Polémica em torno das quotas. Rio ameaça PSD Madeira com Tribunal Constitucional

João Relvas / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Se na Madeira não votarem apenas as 104 pessoas que pagaram as quotas ao PSD, Rui Rio admite que será “o Tribunal Constitucional a resolver isso”.

O PSD Madeira tem defendido que há 2.500 militantes aptos a votar nas diretas do PSD, que se realizam no próximo sábado. No entanto, o líder do partido está a contar apenas com 104 militantes, os que pagaram as quotas, de acordo com as novas regras.

Em entrevista à TSF, Rui Rio defende que as “regras têm de ser iguais para todos os militantes”. Para o líder social-democrata, não se pode “aceitar que um partido com a dimensão do PSD faça uma eleição nacional e que os militantes de Bragança, de Viseu ou da Guarda tenham de preencher determinados requisitos, enquanto outros não”.

O presidente do PSD lembrou que existe um “caderno oficial que só tem 104” militantes, os que “cumpriram as regras e pagaram a quota de forma direitinha”. Caso surjam os 2.500 militantes que Miguel Albuquerque, líder do PSD Madeira, diz estarem em condições de votar, “está-se a usurpar o direito a esses 104 militantes, porque depois não se pode contabilizá-los”.

Por esse motivo, Rio espera que o Conselho de Jurisdição esteja atento e que atue se essa situação se verificar no próximo sábado, porque, em caso contrário, “se o processo chegar ao Tribunal Constitucional (TC)”, o líder não tem “dúvida nenhuma do que o TC vai dizer: que as regras têm de ser iguais para todos”.

As novas regras para o pagamento de quotas no PSD foram introduzidas durante o mandato de Rui Rio. Como explica a TSF, os militantes deixaram de poder pagar em dinheiro vivo, nas sedes partidárias, e passaram a ter que proceder ao pagamento por multibanco, vale postal ou MB Way, mediante o envio de um código de pagamento.

Este novo processo tem originado várias críticas. No entanto, Rui Rio lembra que esta é a única forma de identificar “a proveniência do dinheiro” e evitar os pagamentos maciços de quotas por uma única pessoa.

Para Rui Rio, os partidos políticos “não podem ser financiados por dinheiro vivo” e a proveniência do dinheiro tem que ser conhecida.

O atual líder e candidato defronta Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz no próximo sábado, nas diretas do partido.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É esta a democracia do Rui Rio, quando não estão de acordo com ele, ele retalia, foi assim quando Presidente da Câmara do Porto como a Comissão do 25 de Abril o criticou ele cortou-lhes o subsidio, por isso não sou militante nem simpatizante de nenhum partido, penso pela minha cabeça e faço o que penso estar certo, se fizer mal na próxima emendo, mas obedecer a ordens dos “donos” dos partidos como se eles fossem um Deus nunca.

    • A democracia do Rui Rio é a democracia das regras iguais para todos. Será que a sua cabeça pensa que cada um pode fazer o que quiser sem ligar às regras instituídas?

RESPONDER

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …