O “ditador” esteve mesmo em Mariupol? Putin nem era Putin e os moradores eram figurantes

16

EPA/Russian President Press Service

Imagens de Vladimir Putin na cidade ucraniana controlada pelas forças russas. Mas às conversas e a própria pessoa levantam críticas e dúvidas.

Indiferente ao mandado de captura do Tribunal Penal Internacional, que a Rússia diz que não é válido, Vladimir Putin terá ido a Mariupol.

O presidente da Rússia terá chegado no sábado à noite à cidade da Ucrânia controlada pelas autoridades russas.

Chegou de helicóptero já de noite, “como se fosse um ladrão”, segundo o Ministério da Defesa da Ucrânia.

Já Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, resume esta alegada visita: “O criminoso regressa sempre ao local do crime“.

Putin terá percorrido as ruas da cidade a conduzir um carro, tendo depois estado com moradores que lhe agradeceram o que tem feito. “Temos rezado por si”, disse um casal residente em Mariupol.

“E não estava previsto. Foi tudo completamente espontâneo“, disse ontem o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Seria Putin?

Escrevemos “terá estado” e “alegada visita” porque as imagens publicadas desde domingo levantam dúvidas.

A principal agência de inteligência da Ucrânia não tem “qualquer evidência” de que aquele homem em Mariupol era mesmo o “ditador” Vladimir Putin. Seria um duplo, escreve o canal TSN.

Andrii Yusov, representante do Governo do Estado da Ucrânia, falou sobre um “homem que se parece com Putin”.

“Quando o verdadeiro Putin aparece em público, senta-se numa mesa comprida, a uma grande distância das outras pessoas – e uma das suas mãos treme. Além de outros sinais já característicos. Entre esses sinais, não dá para andar por Mariupol à noite e falar os moradores nos pátios. Não temos nenhuma evidência de que Putin esteve em Mariupol”, concluiu.

E acrescentou: há diversos especialistas que admitem que Putin já morreu.

Da própria Rússia chega a indicação de que o presidente da Rússia não esteve em Mariupol.

Ilya Ponomaryov, ex-deputado na Duma Estatal, refere-se à maneira como o alegado Putin conduziu e, sobretudo, na ausência de restrições ao trânsito. Se fosse o presidente da Rússia, haveria condicionamentos, reforça.

“Por isso, acredito que não era Putin. E se fosse, seria uma tentativa muito tardia de se parecer com Zelenskyy”, analisa Ponomaryov.

O mesmo TSN indica que aquelas pessoas que agradeceram a Putin e que foram filmadas a falar com o presidente da Rússia não eram moradores de Mariupol. Eram figurantes, contratados para uma encenação.

ZAP //

16 Comments

  1. Triste! Quando um jornal online se limita a debitar a propaganda ucraniana não há mais nada a dizer sobre o papel a que a maioria dos OCS portugueses se remeteram

    • Leia melhor? Coloca-se uma questão em relação a uma dúvida que circula em todo lado. As questões levantadas fazem todo sentido, pois no minuto em que vi tais imagens pareceu-me tudo encenado. Nada de invulgar no regime russo, já que foram encenadas diversas “visitas” do criminoso onde os “visitados” repetem-se várias vezes e alguns deles, homens, já faleceram na guerra. Portanto, num regime que se rege pela mentira e logro, é natural que se levantem questões destas.

    • Admirava-me que não aparecesse neste post um comunista a falar em propaganda ucraniana. São pessoas sem empatia pelo sofrimento dos outros, pessoas que acreditam em qualquer coisa que o partido lhes diz, que comem isso sim as mentiras russas. Meu amigo se na russia os opositores do regime vão presos e sendo você um opositos em Portugal, para ser coerente já pensou ir-se entregar na prisão? Seria seguir as Leis do seu país perfeito .

    • É escusado caro Fernando.
      A ‘lavagem’ já está feita. E a prova é que é (extremamente) eficaz.

      ASSUSTADOR
      parece coisa dos anos 50

  2. Tu és daqueles que, se estivessem na história de ficção “Star Wars”,…descobrias que afinal és um cúmplice do “Impire”.
    Mas,…se calhar nem percebes,…(é o mais certo)

  3. É verdade, é!… Tal como os americanos nunca estiveram na Lua… Será que a espécie humana será mesmo racional?!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.