/

Quartos para arrendar estão mais baratos em Lisboa. A culpa é da pandemia

1

A pandemia provocou uma quebra de preços mas a capital ainda é a cidade onde fica mais caro arrendar um quarto. Ao longo do último ano foi na cidade de Lisboa que se registou a maior descida de preços nos quartos para alugar.

Segundo um levantamento realizado pelo portal Idealista, um quarto custa em média menos 13% em março deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2020.

A segunda maior descida de preços, durante o mesmo período, foi registada no Porto (-7%). Em Braga, Coimbra, Faro e Leiria os preços mantiveram-se completamente estáveis durante o último ano, não existindo nenhuma variação nos preços dos quartos.

De acordo com o Idealista, apesar do aumento da oferta, na cidade de Setúbal os preços cresceram 6% durante o mesmo período, sendo a única cidade, das analisadas, que viu os preços subirem.

Apesar das descidas registadas, escreve o Expresso, Lisboa continua a ser a cidade mais cara para arrendar um quarto, sendo que são precisos 350 euros mensais, em média.

Faro é a segunda cidade mais cara (300 euros por mês), Porto (280 euros/mês), Setúbal (275 euros/mês) e Braga (250 euros/mês). Já arrendar um quarto em Coimbra e Leiria custa 200 euros por mês.

O Porto foi a cidade onde mais cresceu a oferta de quartos para arrendar, com um aumento de 233% nos últimos doze meses, seguido por Braga (200%), Faro (97%), Lisboa (73%) e Setúbal (68%).

Na ordem dos 30%, a oferta também aumenta em Coimbra (31%) e Leiria (30%). Nenhuma das cidades analisadas apresenta descida na oferta de quartos.

A maior parte da oferta de quartos em casa partilhada (85% do total) concentra-se nas cidades de Lisboa (66%) e Porto (19%). Seguem-se Coimbra, com 6% da oferta nacional de quartos, Braga (4%), Leiria, Setúbal e Aveiro, onde a oferta nacional representa 2% nas três cidades.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.