Quatro propostas para comprar Novo Banco. BCP e Santander estão fora

Tiago Petinga / Lusa

-

O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo Banco de Portugal, sem divulgar o nome dos quatro interessados. Tanto o BCP como o Santander estão fora da corrida.

Em comunicado, o Banco de Portugal anunciou que recebeu quatro propostas para a compra do Novo Banco, sem revelar, no entanto, o nome das entidades interessadas.

“O Banco de Portugal recebeu quatro propostas de aquisição, cuja análise agora se inicia à luz dos critérios de admissibilidade e seleção estabelecidos no caderno de encargos, divulgado no passado mês de abril”, lê-se na nota enviada às redações.

“Posteriormente, será tomada uma decisão sobre qual das vias – Procedimento de Venda Estratégica ou Procedimento de Venda em Mercado – será seguida para concluir o processo de alienação da participação detida pelo Fundo de Resolução no Novo Banco”, diz ainda o comunicado.

Os interessados em adquirir o banco tinham até esta quinta-feira para apresentar uma proposta e, segundo o Dinheiro Vivo, havia seis concorrentes em jogo: BCP, BPI, Santander e os fundos Apollo, Centerbridge e Lone Star.

Segundo o mesmo órgão, tanto o BCP como o Santander decidiram não apresentar uma proposta e estão agora fora da corrida.

Já o Económico, citado pelo Dinheiro Vivo, avança que os norte-americanos Apollo e Centerbridge apresentaram uma proposta conjunta.

O objetivo do BdP é concretizar a venda até ao fim deste verão, depois do processo ter sido suspenso em setembro do ano passado.

O ex-BES é presidido por Eduardo Stock da Cunha, que deverá sair da instituição ainda em julho para regressar ao Lloyds Bank. Tudo aponta para que o seu sucessor seja António Ramalho, atual presidente da Infraestruturas de Portugal.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.