Puigdemont não vai convocar eleições antecipadas na Catalunha

Quique Garcia / EPA

Carles Puigdemont

O presidente do Governo catalão anunciou, esta quinta-feira, que admitiu convocar eleições antecipadas, mas esclareceu que não o fará por falta de garantias.

Numa conferência de imprensa que esteve agendada para as 12h30 (hora de Lisboa) e que depois foi adiada para as 13h30, mas que só acabou por realizar-se às 16h00, o líder da Generalitat referiu que ficou sem condições para convocar eleições antecipadas.

“A atitude do Governo espanhol, que propôs a intervenção na autonomia, não justifica a convocação de eleições regionais”, disse Carles Puigdemont, uma hora antes da realização de uma sessão no Parlamento catalão para analisar a situação política.

O líder catalão explicou que admitiu convocar eleições antecipadas, numa tentativa de esgotar todas as vias para encontrar uma solução dialogada e pactuada, desde que houvesse garantias de que o processo seria organizado com normalidade.

“No entanto, não há nenhuma dessas garantias para justificar hoje a convocação de eleições parlamentares”, disse, numa referência à manutenção do plano do Governo central de aplicar o artigo 155 da Constituição para assumir o comando da região.

É uma aplicação fora da lei, abusiva e injusta, que procura erradicar não só o ‘soberanismo’, mas toda a tradição do ‘catalanismo’ que nos trouxe até aqui. Não aceito essas medidas”, afirmou ainda Puigdemont.

A decisão cabe agora ao Parlamento regional da Catalunha. “Corresponde ao Parlamento proceder para que a maioria parlamentar decida, face às consequências da aplicação do artigo 155.º contra a Catalunha”.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Programador esqueceu-se da password para recuperar 236 milhões de dólares em bitcoin. Já só lhe restam duas tentativas

Um programador alemão que vive em São Francisco, nos Estados Unidos, não se recorda da sua password do disco que lhe dará acesso à sua carteira digital, onde tem 7.002 bitcoins, que valem, segundo a …

PGR abre inquérito ao caso do procurador europeu José Guerra

O Ministério Público instaurou um inquérito ao caso da nomeação do procurador europeu no seguimento da participação criminal apresentada pela Ordem dos Advogados e de uma denúncia anónima. "Na sequência de denúncia apresentada pela Ordem dos …

Donald Trump diz que "reconstruir o Exército foi uma honra"

O Presidente cessante dos Estados Unidos enviou, esta quinta-feira, uma mensagem às tropas norte-americanas, dizendo que "reconstruir o Exército foi uma honra", destacando o investimento da sua administração no Pentágono. "Foi uma honra reconstruir o nosso …

Julgamentos de Tancos e do homicídio no SEF suspensos após caso de covid-19

As próximas sessões do julgamento de Tancos e do homicídio do cidadão ucraniano nas instalações do SEF foram suspensas depois de o advogado Ricardo Sá Fernandes, que representa arguidos nos dois casos, ter testado positivo …

"Uma tragédia anunciada". Manaus não tem oxigénio para tratar doentes

Manaus, capital do estado do Amazonas, no Brasil, está a atravessar uma situação caótica devido ao aumento de casos covid-19 e à falta de oxigénio dos hospitais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram as próprias famílias …

Wayne Rooney termina carreira de jogador para treinar Derby a tempo inteiro

O antigo internacional inglês terminou a carreira de futebolista, aos 35 anos, para assumir o cargo de treinador do Derby County, anunciou, esta sexta-feira, o clube da segunda divisão inglesa. Wayne Rooney, que assinou contrato até …

Populistas europeus que o apoiavam desvinculam-se agora de Trump

A derrota eleitoral de Donald Trump, a sua recusa em aceitá-la e a violência que se seguiu parecem ter prejudicado as perspetivas de líderes de europeus populistas, apoiantes do Presidente dos Estados Unidos (EUA). "O que …

Carvalhal explica porque é que disse "não" ao Flamengo

Carlos Carvalhal explicou, em entrevista ao Esporte Interactivo, porque é que recusou o convite para treinar os brasileiros do Flamengo. "Não foi uma questão de não querer, foi não poder", explicou o técnico, que agora …

Bruno Fernandes é o melhor jogador de dezembro da Premier (e faz história)

O internacional português foi eleito o melhor jogador de dezembro de 2020 da Liga inglesa, tornando-se o primeiro futebolista a ter quatro distinções num único ano. "O médio do Manchester United torna-se o primeiro jogador a …

Google "esconde" sites de media australianos dos resultados de busca

A Google tem escondido alguns sites de notícias australianos dos resultados de busca, enquanto negocia com o governo daquele país o pagamento do conteúdo. De acordo com o Guardian, o governo australiano está a tentar impor …