Polémicas declarações de André Ventura e Pedro Pinto, dirigentes do Chega, após a morte do cidadão cabo-verdiano Odair Moniz na Cova da Moura, baleado por um polícia, originam queixa-crime.
O líder do Chega e o líder do Grupo parlamentar do partido de extrema-direita vão ser alvo de uma queixa-crime por parte de um grupo de cidadãos que inclui a ex-ministra da Justiça Francisca Van Dunem.
Em causa estão as palavras que André Ventura e Pedro Pinto proferiram depois da morte de Odair Moniz, cidadão cabo-verdiano de 43 anos, que foi baleado por um polícia na Cova da Moura.
Na quarta-feira à noite, num programa da RTP, Pedro Pinto disse que “se a polícia atirasse mais a matar, o país estava em ordem”.
As declarações originaram a condenação quase generalizada das bancadas parlamentares e André Ventura foi obrigado a vir defender o deputado do Chega, dando uma explicação pouco convincente sobre o que Pedro Pinto quis dizer.
“Se a polícia tiver de entrar a matar, também tem de entrar a matar”, disse Ventura em declarações ao canal Now.
O próprio líder do Chega também teve uma declaração infeliz depois da morte de Odair, notando que o agente que o matou devida ser condecorado.
O jovem agente foi constituído arguido por homicídio simples.
Van Dunem acusa Ventura e Pedro Pinto de apelarem à violência
Estas declarações levaram um grupo de cidadãos a apresentar queixa-crime contra André Ventura e Pedro Pinto por “instigação à prática de crime”, “apologia da prática de crime” e “incitamento à desobediência colectiva”, como revela o Diário de Notícias (DN).
“Atingiu-se um limite”, refere Francisca Van Dunem ao DN. A ex-ministra da Justiça que é uma das subscritoras da queixa-crime salienta que “nenhum democrata pode deixar de se indignar com estas declarações”.
Van Dunem também acusa Ventura e Pedro Pinto de aproveitar o clima de tensão que se vive em Lisboa para apelar “ao ódio e a mais violência”.
Lamentável , é este Sr. afirmar o que afirmou . A repressão ao banditismo e Criminalidade en geral , não tem nem nunca deverá ter como Fin , a execução do suspeito(s) . A falha na Justiça é a falta de condenação pura e dura , e eventualmente expulsão do País , en caso de crime de sangue odioso , prisão perpétua . Fiscalização ativa dos locais problemáticos e expulsão illico presto do Território Nacional e Europeu dos marginais perigosos ! . Há muita Gente de bem que vive en Bairros problemáticos que devem ser protegidas assim que a nossa Sociedade en geral . É Inadmissível que Facões e Redes Criminosas ainda tenham a lata de se exibirem com arrogância nas Redes Sociais . …Admirem-se do programa da extrema direita , que nos pode conduzir a uma guerra Civil e a un autentico descalabro da nossa Democracia !
A formação destes grupos também têm uma inspiração racista anti-brancos. Portanto, cuidado com essa coisa do racismo que pode conter reciprocidade de propósitos. O grande problema que existe é a falta de educação, em primeira linha e depois, por consequência, a dificuldade de integração. É um pouco como o problema do povo cigano.
Para estes ex-políticos é melhor branquear tudo do que chamar os”bois” pelos nomes.
Deviam era queixar-se de si próprios e da forma como deixaram as áreas que tutelaram.
Mas, enfim …..
Após 50 anos de desgoverno, hoje os portugueses têm uma justiça que liberta anjinhos que provocam o caos no país e persegue deputados tentando condena-los por ousarem afirmarem o que a maioria do povo pensa. Isto está está bem patente na reação da ex ministra Van Dunem que enquanto ministra era um fantasma inativo e agora está cheia de vigor com a sua reforma choruda.
Espero bem que os cidadãos que votaram no Chega nas últimas eleições percebam finalmente no que estavam a votar. E para a próxima votem num partido democrático, de gente honesta.
Começando pelo partido socialista só malta honesta mas para o bolsos deles
Cada vez gosto mais do CHEGA.
Foi nestes ditos democráticos que votei e mais uma vez deu ruím…mas vou mudar…para mim CHEGA ..
Força Chega.
Eu pergunto aos “Defensores da Imigracao” se objectivo da Imigracao é trazer para Criminosos para seguir a Cartilha do Putin da “Desestabilizacao” do Pais e da UE?
Delitos de opinião, onde anda a liberdade para estes senhores da esquerda radical, caceteira, e corrupta. Esta múmia como ministra foi um ZERO redondo. O meu voto no PS2 irá ser transferido para um partido de direita, IL ou para os “das caldas”, que dizem o que muita gente pensa.