Putin anuncia fim da quarentena, no dia em que há mais 11 mil infetados

Yuri Kochetkov / EPA

O Presidente russo anunciou, esta segunda-feira, que o país vai começar a reabrir de forma gradual a economia a partir de amanhã, no dia em que se registou um recorde diário de mais de 11 mil infetados.

“A partir de amanhã, 12 de maio, termina o período de encerramento da economia em vigor em todo o país e em todos os setores da economia. Mas a luta contra a epidemia não acaba. O perigo continua”, afirmou Vladimir Putin, numa mensagem ao país transmitida na televisão, citado pelo jornal online Observador.

“Todas as medidas que adotámos permitem que avancemos para a próxima fase no combate contra a epidemia e começar a levantar as restrições do isolamento”, afirmou ainda o Presidente russo, citado pelo jornal Público.

A partir de agora, cabe a cada governador regional da Federação Russa determinar quais as instalações industriais que poderão reabrir. Em Moscovo, por exemplo, que é o epicentro da pandemia no país, as medidas de isolamento social vão manter-se até ao fim de maio.

De acordo com o Público, os primeiros setores a regressar ao trabalho serão a construção civil, a agricultura e a energia. Putin frisou que é “essencial” preservar empregos e manter a economia a funcionar, mas sempre com respeito pelas regras sanitárias.

“Não podemos permitir uma quebra, um recuo, uma nova onda epidémica e um aumento das complicações graves”, disse o chefe de Estado.

Este discurso acontece no dia em que o país registou 11.656 novos casos de covid-19, segundo o Observador. No fim-de-semana, a Rússia ultrapassou a marca dos 200 mil casos, o que a torna a nação mais afetada da Europa na última semana.

Relativamente ao número de óbitos, até esta segunda-feira o país registava 2009 mortes, segundo o Público. A baixa taxa de letalidade leva os críticos a duvidar da veracidade das estatísticas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …

O parasita da malária tem o seu próprio relógio interno

Um novo estudo acaba de revelar que, mesmo quando cultivados fora do corpo, os parasitas da malária conseguem manter o seu ritmo. Quando uma pessoa contrai malária, acontece uma dança rítmica dentro do corpo. Os sinais …

Maduro e Guaidó juntam-se na luta contra a pandemia. EUA acusam país de impedir voos humanitários

O governo do Presidente venezuelano e o líder da oposição Juan Guaidó acordaram procurar conjuntamente fundos para combater a pandemia da covid-19 na Venezuela, de acordo com um documento divulgado esta terça-feira na televisão oficial. No …

Marítimo "aplaude" Costa no espectáculo de Bruno Nogueira e pede adeptos nos Estádios

Com recurso a fotografias de António Costa no Campo Pequeno, a assistir ao espectáculo "Deixem o pimba em paz" de Bruno Nogueira, o Marítimo "aplaude" o gesto do primeiro-ministro e apela a que o futebol …

Sexta extinção em massa cada vez mais próxima. Mais de 500 vertebrados estão em risco

Uma sexta extinção em massa está cada vez mais perto, alertam os cientistas. Mais de 500 espécies de vertebrados estão sob ameaça de extinção devido aos seres humanos. Em 2015, o biólogo da Universidade de Stanford …

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …