Mais quatro mortes e 259 casos. 63% das novas infeções na região de Lisboa

António Cotrim / Lusa

Portugal regista esta segunda-feira mais quatro mortos relacionados com a covid-19 do que no domingo e mais 259 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

Os dados indicam 1.534 mortes relacionadas com a covid-19 e 39.392 casos confirmados desde o início da pandemia. Em comparação com os dados de domingo, deu-se esta segunda-feira um aumento de óbitos de 0,3%. Já os casos de infeção subiram 0,7%.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado o maior número de surtos, a pandemia de covid-19 atingiu os 16.926 casos confirmados, mais 164 do que no domingo, o que corresponde a 63% dos novos contágios.

Há ainda a registar 172 casos recuperados nas últimas 24 horas, elevando o número de pessoas recuperadas para 25.548 (64,86% dos casos confirmados).

O número de casos ativos sobe para 12.310 (mais 83), depois de seis dias de decréscimo consecutivo, frisa ainda a Rádio Renascença.

A taxa de letalidade mantém-se nos 3,9%.

A região de Lisboa e Vale do Tejo é, neste momento, o epicentro da doença em Portugal.

Os cinco concelhos da região de Lisboa mais atingidos pela covid-19 concentraram metade dos novos casos de contágio verificados em Portugal nas últimas duas semanas, registando um aumento de 2.230 infeções.

Tendo por base os boletins divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) entre 7 e 21 de junho, os concelhos de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra acumularam 50,2% do total de novos casos neste período em Portugal – 4.440.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Continuem a fazer aglomerações como foram feitos no 25 de Abril e 1 de Maio continuem a permitir que as pessoas intimidem as forças de segurança, quando está vai encerrar um aglomerado qualquer, continuem a permitir a final do campeonato de futebol aqui em Portugal e a receber milhares de imigrantes quando os restantes países da Europa recusaram por questões de segurança. E depois chorem, mas chorem muito porque os números vão aumentar e muito. E depois a culpa recai no “povo do norte” que são pobres e mau educados e o melhor mesmo seria fazer “um cerco sanitário” por um erro de contagem da DGS. Não seria melhor mesmo mas era fazer essa tal cerco na região de Lisboa e Vale do Tejo, porque nos últimos 15 dias o problema vem todo de lá, porque infelizmente não temos uns governantes a altura de tomar decisões a preservar a saúde pública, permitindo todas as aglomeração sempre que lhe convém.

RESPONDER

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …