Quem é Stock da Cunha, o “novo dono” do Novo Banco

CV TVI

Eduardo Stock da Cunha, novo líder do Novo Banco

Eduardo Stock da Cunha, novo líder do Novo Banco

Eduardo Stock da Cunha foi escolhido pelo Banco de Portugal e pelo Governo para assumir as rédeas do Novo Banco, depois de a equipa de Vítor Bento ter pedido a renúncia dos cargos que ocupava na entidade financeira.

O gestor conta com mais de 25 anos de experiência profissional na banca, tendo ocupado lugares de destaque quer em Portugal, quer no estrangeiro.

Nascido no início de agosto de 1962, Stock da Cunha licenciou-se em Economia na Universidade Católica Portuguesa, tendo de seguida tirado um MBA na Universidade Nova de Lisboa.

A carreira profissional arrancou em 1985 no Citibank Portugal, onde esteve três anos, seguindo-se uma experiência de cinco anos na NCO Dealer, na altura, a maior corretora a operar diretamente na bolsa de Lisboa.

Em 1993, Stock da Cunha entrou no Banco Santander Totta, onde se cruzou com gestores como António Horta Osório, Nuno Amado e António Vieira Monteiro. Lá permaneceu, em diferentes postos, até 2009. Foi responsável pelo departamento da tesouraria, da banca de investimento, da área da corretagem e liderou o Santander Totta Seguros.

Esteve ainda ligado à área da gestão de fortunas, antes de passar a ser o administrador operacional e, seguidamente, o administrador financeiro. Integrou desde o ano 2000 o Conselho de Administração e a Comissão Executiva do atual Santander Totta.

Depois, em 2009, deu o salto internacional, assumindo funções de administrador responsável pela área operacional no Sovereign Bank, banco comercial norte-americano com base em Boston que é detido a 100% pelo grupo espanhol Santander.

Permaneceu nos Estados Unidos (EUA) até outubro de 2013, altura em que pediu a demissão do grupo que o acolheu durante 20 anos.

Já em abril de 2014 entrou em funções no britânico Lloyds Banking Group, liderado pelo português António Horta Osório, tendo assumido o cargo de diretor de auditoria (nas áreas do digital e transformação).

Agora, regressa a Portugal para liderar o Novo Banco, tendo como principal missão preparar a entidade para ser vendida.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Novas tabelas do IRS. Salários e pensões até 686 euros isentos de retenção na fonte

O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS em 2021 vai aumentar para 686 euros mensais, subindo 27 euros face ao limite de 2020, segundo as novas tabelas de retenção …

Governo não deverá proibir circulação entre concelhos a 24 e 25 de dezembro

O Governo não vai aplicar as restrições à circulação entre concelhos na véspera e dia de Natal. Esta é uma das medidas em cima da mesa que o Conselho de Ministros vai discutir esta sexta-feira. O …

IA prevê a estrutura de uma proteína e supera um dos maiores desafios da biologia

Um sistema de Inteligência Artificial desenvolvido pela DeepMind, empresa britânica detida pela Google, conseguiu superar um dos maiores desafios da biologia ao prever com precisão a estrutura de uma proteína a partir de apenas a …

Novo estado de emergência. Especialistas voltam a reunir no Infarmed, Marcelo recebe partidos

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltam a reunir-se esta quinta-feira para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

A tríade Mendes-Fosun-Wolves. O quid pro quo que pode estar perto do fim

A ligação entre Jorge Mendes, a Fosun e o Wolverhampton há muito que é contestada. Agora, pode estar perto do fim graças a novos regulamentos para agentes de jogadores. As participações sociais da Gestifute S.A. e …

Greve de fome. Ljubomir Stanisic assistido no hospital, Governo desmente recusa em receber manifestantes

O chef Ljubomir Stanisic, um dos rostos do movimento "A Pão e Água" e que estava há seis dias a fazer greve de fome em frente ao parlamento, foi na quarta-feira transportado para o Hospital …

"Não tenhamos ilusões". Marcelo alerta que o processo de vacinação vai levar muitos meses

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou esta quarta-feira que o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal vai levar "muitos meses", apelando aos portugueses para não baixarem a guarda. “Não tenhamos ilusões, …

As primeiras vacinas de combate à covid-19 exigem conservação a temperaturas negativas. A ciência explica porquê

O mês de novembro trouxe notícias encorajadoras sobre a produção de vacinas de combate à covid-19. Contudo, tanto a promissora descoberta da Moderna como a da Pfizer /BioNTech, usam uma tecnologia que obriga a que …

Já dois nomes na calha para substituir Zidane no Real Madrid

Já há dois nomes na calha para substituir o treinador do Real Madrid, Zinedine Zidane, cuja continuidade no emblema espanhol está em risco depois de alguns desaires no campeonato e na Liga dos Campeões.  A notícia é …

Câmara do Porto quer isentar estacionamento em parques municipais por 120 minutos

A Câmara do Porto vai propor isentar do pagamento da taxa de estacionamento em cinco parques municipais, por um período de 120 minutos, por cada cliente, entre os dias 8 de dezembro e 8 de …