/

Mais de 4 mil pessoas multadas por falta de limpeza nos terrenos

2

A GNR já levantou 4 204 multas por falta de limpeza de terrenos no âmbito da medida do Governo do plano de prevenção de incêndios. As multas variam entre os 250 e os 120 mil euros.

Os números, avançados neste domingo pelo Correio da Manhã, indicam que, até 22 de julho, as autoridades já tinham passados mais de 4 mil multas a proprietários de terrenos que não se encontravam limpos.

Santarém é o distrito que regista mais multas (790), seguindo-se Guarda (472) e Braga (371). As coimas aplicadas variam entre os 250 e os 120 mil euros.

Segundo o CM, o Estado já investiu mais de 45 milhões no combate aos incêndios.

O Orçamento do Estado determinou a data limite de 15 de março para todos os proprietários assegurarem os trabalhos de gestão de combustível florestal, mas o Governo aprovou um decreto-lei para que não fossem aplicadas coimas até 31 de maio.

Desde o início de 2018 arderam em Portugal 5.244 hectares, um valor bastante inferior quando comparado com a área ardida em igual período do ano passado, quando a área ardida ultrapassava os 74 mil hectares.

O mês de julho registou temperaturas abaixo das médias esperadas, ajudando a manter este valor baixo. Nesta altura, a Grécia, os Estados Unidos e a Suécia têm sido fustigados com grandes incêndios.

ZAP //

2 Comments

  1. Boa tarde.
    Correndo o “risco” de ser ofendida ou pior, passo a expor:
    1) a minha casa foi toda “lambida” pelo fogo, que me partiu vidros, danificou portas e janelas, entrou dentro de casa e apagou-se por si – porquê? Porque toda a envolvente da minha casa estava LIMPA, c/mato rasteiro, o que chega a ser feito 3x/ano.
    2) Aldeia do concelho da Pamp. Serra, fogo de 15/16Out.’17. – faço aprox. 570kms p/ir e voltar e cerca de €100 de despesa. Casa mínima, sem luxos, com uns parcos 80m2.
    Agora, o que me choca (e regressei de uma semana de férias, a dia 26Julho) é passar no IC8, na zona de Pedrogão, e os matos à beira da estrada estarem c/mais de 1metro de altura!!!! Meus senhores, não pode ser!!!! Não digo q/retirem toda a madeira queimada das serras, porque isso é humanamente impossível… mas aqueles matos todos a virem p/as estradas?! E mais não digo. Só lamento quem ficou sem nada ou quem já cá não está. Eu tenho seguro e já arranjei o que o fogo me levou. A BELEZA daquelas zonas, as espécies centenárias, essas estão perdidas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.