sua própria demissão quando votou no sentido de impedir o parlamento europeu de penalizar os governos da Hungria e da Polónia devido às medidas de controlo governamental da máquina da justiça nesses países.

    • Mas o problema está no Paulo Rangel ou no governo português? Tal comentário parece uma forma de desviar as atenções para outro alvo!

  4. Este tachista Paulo Rangel é de uma inocência angelical, não sei mesmo se não bate os pastorinhos de Fátima! Alguma vez a incompetência, corrupção, nepotismo, participação em negócio ou em “associação de carácter mafioso” levaram alguém à demissão, em Portugal no pós 25 de Abril? Isso alguma vez isso foi realidade mesmo quando o Paulo Rangel estava em “tempo de vaca gorda” ? Situação à qual ainda deve a permanência no Parlamento Europeu!

  5. Pois, se isto se passa desta maneira com documentos oficiais, como será que acontece longe dos holofotes e fora dos canais oficiais.
    Será que vivemos num Estado de Direito? Aguardemos pelas consequências deste caso para ficarmos esclarecidos…

  6. Isso, isso, isso DISTARI os tugas e a UE com a Procuradora!
    Ao fim de mais de 20 Anos, finalmente o “Circulo Fechou-se”!
    PT é um Pais de BURLOES! E, o que mais me arrepia, é que o FUTURO da UE é este: BURLOES!
    Não vale a pena O PSD “fingir” porque faz parte da ESCORIA que atacou o País.
    Há mais de 20 ANos, pela mão do Duarte Lima, começou a AGRESSAO à UE.
    ISto é “Obra” de RETORNADOS, os gajos BURLAM por escrito e tudo!, conheceço muito a ESCORIA!
    Isto é BURLA qualificada, Abuso de Confiança, pelo menos.
    E, onde está a JUSTIÇA de PT para ir em cima dos escroques que Planearam e Redigiram semelhante BARBARIDADE?!
    A Justiça de PT é um FARSA, está na mão de RETORNADOS e eles protegem-se uns aos outros.
    Ó COBARDOLAS, porque não metes um Processoa a APURAR RESPONSABILIDADES, que era no minimo o teu DEVER como Cidadao e como EURO-DEPORTADO!
    Os RETORNADO são Jadistas de PT, Decapitam quem lhes aparece pela frente e agora querem DECAPITAR a UE metendo lá Juozes Burloes!
    Facam um teste Psicologico, de Sanidade Mental, a TODO o Retornaod Funcionario Publico.
    ANda lá, faz alguma coisa de jeito pelo menos para “justificar” o Dinheiro que recebes.
    Eu se fosse a ti, nunca mais aparecia na UE CHEIO DE VERGONHA por este pais de gente abaixo de miseravel, abaixo de Cão.

  7. Demissão imediata para a garota dos “três lapsos” e do “não, não, não”. Foi muito rude para o jornalista da RTP1, confessou o crime, mas ficou sentada! Adoro estas pentelhas que se fazem de ministras…! 😉

  8. O que se passará com o comentador “Eu!”? Não tem aparecido. Será que tem problema com o coronavírus, ou está sem argumentação perante os últimos casos de suspeita corrupção socialista?

    • Mais um admirador com saudades… a minha opinião é mesmo importante para a vida de certos carneirinhos…
      .
      Corrupção?! Onde?
      A notícia é sobre a opinião um advogado parasita sobre informações falsas – como as do vice-presidente do PSD colocou no seu currículo (só por acaso, também é advogado) e que o Rangel se “esqueceu” de comentar/pedir demissão!…
      Quem do governo colocou a tal informação falsa e o Rangel são farinha do mesmo saco… provavelmente também foi um advogado…

      • Voltou, para insultar quem apresentou comentários diferentes do seu. Caro “Eu!”, neste caso da Van Dunem, há sim corrupção. Que eu saiba, falsificar documentos, e alterar resultados não é algo que esteja na lei como sendo legítimo. Portanto, em vez de desviar a corrupção para o canto da sala, concentre-se na atitude desta “pseudo-ministra”, a do “não, não, não”, que deveria pedir a sua demissão, mas que é demasiado fraca para o fazer, porque nem o SEF, nem o PSD, nem o PS a querem.

      • Nornalmente, eu só insulto os carneirinhos ignorantes e tu, coitada; nem sequer sabes o que é corrupção…
        E, foi a Van Dunem que escreveu o documento??
        A sua demissão resolve alguma coisa?

  9. Mas um advogado parasita como o Rangel tem alguma credibilidade para falar de alguém??
    O gajo passa mais tempo a defender os interesses dos seus amigos vigaristas no seu escritório de advogados do que no Parlamento Europeu…
    É amigo da máfia do BigMac que se apodereou do PSD…

    • Os atuais “pseudo-advogados” e “pseudo-ministros”, bem como o atual “pseudo-presidente” (portugueses), são os lambe-terra e também os parasitas deste país miserável. Não se faz justiça perante quem injuriou, não se despede uma ministra desenvergonhada como esta rançosa, nem se mexe um cordel para reformar este governo sem juízo evidente.

      • Evidentemente, pode dizer o que quiser mas, em tratando-se de insultar o meu País Portugal, apenas me leva a sugerir-lhe que procure um melhor para viver. Em alternativa, pode tentar melhorar o que julga que está mal em vez de andar a destilar por aí a destilar fel.

      • Acha que este país é um paraíso? Procure ajuda psicológica, ou a opinião de um comunista.

      • Não confundas todo um país com a tua triste existência: nota-se logo que miserável e rançosa és tu!!

  10. Mas qual é o espanto? a Justiça e todo o Governo PS é uma aldrabice completa.Mas a culpa não é deles,é do povo manso que vota neles.

  11. Este caso é uma vergonha. E aqui só para nós, isto é apenas uma ponta do enorme iceberg que é a corrupção em Portugal e as ligações escandalosas entre política e justiça. Só não vê quem não quer. Esqueçam a merda das cores partidárias e exijam dos governantes, sejam eles quem forem! A impunidade neste caso é totalmente inaceitável. Tem de haver consequências. Estas devem passar não apenas pela demissão imediata da ministra e a perda de mandato do procurador nomeado como ainda pela responsabilização criminal de todos os agentes envolvidos nesta patranha.

  12. Vamos lá todos votar na ”palhaçada” para o novo presidente cá da parvónia.Vergonha de democracia.Que pena o Salazar não poder ressuscitar.

    • Boa era a parvónia do Salazar – um autêntico paraíso do qual ainda agora se colhem frutos!…
      Felizmente, essa palhaçada onde se fazia de conta que se votava já não volta – mas, tu podes sempre ir ter com ele a qualquer momento!…

      • A resposta que precisas não a posso aqui fazer mas o seguinte eu te digo.Não há político cá no circo tão competente e honesto como foi o Salazar.Fica com os comunas que estás bem entregue.

      • Hahahahaaa… como é que um ditador, um criminosos que usurpou o poder durante 40 a seu belo prazer (e dos seus amigos – os donos disto tudo) pode ser considerado honesto??!
        Só na cabecinha dos “Raul’s” alucinados!…
        A competência também foi o que se viu – deixou um país completamente atrasado, com a maioria da população analfabeta, sem acesso à informação e a viver na miséria – competência ao mais alto nível; não haja dúvida!!
        .
        Mau; afinal não são os comunas que gostam de ditaduras e de ditadores??
        Tens a certeza que o Salazar não era comuna?!
        É que os ditadores a quem a carneirada chama comunas, só por acaso, tem os mesmos maus “hábitos/vícios” do Salazar!…

      • O ponto é fácil de entender. Tu! És comunista.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.