Quatro padres detidos em Espanha por abuso de menores

ministro_interior_gob_es / Flickr

O ministro do Interior espanhol, Jorge Fernandez Diaz

O ministro do Interior espanhol, Jorge Fernandez Diaz

Quatro padres católicos, suspeitos de abuso de menores na arquidiocese de Granada, no sul de Espanha, foram detidos, informou o ministro do Interior espanhol, Jorge Fernandez Diaz.

“A polícia prendeu de manhã e foram presentes a tribunal quatro pessoas, quatro padres envolvidos neste caso”, declarou o ministro à radio nacional espanhola.

Este caso veio a público depois de um jovem, atualmente maior de idade, ter enviado uma carta directamente à Santa Sé a acusar um grupo de religiosos de abusos sexuais.

Caro Santo Padre, tenho 24 anos e sou membro da Opus Dei”, lê-se no início da missiva endereçada ao papa Francisco, segundo o diário espanhol El Pais.

O jovem, que frequentou entre os sete e os 18 anos de idade a paróquia de Granada, identificou quatro religiosos e descreveu os abusos cometidos.

“As práticas sexuais mais frequentes passavam por massagens, masturbação e beijos na boca”, relatou o jornal espanhol, citando a missiva.

O autor da carta alertou igualmente que outros menores, raparigas e rapazes, poderão ter sofrido abusos, referindo ainda que outros religiosos da paróquia tinham conhecimento da situação.

Depois de ter conhecimento do assunto, o papa Francisco terá falado directamente com o jovem para pedir perdão em nome da Igreja católica, de acordo com o El Pais.

A arquidiocese de Granada confirmou em meados deste mês a abertura de uma investigação por alegado abuso sexual a menores contra um grupo de padres, que foram suspensos de funções.

O arcebispo de Granada Francisco Javier Martinez rezou no domingo passado deitado no chão para pedir perdão a “todos os indignados com a conduta da Igreja”.

Desde que assumiu a liderança da Santa Sé, o papa Francisco defende uma tolerância zero contra a pedofilia, flagelo que poderá ter feito dezenas de milhares de vítimas e que desacreditou fortemente a Igreja católica.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Operação Marquês. Ministério Público pede alargamento do prazo previsto na lei para recorrer

Depois da decisão instrutória tomada pelo juiz Ivo Rosa, os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto já entregaram um requerimento a pedir 120 dias para o recurso. O alargamento do prazo passaria assim a ser …

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …

Marques Mendes diz que Ivo Rosa "é um perigo à solta". Governo deve avançar para confinamentos locais

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes teceu duras críticas à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. Sobre a atual situação epidemiológica, o antigo líder do …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …