Imagens de Vladimir Putin na cidade ucraniana controlada pelas forças russas. Mas às conversas e a própria pessoa levantam críticas e dúvidas.
Indiferente ao mandado de captura do Tribunal Penal Internacional, que a Rússia diz que não é válido, Vladimir Putin terá ido a Mariupol.
O presidente da Rússia terá chegado no sábado à noite à cidade da Ucrânia controlada pelas autoridades russas.
Chegou de helicóptero já de noite, “como se fosse um ladrão”, segundo o Ministério da Defesa da Ucrânia.
Já Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, resume esta alegada visita: “O criminoso regressa sempre ao local do crime“.
Putin terá percorrido as ruas da cidade a conduzir um carro, tendo depois estado com moradores que lhe agradeceram o que tem feito. “Temos rezado por si”, disse um casal residente em Mariupol.
“E não estava previsto. Foi tudo completamente espontâneo“, disse ontem o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Seria Putin?
Escrevemos “terá estado” e “alegada visita” porque as imagens publicadas desde domingo levantam dúvidas.
A principal agência de inteligência da Ucrânia não tem “qualquer evidência” de que aquele homem em Mariupol era mesmo o “ditador” Vladimir Putin. Seria um duplo, escreve o canal TSN.
Andrii Yusov, representante do Governo do Estado da Ucrânia, falou sobre um “homem que se parece com Putin”.
“Quando o verdadeiro Putin aparece em público, senta-se numa mesa comprida, a uma grande distância das outras pessoas – e uma das suas mãos treme. Além de outros sinais já característicos. Entre esses sinais, não dá para andar por Mariupol à noite e falar os moradores nos pátios. Não temos nenhuma evidência de que Putin esteve em Mariupol”, concluiu.
E acrescentou: há diversos especialistas que admitem que Putin já morreu.
Da própria Rússia chega a indicação de que o presidente da Rússia não esteve em Mariupol.
Ilya Ponomaryov, ex-deputado na Duma Estatal, refere-se à maneira como o alegado Putin conduziu e, sobretudo, na ausência de restrições ao trânsito. Se fosse o presidente da Rússia, haveria condicionamentos, reforça.
“Por isso, acredito que não era Putin. E se fosse, seria uma tentativa muito tardia de se parecer com Zelenskyy”, analisa Ponomaryov.
O mesmo TSN indica que aquelas pessoas que agradeceram a Putin e que foram filmadas a falar com o presidente da Rússia não eram moradores de Mariupol. Eram figurantes, contratados para uma encenação.
Engraçado fiquei exatamente com a mesma ideia de que seria um sósia. O andar era diferente. A mão não tremia.
Basta ver o tipo da imagem e o que está bêbado ao lado do chinês. Um tem papa da e este não. Estranho.
Triste! Quando um jornal online se limita a debitar a propaganda ucraniana não há mais nada a dizer sobre o papel a que a maioria dos OCS portugueses se remeteram
Leia melhor? Coloca-se uma questão em relação a uma dúvida que circula em todo lado. As questões levantadas fazem todo sentido, pois no minuto em que vi tais imagens pareceu-me tudo encenado. Nada de invulgar no regime russo, já que foram encenadas diversas “visitas” do criminoso onde os “visitados” repetem-se várias vezes e alguns deles, homens, já faleceram na guerra. Portanto, num regime que se rege pela mentira e logro, é natural que se levantem questões destas.
Admirava-me que não aparecesse neste post um comunista a falar em propaganda ucraniana. São pessoas sem empatia pelo sofrimento dos outros, pessoas que acreditam em qualquer coisa que o partido lhes diz, que comem isso sim as mentiras russas. Meu amigo se na russia os opositores do regime vão presos e sendo você um opositos em Portugal, para ser coerente já pensou ir-se entregar na prisão? Seria seguir as Leis do seu país perfeito .
É escusado caro Fernando.
A ‘lavagem’ já está feita. E a prova é que é (extremamente) eficaz.
ASSUSTADOR
parece coisa dos anos 50
Maria Vieira, andas por aqui??!
Tu és daqueles que, se estivessem na história de ficção “Star Wars”,…descobrias que afinal és um cúmplice do “Impire”.
Mas,…se calhar nem percebes,…(é o mais certo)
O “impire” mais o darth Estaline
É verdade, é!… Tal como os americanos nunca estiveram na Lua… Será que a espécie humana será mesmo racional?!…
É verdade, é!… Tal como os americanos nunca estiveram na Lua… Será que a espécie humana será mesmo racional?!…
PCP. O lixo Português, mas que penso que um dia destes será recicldo.
e com cada comico aqui
A censura a funcionar. E estamos em democracia. Rico Salazar que saudades.
É fácil ires ter com ele ao inferno!…
E quanto mais cedo, melhor!
Usar a AI até pelo tom de voz, alguns audios devem chegar para verificar a autenticidade.