/

Quinto infetado por Covid-19 em Portugal é professor da ESMAE. Escola vai ser encerrada

Maxim Shipenkov / EPA

O quinto infetado por Covid-19 em Portugal é um membro da Escola Superior de Música e Arte do Espetáculo (ESMAE), no Porto, avança a SIC Notícias, dando conta que o estabelecimento de ensino vai ser encerrado.

Numa carta enviada aos membros da escola, a que o canal teve acesso, a instituição dá conta que a escola será encerrada “até nova comunicação”.

Durante este período, só poderão entrar na escola os trabalhadores da instituição, funcionários de limpeza, órgãos de gestão e, “se for necessário”, precisa a mesma nota, representantes da autoridade de saúde.

O ESMAE tem cerca de 600 membros entre professores, alunos e funcionários.

O presidente do Instituto Politécnico do Porto confirmou entretanto ao Jornal de Notícias que o quinto doente, anunciado na manhã desta quarta-feira pela Direção -Geral da Saúde, é um “elemento” do ESMAE, sem revelar a função que exerce.

“Durante a sua atividade teve contacto com outras pessoas da ESMAE”, explicou o mesmo responsável, adiantando que foram recomendadas medidas de isolamento social a estas mesmas pessoas, que serão “algumas dezenas, não muitas”.

O jornal Observador detalha que se trata de um docente de fagote, dando conta que tem uma “situação clínica estável”. Terá sido infetado durante uma estadia na cidade italiana de Bérgamo, onde se deslocou para lecionar uma masterclass.

Também nesta quarta-feira, as autoridades italianas anunciaram que todos os estabelecimentos de ensino (escolas e universidades) iriam até dia 15 de março, no mesmo dia em que confirmaram 107 mortes devido ao surto do novo coronavírus no país.

Itália, recorde-se, é um dos país mais afetados por esta pneumonia viral oriunda da China.

Foi esta quarta-feira que foi confirmado o quinto caso suspeito em Portugal. Segundo a RTP, trata-se de um homem com cerca de 40 anos que veio de Itália e que está atualmente internado no Hospital de São João, no Porto.

O novo coronavírus “chegou” a Portugal nesta segunda-feira, depois de já vários casos suspeitos terem dado negativo. Há cinco casos de coronavírus no país: quatro no Porto e um em Lisboa. Todos os infetados são do sexo masculino.

Costa anuncia 100 milhões para empresas

O primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira, no Parlamento, o lançamento de uma linha de crédito para apoio de tesouraria a empresas afetadas pelo impacto económico do surto do novo coronavírus, caso seja necessário, no valor inicial de 100 milhões de euros.

António Costa disse também que serão divulgadas novas estimativas de crescimento para 2020 e anos seguintes até ao dia 15 de abril, que já refletirão o risco do impacto negativo da epidemia, que já infetou mais de 90 mil pessoas em todo o mundo.

“Não se esperam quebras significativas nas cadeias de fornecimento de componentes, até porque a China está já a retomar a sua atividade industrial. Apenas no setor do turismo, viagens e eventos, tem havido uma quebra de procura e alguns cancelamentos, cujo impacto verdadeiramente dependerá da duração e da gravidade do surto epidémico”.

Alinhado com o discurso de António Costa, o ministro das Finanças, Mário Centeno, considerou também esta quarta-feira que Portugal tem meios para reagir.

O trajeto de consolidação das contas públicas “é uma realidade” que permite a Portugal “ter capacidade para reagir” a situações imprevistas “sem comprometer de maneira nenhuma a sustentabilidade” das finanças públicas, disse aos jornalistas, citado pelo jornal Público, em teleconferência.

Questionado sobre se o excedente orçamental poderá estar em causa, o ministro respondeu: “Não é uma preocupação neste momento do ministro das Finanças nem do Governo, nós estamos certos que temos os meios para responder”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.