O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo Banco de Portugal, sem divulgar o nome dos quatro interessados. Tanto o BCP como o Santander estão fora da corrida.
Em comunicado, o Banco de Portugal anunciou que recebeu quatro propostas para a compra do Novo Banco, sem revelar, no entanto, o nome das entidades interessadas.
“O Banco de Portugal recebeu quatro propostas de aquisição, cuja análise agora se inicia à luz dos critérios de admissibilidade e seleção estabelecidos no caderno de encargos, divulgado no passado mês de abril”, lê-se na nota enviada às redações.
“Posteriormente, será tomada uma decisão sobre qual das vias – Procedimento de Venda Estratégica ou Procedimento de Venda em Mercado – será seguida para concluir o processo de alienação da participação detida pelo Fundo de Resolução no Novo Banco”, diz ainda o comunicado.
Os interessados em adquirir o banco tinham até esta quinta-feira para apresentar uma proposta e, segundo o Dinheiro Vivo, havia seis concorrentes em jogo: BCP, BPI, Santander e os fundos Apollo, Centerbridge e Lone Star.
Segundo o mesmo órgão, tanto o BCP como o Santander decidiram não apresentar uma proposta e estão agora fora da corrida.
Já o Económico, citado pelo Dinheiro Vivo, avança que os norte-americanos Apollo e Centerbridge apresentaram uma proposta conjunta.
O objetivo do BdP é concretizar a venda até ao fim deste verão, depois do processo ter sido suspenso em setembro do ano passado.
O ex-BES é presidido por Eduardo Stock da Cunha, que deverá sair da instituição ainda em julho para regressar ao Lloyds Bank. Tudo aponta para que o seu sucessor seja António Ramalho, atual presidente da Infraestruturas de Portugal.
ZAP / Lusa
Novo Banco
-
29 Setembro, 2016 CaixaBank quer BPI fora da corrida pelo Novo Banco
-
19 Julho, 2016 Novo Banco liquidado se não for vendido até agosto de 2017