Quatro padres detidos em Espanha por abuso de menores

ministro_interior_gob_es / Flickr

O ministro do Interior espanhol, Jorge Fernandez Diaz

O ministro do Interior espanhol, Jorge Fernandez Diaz

Quatro padres católicos, suspeitos de abuso de menores na arquidiocese de Granada, no sul de Espanha, foram detidos, informou o ministro do Interior espanhol, Jorge Fernandez Diaz.

“A polícia prendeu de manhã e foram presentes a tribunal quatro pessoas, quatro padres envolvidos neste caso”, declarou o ministro à radio nacional espanhola.

Este caso veio a público depois de um jovem, atualmente maior de idade, ter enviado uma carta directamente à Santa Sé a acusar um grupo de religiosos de abusos sexuais.

Caro Santo Padre, tenho 24 anos e sou membro da Opus Dei”, lê-se no início da missiva endereçada ao papa Francisco, segundo o diário espanhol El Pais.

O jovem, que frequentou entre os sete e os 18 anos de idade a paróquia de Granada, identificou quatro religiosos e descreveu os abusos cometidos.

“As práticas sexuais mais frequentes passavam por massagens, masturbação e beijos na boca”, relatou o jornal espanhol, citando a missiva.

O autor da carta alertou igualmente que outros menores, raparigas e rapazes, poderão ter sofrido abusos, referindo ainda que outros religiosos da paróquia tinham conhecimento da situação.

Depois de ter conhecimento do assunto, o papa Francisco terá falado directamente com o jovem para pedir perdão em nome da Igreja católica, de acordo com o El Pais.

A arquidiocese de Granada confirmou em meados deste mês a abertura de uma investigação por alegado abuso sexual a menores contra um grupo de padres, que foram suspensos de funções.

O arcebispo de Granada Francisco Javier Martinez rezou no domingo passado deitado no chão para pedir perdão a “todos os indignados com a conduta da Igreja”.

Desde que assumiu a liderança da Santa Sé, o papa Francisco defende uma tolerância zero contra a pedofilia, flagelo que poderá ter feito dezenas de milhares de vítimas e que desacreditou fortemente a Igreja católica.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …